/44º Festival de Cinema de Gramado começa na sexta-feira (26) com orquestra, homenagens e a exibição de um dos filmes mais aguardados do ano

44º Festival de Cinema de Gramado começa na sexta-feira (26) com orquestra, homenagens e a exibição de um dos filmes mais aguardados do ano

Com uma mostra competitiva brasileira formada apenas por longas inéditos, um quarteto de homenageados de peso e mais de 70 filmes em exibição, o Festival de Cinema de Gramado abre a sua 44ª edição na sexta-feira (26), um dia após a realização de uma avant première para a comunidade gramadense com a exibição dos filmes do projeto Educavídeo. (Foto: Longa “Barata Ribeiro, 716” (RJ), de Domingos Oliveira – Crédito Divulgação)
A abertura, que começa ainda no final da tarde, às 17h, na Rua Coberta, conta com a presença de autoridades e a tradicional apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. Já no Palácio dos Festivais, a partir das 19h, a festa do cinema brasileiro e latino dá seu pontapé inicial com uma homenagem aos 20 anos do festival Cine PE e a entrega do troféu Oscarito para Sonia Braga. “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, abre, hors-concours, a programação do evento.
Lembrando que os ingressos para as sessões noturnas e para as reprises dos filmes em competição custam R$ 30 (meia-entrada para estudantes e idosos) e R$ 100 (noite de premiação, valor único). Toda a programação restante tem entrada franca. Mais informações no site www.festivaldegramado.net.

Márcio Seixas será a voz oficial do Festival
O icônico dublador Márcio Seixas, que deu voz a importantes personagens do cinema como o super-herói Batman e o espião James Bond, será a voz oficial do 44º Festival de Cinema de Gramado. São dele as locuções oficiais de todo o evento. Segundo o diretor artístico Edson Erdmann, “ele é a voz mais conhecida do Brasil”. Além de emprestar sua voz para Festival, Seixas também irá apresentar a palestra “Dublagem – vencendo o preconceito” no dia 28 de agosto, às 14h, na Sociedade Recreio Gramadense. A atividade é gratuita.

Sessões gratuitas animam Palácio dos Festivais ao longo dos dias

Nem só das mostras competitivas vive o Festival de Cinema de Gramado. Em sua 44ª edição, o evento oferece uma ampla programação de filmes em sessões ao longo de todo o dia no Palácio dos Festivais. E o melhor, tudo gratuito!
A Mostra Gaúcha, de curtas-metragens produzidos no Rio Grande do Sul, exibirá, entre as tardes de sexta, sábado e domingo (26 a 28 de agosto), 24 filmes concorrentes ao Prêmio Assembleia Legislativa.
As produções regionais também serão destaque ao longo da semana. No domingo (28) pela manhã, haverá sessão especial de ‘Verdes Anos’, obra que será debatida, durante a tarde, pelos diretores Giba Assis Brasil e Carlos Gerbase durante o lançamento de um livro que resgata esse clássico gaúcho.
Entre a segunda e a sexta-feira (29 de agosto a 2 de setembro), diariamente um longa-metragem produzido no Rio Grande do Sul será exibido. Estão na programação ‘Epidemia de Cores’ (de Mario Eugenio Saretta), ‘Desvios’ (de Pedro Guindani), ‘O último poema’ (de Mirela Kruel), ‘Eu Não Vou Dizer Eu Te Amo’ (de Guto Bozzeti) e ‘Central’ (de Tatiana Sager e Renato Dornelles).
Na segunda (29) e na sexta-feira (02), a Sessão Sundance vai exibir filmes recentes que estiveram em competição no prestigiado festival norte-americano. A sessão da segunda-feira, com projeção de ‘Mammal’, dirigido por Rebecca Daly, terá um atrativo extra: a presença da atriz australiana Rachel Griffiths, protagonista do longa, que vai comentar a produção para o público presente. Na sexta, o filme será ‘The Fits’, de Anna Rose Holmer.

Festival apresenta exibição especial do filme “Cromossomo 21”, de Alex Duarte

Reforçando seu compromisso com a inclusão social, o Festival de Cinema de Gramado, que já realiza sessões com audiodescrição, traz, em sua 44ª edição, um filme sobre a história de amor de uma menina com síndrome de Down: “Cromossomo 21”, de Alex Duarte. A sessão especial faz parte da programação paralela do evento e será exibida terça-feira (30), no Palácio dos Festivais. O longa-metragem conta a história de Vitória, uma jovem que vive um romance com o sonhador Afonso, um garoto sem a síndrome. Dentro de si, a paixão e a independência afloram, enquanto a sociedade se questiona sobre o relacionamento do casal. Após a sessão, acontece o lançamento do livro também intitulado “Cromossomo 21” com a presença do diretor do filme, o produtor Paulinho Peres e elenco.

Foto: Longa “Elis” (SP), de Hugo Prata – Crédito Divulgação

Livro “100 Melhores Filmes Brasileiros” será lançado em Gramado

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o Canal Brasil e a editora Letramento lançarão o livro “100 Melhores Filmes Brasileiros” durante o 44º Festival de Cinema de Gramado, no dia 1º de setembro, às 16h, na Sociedade Recreio Gramadense, com a presença de cerca de 20 críticos participantes.
A publicação reúne textos de críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre os filmes que mais se destacaram na história de nossa cinematografia, sem distinção de período, gênero ou metragem. Entre os cineastas que têm suas obras analisadas no livro estão Glauber Rocha, Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Paulo Cezar Saraceni, Rogério Sganzerla, Anselmo Duarte, Joaquim Pedro de Andrade, Luiz Sergio Person e Carlos Reichenbach.
Os 100 selecionados também incluem produções recentes, como “Cidade de Deus”, “Central do Brasil”, “Que Horas Ela Volta?”, “Tropa de Elite”, “O Céu de Suely”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Carandiru”, “Cinema, Aspirina e Urubus”, “Tatuagem”, “Amarelo Manga” e “O Palhaço”. A escolha dos filmes teve como base uma votação promovida pela Abraccine no ano passado, com 100 associados e convidados de todo o Brasil, divulgada em novembro.
Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.