/4 perguntas para Mariela Silveira

4 perguntas para Mariela Silveira

Nossa entrevistada de hoje na série “4 perguntas” é a Dra. Mariela Silveira, Diretora médica do Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar. Pós-graduada em Nutrologia pela Universidade de São Paulo e Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia; Pós-graduada em Acupuntura Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Pós-graduada em Terapia Cognitiva no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Presidente da ONG Mente Viva e Embaixadora do Global Wellness Day Brasil.

1- Qual a sua principal dica para estes tempos atuais onde a pauta é Covid?

As dicas que eu darei, são simples e falam de nos voltarmos a estar conectados com a VIDA, além das circunstâncias da vida. Recomendaria um check list de 7 passos, sugerido pelo Global Wellness Day, que adapto para este momento:

  • 1) Procure estar bem hidratado: Tome muita água. E além da água, verifique se está tomando boa quantidade de chá. Neste período, tomar chás com própolis e limão, podem ajudar nas reservas de vitamina C, zinco, cobre entre outros.
  • 2) Comer frutas, verduras e legumes: Procure comer 7 porções desses alimentos ao dia. Um trabalho muito robusto mostrou que a incidência de câncer e de doenças cardiovasculares podem reduzir em 42%, por apenas adotarmos essa medida. Menos doença, mais imunidade, mais resiliência em saúde.
  • 3) Movimente-se: Pelo menos 4 horas das 168h da sua semana, tente fazer exercício físico. Protegido, com cuidados, mas curtindo o momento, trabalhando a irisina, melhorando a oxigenação tecidual e imunidade. E com proteção, procure tomar sol pela vitamina D e efeito antidepressivo.
  • 4) Reduza o consumo de plástico: Reflita se enquanto consegue cuidar bem de si, pode contribuir para o ambiente. As embalagens descartáveis, sem dúvida, são necessárias. Será que consegue trocar parte delas por papel?
  • 5) Procure dormir bem: Antes de ir para a cama, tente ter um momento de relaxamento, meditação ou oração. Isso pode reduzir os níveis de cortisol, melhorar seu sono, além de ser importante para a imunidade e controle do peso corporal. E muito mais do que isto, é importante para se relacionar com a beleza da vida e aumentar sua resiliência.
  • 6) Passe um tempo com quem você ama: Se você conseguir estar fisicamente com alguém amado, ótimo. Se não for possível, marque um jantar virtual. Converse por vídeo, enquanto tomam um café um chimarrão. Estabeleça um vínculo de , cria a oportunidade de estar com quem lhe faz bem.
  • 7) Faça uma boa ação: Este é um período em que a solidariedade e a compaixão precisa verdadeiramente nascer. Ajude alguém, sem desejar nada em troca. O afeto compassivo faz bem (e pode salvar vidas) para quem recebe e também para quem dá, já que é um dos temas estudados mais importantes no sentimento do significado da vida e da felicidade.

2- Kurotel é sinômino de longevidade quais os três princípios para ter uma vida longínqua com saúde ?

Prevenir sempre e usar o estilo de vida como o remédio mais eficaz.
Encontrar prazer no movimento e em comer comida saudável, contemplando seu corpo em cada ação.
Exercitar mente ativa, conectando-a ao coração e ao propósito da vida

3- Você tem um trabalho Social com a ONG Mente Viva, como está este projeto?

Mente Viva é uma ONG que visa ajudar a criança, o adolescente e seu entorno a desenvolverem potencial positivo para a vida através da meditação. Criamos a mente Viva em 2007  motivados a reduzir a violência , a proporcionar uma atividade de paz e respeito nas escolas.

Desde a pandemia , estendemos nosso trabalho para dentro das casas das pessoas e em parceria com os setores públicos e privados , estamos conseguindo entregar  para mais de mais de 4000 crianças de Gramado , os exercícios em formas de jogos ou calendários.

 E através do nosso aplicativo gratuito e site , estamos entregando para mais de 75 mil crianças e adolescentes uma janela de positividade, de otimismo, de resiliência e amor pela vida.

Nossos exercícios atuam no desenvolvimento global da criança , melhorando a parte cognitiva e afetiva, conforme já medimos através de pesquisa realizada com a neuropsicologia da PUC .

Ė um trabalho voluntário; gratuito e que pode transformar a realidade. Mentes e corações, inteligência com compaixão. Entendemos que este é o instrumento mais poderoso para melhorarmos o mundo!

4- Kurotel é premiado no mundo inteiro, a criação desta empresa foi baseada em que e por quê?

Nosso foco é saúde, sempre, mesmo quando haja a doença. Olhamos para o ser humano, integralmente ,e suas habilidades de responder as situações da sua vida.

Nestes 39 anos, seguimos com as mesma essência, mas estamos constantemente inovando com tecnologias e conhecimentos que impactam ainda mais positivamente na prevenção, predição e medicina do estilo de vida.

Utilizando por exemplo, a genética, além de ajudarmos a evitar doenças ou suscetibilidades, conseguimos personalizar ainda mais o tratamento de cada um, no que diz respeito ao alimento, exercício, medicamento, comportamentos e hábitos que serão mais uteis para esta pessoa. E fazemos isso com uma equipe integrada, com um atendimento absolutamente personalizado as motivações de cada um, em um ambiente acolhedor.

Temos amor pelo cuidado. E estamos sempre prontos para trazer o melhor no mundo em saúde e bem estar, com esta essência e respeito ao entorno.