/7º Encontro Internacional MINI em Canela é neste fim de semana

7º Encontro Internacional MINI em Canela é neste fim de semana

O MINI, um pequeno carro que cativou toda a Grã-Bretanha e grande parte do mundo nos últimos 50 anos, virou lenda, conquistou Hollywood, os Beatles e até mesmo a sisuda monarquia britânica, já que a Rainha Elizabeth II tinha um MINI prateado. Um carro que ficou mundialmente conhecido pelo seriado Mr. Bean chega aos 54 anos com tudo em cima.
Para comemorar a data, nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2013, na cidade de Canela acontecerá o 7º Encontro Internacional MINI. Inédito no Brasil, o evento organizado pelo Club MINI do RGS – Brasil, com o apoio da MINI do Brasil e da Eurobike MINI, trará a serra gaúcha uma centena de MINIS, que virão da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e, claro, do Brasil. Os veículos estarão envolvidos em diversas provas e atividades que vão movimentar a cidade. As últimas edições fora realizadas em Rivera (2010), Buenos Aires (2011) e Córdoba (2012) e chega ao Brasil para encantar os aficionados pelo compacto clássico que vale o preço de uma história de sucesso associado a toda tecnologia da marca.

Criado na década de 50 para resolver a escassez de combustível da época e a necessidade de se ter carros mais eficientes para cidade. A história do MINI começa em 1957, quando Leonard Lord, presidente da British Motor Corporation (BMC), decidiu desenvolver um carro pequeno confiável e eficiente para os consumidores, logo a popularidade do modelo passou a ocupar espaço na linha da índústria automobilística. Em 1961, um construtor de carros de corrida chamado John Cooper se aproximou da BMC com a intenção de alterar o MINI para transformá-lo em um carro de corrida viável. O resultado da parceria foi o primeiro MINI Cooper, um carro que venceu diversas corridas, incluindo três vitórias no rali de Monte Carlo.

Em 1963, Cooper fez mais alterações no desenho do motor e na carroceria. Ele chamou sua versão potenciada de MINI Cooper S. Os automóveis da marca MINI se tornaram um objeto cultuado e muito exclusivo, não somente em relação ao preço, mas por ser uma recriação retro-futurista do antigo MINI Cooper. Na chancela do Grupo BMW, o MINI Cooper surpreende os motoristas como um veículo atraente, emocionante e bem adaptado ao ambiente urbano, tendo um posicionamento único no mercado de automóveis de pequeno porte. A conjugação de elementos cromados com as formas arredondadas da carroceria revelam um equilíbrio perfeito. Agilidade sempre foi o forte do modelo, ele sempre foi capaz de vencer as mais estreitas ruelas européias, pode ser manobrado no espaço de meia rua e cabe em qualquer lugar.

Comercializado em mais de 40 países, o MINI é distribuído no Brasil pelo Grupo Eurobike. Com a infindável escolha de equipamentos e acessórios de série, assegura-se que em cada 200 mil MINI que saem das linhas de produção, somente dois são absolutamente idênticos. No total, o MINI oferece mais de 250 opções de acessórios.

Foto: Divulgação