/1º Festival de Cultura Japonesa de Nova Petrópolis é neste sábado

1º Festival de Cultura Japonesa de Nova Petrópolis é neste sábado

Nova Petrópolis terá o 1º Festival de Cultura Japonesa do Jardim da Serra Gaúcha. O evento ocorre sábado, dia 19 de dezembro, das 09h às 15h, na Rua Coberta. As atrações são gratuitas e irão apresentar costumes, artes marciais e itens orientais para os participantes. Exposições, venda de artes japonesas e oficinas serão proporcionadas durante o evento.

No festival haverá exposições e venda de pinturas em carvão, chamadas de Sumie; Ikebanas, arranjos florais japoneses, e Kiri-es, figuras montadas com dobraduras. Estes itens estarão expostos e serão comercializados no festival. A arte das dobraduras japonesas, o origami, será ensinada por meio de uma oficina. Bonsais e origamis serão vendidos no evento. Uma integrante da colônia japonesa apresentará o shodo, caligrafia japonesa, e fará a venda de escritos durante a programação. O shiatsu é uma massagem japonesa e será praticada, durante 10 minutos no local do evento. Além das exposições dos produtos da cultura oriental, será apresentado danças tradicionais e músicas japonesas no karaoke.

Foto: Divulgação

 O Sensei Eduardo Corrêa, profissional de artes marciais, juntamente com praticantes de outras cidades, irão demonstrar técnicas e princípios das artes marciais orientais como aikido, iaido, jono, kendo e sumô, este último com a participação da equipe de Nova Petrópolis. Às 15h, haverá aula gratuita de tai chi chuan, forma de meditação em movimento.

O 1º Festival de Cultura Japonesa de Nova Petrópolis é promovido pela Academia de Artes Marciais Japonesa Kobukan e apoiado pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e pela  Associação de Kendo e Iaido de Porto Alegre (AKIPA).