/A ligação histórica de Gramado com a neve está em memorial

A ligação histórica de Gramado com a neve está em memorial

Foi aberto oficialmente sexta-feira, dia 19, em Gramado, o Memorial da Neve, um espaço que resgata um pouco da história da cidade com a neve. Através de fotos e capas de jornais, o espaço mostra a importância que a precipitação de neve sempre teve para o turismo, exercendo um fascínio que sempre lotou a hotelaria gramadense, com amplos espaços de mídia espontânea em todo o Brasil. (Foto: Divulgação)
O Memorial da Neve está localizado no parque Snowland – o primeiro parque de neve indoor das Américas, junto ao Pub da Montanha. Os visitantes se surpreenderão com fotos de Gramado antiga, quando a neve se acumulava sobre as ruas de chão batido. A primeira foto data de 1925, mas é possível ver imagens dos anos 40, 50 e 60, todas garimpadas pelo historiador Carlos Gilberto Drechsler, autor de vários livros sobre Gramado. Em uma delas, veados passeiam tranquilamente entre o chão branco e a floresta que existe até hoje próximo ao Centro da cidade.
O novo espaço do Snowland fica dentro do Pub da Montanha, criado em parceria com a cervejaria Rasen. Ali o visitante poderá degustar a linha completa de cervejas especiais como Pilsen, Weizen, Ambar Ale e Dunkel, além de um cardápio de lanches e pratos principais – com destaque pra fondues de queijo, carne e chocolate, devidamente acompanhados de cafés, chocolates e sobremesas. Também será possível adquirir lembranças variadas da marca Rasen.
O Memorial da Neve e o Pub da Montanha foram desenvolvidos pela arquiteta Pollyana Pizzutti, que buscou criar um clima intimista remetendo a locais frios. Segundo ela, como o empreendimento está localizado no local mais frio de Gramado – e que neva 24h por dia – a inspiração não fugiu a esse contexto. As características dos alpes foram utilizadas nos ambientes, promovendo uma aconchegante união entre o frio e os materiais puros, característicos da tradição alpina.
Durante a inauguração do espaço, o Diretor Executivo do Snowland, Paulo Mentone destacou a importância do Memorial para a perpetuação da história do empreendimento, ressaltando a importância que a neve sempre teve para o turismo gramadense. Afirmou, ainda, que o Snowland é um empreendimento muito dinâmico, sempre a procura de novas atrações para os visitantes.
Falando em nome dos empreendedores, André Caliari disse que o Snowland tem um compromisso com Gramado e sua história. Dizendo que o gramadense é o povo mais empreendedor do Brasil, Caliari anunciou, também, que Snowland bancará a segunda edição do livro Retratos, dos historiadores Carlos Gilberto Drechsler e Iracy Casagrande Koppe, que estavam presentes à inauguração.

Foto: Paulo Mentone. Crédito: Divulgação

Mais informações:
Inaugurado em outubro de 2013 na cidade de Gramado (RS), o Parque Snowland já se consolida como uma das principais atrações turísticas do Brasil. Com o objetivo principal de criar uma relação entre as pessoas e o ambiente nevado, em uma área de 16 mil m², sendo 8,1 mil m² dedicados a neve, o empreendimento recria um vilarejo alpino, proporcionando um clima europeu e reproduzindo uma paisagem fantástica. Pistas de patinação, de esqui e de snowboard, Escola de Esqui e de Snowboard, além de local para caminhadas na neve e exploração à montanha nevada são algumas das diversas atrações que o local oferece. Saiba mais sobre o Parque Snowland, acesse o site www.snowland.com.br ou entre em contato pelo do telefone (54) 3295.6000.