/26º Festa da Colônia encerra neste domingo

26º Festa da Colônia encerra neste domingo

O público que passar pela Serra Gaúcha nesta semana deve se preparar para enfrentar temperaturas entre de 9°C e -1°C. Para espantar o frio, os visitantes contam com uma programação especial da Festa da Colônia. A Última semana contará com atrações especiais, além da gastronomia típica, atrações culturais, produtos coloniais, bandas típicas, jogos rurais, shows e desfile de carretas.
Na quarta-feira, dia 27, às 14h acontece o Bailinho da APAE, com participação do Grupo de Teatro Força Jovem para apresentação da peça A origem dos povos de Gramado. Na quinta-feira, às 20h, o destaque é para o grande clássico italiano Italia Con Te, show com o tenor Evandro Martins. Uma apresentação com os maiores hinos da música italiana. A apresentação também acontece no domingo, dia 1 de maio.
O final de semana inicia na sexta-feira, dia 29, com Abrindo o Baú e Cozinha da Nona, na Escolinha Rural e segue com apresentações das Bandas Saxônia e Imigrante e do Grupo de danças Alemãs CAIC. O Grupo Filó Felice Personne e Dona Gema, garantem a animação na Festa da Colônia, a partir das 20h. Muitas histórias e boas risadas.
Sábado, dia 30 acontece, às 12h, tem apresentação do casal mais querido da Serra: Expedito e Natália Copelli – protagonistas dos vídeos Coisas que a Serra fala e Grupo Nei Tempi Del Filó.
O segundo e último Desfile de Carretas da Festa da Colônia 2016, está marcado para às 16h. A Avenida Borges de Medeiros ganha cor e se transforma em palco cultural para contar a história da colonização portuguesa, alemã e italiana. Participam 30 carretas conduzidas por bois, que mostram a tradição dos produtores rurais de Gramado. Com roupas típicas, os colonos irão mostrar seus instrumentos de trabalho e também seus produtos. O desfile e segue até a rótula da Borges com a Avenida das Hortênsias e retorna para a ExpoGramado.
Também no sábado, às 20h30, acontece a última apresentação do Espetáculo Origens, que retrata um pouco dos fatos históricos importantes que marcaram a construção da identidade da cidade de Gramado. O espetáculo é atemporal e mescla a forma de vida dos antigos colonos com os aspectos atuais da cidade. Em 60 minutos, a peça apresenta de forma bem-humorada o cotidiano de colonos que fizeram parte da formação da cidade: a religiosidade, a plantação, a colheita, as desavenças e os amores de uma comunidade rural com alemães, italianos e portugueses.
– É um espetáculo muito gostoso e prazeroso de fazer, pensamos em cada detalhe, pois o espetáculo é especialmente para a comunidade gramadense, um espetáculo divertido e ao mesmo tempo poético, diz a diretora do espetáculo a atriz Carla Reis.
Para encerrar a grande Festa que resgata e mantem vivas as tradições e a vida nas colônias, no domingo, 1º de maio, os visitantes podem conferir ainda as finais dos Jogos Rurais – Bocha, Canastra e Três Sete, Cozinha da Nona na Escolinha Rural, apresentação do Coral Linha Bella e do Grupo de Danças Alemães Miesbach e show com as bandas Sensação e Monte Azul.
E para quem aprecia a boa gastronomia, os almoços e jantas da Festa da Colônia continuam funcionando com o Fogão da Nonna na culinária italiana e o Fogão da Oma na culinária alemã servidos em fogões campeiros.

Foto: Cleiton Thiele-SerraPress/ Divulgação

A Festa da Colônia é uma apresentação da Secretaria de Estado da Cultura e Snowland, com Patrocínio de Coca- Cola, Heineken, Caixa Econômica Federal e Sicredi. Apoio de Maurimaq Sthil, Roseflor, Famastil Casa mais Prat-k e Cristais de Gramado. Realização Gramadotour e Emater. Financiamento Pró-cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Promoção da Prefeitura Municipal de Gramado.

Confira programação completa
Horário de funcionamento: nas quartas, das 11h às 22h, quintas das 10h às 22h, sextas das 10h às 23h, sábados das 10h às 23h e domingos das 10h às 22h.

27 de abril – Quarta
14h – Cozinha da Nona ( Escolinha Rural )
14h – Banda Horizonte
14h – Bailinho da APAE
20h às 22h – Show de Música Gaúcha com Ataliba e Banda

28 de abril – Quinta
9h30 – Abrindo o Baú ( Escolinha Rural )
9h30 – Cozinha da Nona ( Escolinha Rural )
12h – Banda Aurora
14h – Abrindo o Baú ( Escolinha Rural )
14h – Cozinha da Nona ( Escolinha Rural )
15h – Banda Aurora
20h – Show “Italia con Te” Evandro Martins
20h30 às 22h – Banda Sensação

Foto: Cleiton Thiele-SerraPress/ Divulgação

29 de abril – Sexta
9h30 – Abrindo o Baú ( Escolinha Rural )
9h30 – Cozinha da Nona ( Escolinha Rural )
13h às 15h – Banda Saxônia
14h – Grupo de danças Alemãs CAIC
14h – Abrindo o Baú ( Escolinha Rural )
14h – Cozinha da Nona ( Escolinha Rural )
15h – Banda Saxônia
18h30 – Banda Imigrante de Sapiranga
20h – Grupo Filó Felice Personne – Dona Gema
21h às 23h – Banda Imigrante de Sapiranga

30 de abril – Sábado
9h – Jogos – Canastra, 3 Setes, Bochas Masculino
10h às 17h – Cozinha da Nona ( Escolinha Rural )
12h – Banda Tannenwald
12h – Grupo Nei Tempi del Filó – Casal Copeli – Coisas que a Serra Fala
13h – Jogos – Canastra, 3 Setes, Bochas Masculino
14h – Coral Nossa Senhora da Pompéia
15h – Banda Tannenwald
16h – Desfile de Carretas
16h – Rick Hemp
18h – Banda Saxônia
19h40 – Coral do Circolo Trentino
20h30 – Espetáculo Origens
21h30 – Banda Saxônia

Foto: Cleiton Thiele-SerraPress/ Divulgação

01/maio – Domingo
9h – Jogos – Canastra, 3 Setes, Bochas Masculino
10h às 17h – Cozinha da Nona ( Escolinha Rural )
12h – Banda Sensação
13h – Jogos – Canastra, 3 Setes, Bochas Feminino
14h – Coral Linha Bella
16h – Banda Sensação
16h30 – Grupo de Danças Alemãs Miesbach
17h – Banda Monte Azul
19h – Show “Italia con Te” Evandro Martins
20h – Banda Monte Azul

Serviço:
Festa da Colônia
De 14 de abril a 1º de maio
De quarta à domingo, na ExpoGramado – avenida Borges de Medeiros, 4111
Entrada gratuita
www.gramadotur.net.br
Facebook: https://www.facebook.com/festadacolonia/