/Garibaldi integrará programação do Dia do Vinho 2016

Garibaldi integrará programação do Dia do Vinho 2016

 

 

Lançado oficialmente na última semana, em Porto Alegre, o Dia do Vinho 2016 terá duas semanas de celebração – de 20 de maio a 5 de junho. Garibaldi participou da cerimônia de lançamento e receberá, no dia 20 de maio, diversas apresentações no Ginásio Municipal. (Abertura do Dia do Vinho 2016, em Porto Alegre. Foto: Michael Paz Frantzeski/ Divulgação)

O Dia do Vinho integra três cadeias econômicas simultâneas – vinícola, gastronômica e turística – entre a região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, a Campanha Gaúcha, Porto Alegre (RS) e, desde 2015, o Roteiro do Vinho de São Roque (SP). Graças à proposta de eventos integrados, o Dia do Vinho também compartilha vantagens com as festividades de cada município participante.

Já no primeiro dia de comemorações, 20 de maio, Garibaldi receberá o espetáculo “Girando Arte”, com a Cia Sorriso com Arte, e os grupos garibaldenses de Danças Stella D’Itália, do CTG Sentinela da Serra, além da Orquestra Jovem de Garibaldi. O início das apresentações está previsto para às 19h, no Ginásio Municipal. No local, também haverá Food Trucks, um espaço de Wine Bar e a participação do Slow Food Primeira Colônia Italiana. A ação é promovida pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), DWR e Associação de Vinicultores de Garibaldi (Aviga).
Sobre o Dia do Vinho

Foto: Divulgação

O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).

Foto: Divulgação

A edição 2016 tem apoio das prefeituras de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque-SP, Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos e Verallia.