/45º Festival de Cinema de Gramado apresenta novidades em encontro com a imprensa

45º Festival de Cinema de Gramado apresenta novidades em encontro com a imprensa

Na quarta-feira, 2 de agosto, a organização do 45º Festival de Cinema de Gramado apresentou novidades desta edição em encontro exclusivo com a imprensa da Serra Gaúcha que reuniu também autoridades do município. Durante o encontro, que aconteceu na Pousada Florença, foram apresentadas novas homenagens da edição histórica de 45 anos e outras novidades com destaque para a relação do evento com a cidade de Gramado. (Foto: Coletiva de Imprensa em Gramado. Crédito: Edison Vara-Pressphoto/ Divulgação)

Comemorando 45 anos de história ininterrupta, o Festival de Cinema de Gramado também irá garantir o protagonismo da comunidade gramadense em sua programação. Desde a já tradicional sessão do EDUCAVÍDEO, que marca a primeira projeção no Palácio dos Festivais durante o evento, aos inúmeros espaços ocupados na cidade, o Festival de Cinema faz questão de aproximar o cinema e suas personalidades de quem recepciona os mais de 300 mil turistas esperados em Gramado ao longo dos dez dias de programação, segundo dados oficiais da Secretaria de Turismo do município. O festival é de cinema. E também, como o próprio nome aponta, de Gramado.

Nesse sentido, a Gramadotur vem sempre expandindo as suas ações para tornar cada vez mais próxima e familiar a relação dos gramadenses com o evento. Em 2017, o projeto EDUCAVÍDEO, que, desde 2013, inaugura a programação do Palácio dos Festivais com a exibição de seus projetos, recebe ainda mais holofotes: sua sessão agora é também contemplada na data oficial do Festival de Cinema de Gramado, sendo trabalhada em todos os materiais gráficos e de divulgação da edição deste ano.

São iniciativas que surgem da relação sempre atenta e democrática com a comunidade estabelecida pela Gramadotur, autarquia realizadora do evento. “Desde o momento em que assumi o cargo de Presidente da Gramadotur, tenho me dedicado a ouvir os mais diferentes segmentos da comunidade gramadense. O trabalho que devemos desenvolver necessita passar pela construção coletiva”, comenta o presidente Edson Néspolo. Essa ideia, segundo Néspolo, complementa a vontade de não apenas realizar um evento que reforce a grandiosidade que o Festival sempre teve, mas que também “consolide ainda mais a imagem de Gramado como uma cidade reconhecida por sua receptividade”.

O cinema como possibilidade de futuro

O EDUCAVÍDEO oferece, desde 2011, capacitação em técnicas de audiovisual para estudantes entre 12 e 17 anos de escolas públicas. Nasceu como laboratório experimental e hoje é um programa assegurado por decreto municipal. “Ao longo desses anos, o EDUCAVÍDEO se desenvolveu e se aperfeiçoou na proporção do volume e das aspirações de seus alunos. Atualmente, não apenas ensina os jovens cineastas, mas também investe em oficinas para qualificar o corpo docente e constrói a promoção do protagonismo juvenil em suas mais diversas realidades, propiciando a troca de experiências através da mediação criativa do campo audiovisual”, comenta a secretária de educação de Gramado, Gilça dos Santos Silva.

Em 2017, é celebrado o quarto ano de exibição dos filmes produzidos por alunos da rede pública municipal no Palácio dos Festivais. Nessa edição, além dos tradicionais curtas-metragens, a programação conta também com um média-metragem. Serão três produções em exibição: “O Roubo do Livro”, de Gustavo Gomes; “Será Que o Amor Sempre Vence?”, de Ticiane Silva; e “Pra Sempre, Você”, de Bruno Peteffi, com codireção de Lauterbach Amorim.

Foto: Presidente da Gramadotur Edson Néspolo e Prefeito de Gramado Fedoca. Crédito: Edison Vara-Pressphoto/ Divulgação

Cinema nos Bairros

Também está confirmada nova edição da mostra Cinema nos Bairros. Três filmes serão apresentados em diferentes pontos de Gramado durante a realização do Festival: “Até Que a Sbórnia nos Separe”, animação dirigida por Ennio Torresan Jr. e pelo homenageado do troféu Eduardo Abelin deste ano, Otto Guerra; “Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood”, que volta a reunir os inesquecíveis Trapalhões Didi e Dedé em uma aventura assinada por João Daniel Tikhomiroff; e “Um Tio Quase Perfeito”, comédia familiar dirigida por Pedro Antonio. As sessões são inteiramente gratuitas e acontecem nas escolas da região e em diversas instituições gramadenses, como o CRERH – Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias.

Foto: Coletiva de Imprensa em Gramado. Crédito: Edison Vara-Pressphoto/ Divulgação

Festival além do Palácio

O Palácio dos Festivais é o ponto clássico de encontro, mas toda a programação do Festival de Cinema de Gramado também se espalha pela cidade com os pontos de trabalho da produção e da imprensa, exibições especiais, mostras e demais atividades.

Confira os locais que receberão a programação do 45º Festival de Cinema de Gramado.

– Palácio dos Festivais
-Teatro Elisabeth Rosenfeldt
– Hotel Serra Azul
– Museu do Festival de Cinema de Gramado
– EMEF Nossa Senhora de Fátima – Vila do Sol (Várzea Grande)
– EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC – Bairro Moura
– EMEF Presidente Vargas – Av. Central
– EMEF Maximiliano Hahn – Bairro Carniel
– EMEF Senador Salgado Filho – Bairro Piratini
– CRERH – Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias
– Vale a Pena Viver

Foto: Coletiva de Imprensa em Gramado. Crédito: Edison Vara-Pressphoto/ Divulgação

Homenagens 45

Além das quatro tradicionais homenagens – Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado – o Festival de Cinema entrega, este ano, em homenagem aos seus 45 anos, 12 distinções especiais a importantes personalidades gramadenses, gaúchas e nacionais, todas com relação próxima e de contribuição com o evento e com a cinematografia brasileira. As homenagens serão entregues nas sessões noturnas do Palácio dos Festivais. Confira abaixo a lista dos agraciados:

Gramado

– Esdras Rubim, produtor e ex-diretor do Festival
– Horst Volk, idealizador do Festival
– Odilon Cardoso (in memoriam), ex-diretor do Cine Embaixador
– Romeu Dutra, idealizador do Festival

Foto: Coletiva de Imprensa em Gramado. Prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci (Fedoca), Secretária de Turismo de Gramado, Rúbia Frizzo , Diretora de Eventos da Gramadotur, Iara Sartori, Presidente da Gramadotur, Edson Néspolo. Crédito: Edison Vara-Pressphoto/ Divulgação 1793 Kb –

Rio Grande do Sul
– Araci Esteves, atriz
– Luiz Carlos Merten, jornalista e crítico
– Cleber Kuhn, técnico (luz)
– Wilton Soares Martins, técnico (luz)

Brasil
– Alice Gonzaga, pesquisadora, produtora, diretora e empresária
– Lucy e Luiz Carlos Barreto, produtores
– Oswaldo Massaini, produtor e distribuidor (in memoriam)
– Paulo Autran, ator (in memoriam)