A mais alemã da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis

O município fica a apenas 35 quilômetros de Gramado, e aproximadamente 100 de Porto Alegre, a cidade se destaca pelos cafés coloniais e pela influência da cultura germânica na região.
Eu que moro na Serra Gaúcha às vezes me deparo com imagens que me remetem à Europa. Fico imaginando como é na cabeça dos milhares de visitantes que aportam aqui. A influência de vilarejos da Europa e também a herança cultural e arquitetônica de imigrantes na região. (Foto: Parque Aldeia do Imigrante. Crédito: Divulgação.)
E Nova Petrópolis não foge à regra.
Localizada a cerca de 35 quilômetros de Gramado e Canela, e de 100 da capital gaúcha, a cidade é considerada a mais alemã do Rio Grande do Sul, e costuma ser amplamente visitada por turistas que vão à Serra Gaúcha.
Mas ao contrário das vizinhas mais famosas, o clima é Nova Petrópolis é bem mais tranquilo, emoldurado por praças floridas e casas de enxaimel típicas da cultura germânica.
A presença dessa cultura é tão grande que uma das principais atrações do município carrega essa influência.
O Parque Aldeia do Imigrante é um grande parque temático que reproduz uma típica aldeia germânica do século 19. As construções ficam espalhadas por uma área verde de aproximadamente dez hectares, com lagos, trilhas e bosques em meio à região central de Nova Petrópolis. O local ainda conta com um museu com objetos originais da época.
A Praça da República se destaca entre as atrações turísticas. Ela conta com um arborizado parque que abriga o Labirinto Verde, um caminho feito de arbustos que desafia o visitante a encontrar a saída. Por ficar em uma região centralizada de Nova Petrópolis, a pracinha é uma espécie de ponto de encontro entre turistas, e também fica cercada por casarões típicos da arquitetura alemã.

(Foto: Labirinto Verde. Crédito: Divulgação.)

No entanto, nada representa tão bem Nova Petrópolis quanto os cafés coloniais do município. A maioria dos hotéis e restaurantes oferecem o café, que mistura quitutes da culinária gaúcha, alemã, italiana e de outras influências regionais. Se estiver vindo de Gramado ou Canela, acorde bem cedo para aproveitar essa refeição.

(Foto: Café Colonial em Nova Petrópolis. Crédito: Divulgação.)

Outra forma de conhecer a influência da cultura alemã na região é através do Roteiro Rural Alemães do Sul, um passeio personalizado que passa por cinco propriedades rurais que contam a história da imigração alemã no Brasil, passando pelo Museu de família Alberto Hillebrand. O roteiro é disponibilizado por diversas agências de Nova Petrópolis.

(Foto: Roteiro Rual. Crédito: Divulgação.)

Para os mais aventureiros, outro lugar indispensável em Nova Petrópolis é o Ninho das Águias, um mirante a 720 metros de altura que oferece uma visão panorâmica para as montanhas Serra Gaúcha. O local fica em uma grande área verde muito procurada por saltadores de parapente, mas que também pode ser utilizada para piqueniques e passeios ao ar livre. Do alto, o visual impressiona!

(Foto: Ninhos das Águias. Crédito: Divulgação.)

Esculturas Parque Pedras do Silêncio é um novo atrativo e está localizado Linha Brasil diversas esculturas cheios de histórias esperam os visitantes. O acesso ao parque é sinalizado e todo por vias asfaltadas, com estacionamento para carros e ônibus. Todo o deslocamento do parque foi projetado com acessibilidade e sem degraus. As esculturas estão dispostas em uma área de 20.000 m² em meio a vegetação e paisagismo.

(Foto: Esculturas Parque Pedras do Silêncio. Crédito: Divulgação.)

Apesar de novo o Esculturas Parque Pedras do Silêncio recebeu o Certificado de Excelência do Tripadvisor. E para badalar o espaço e ampliar o acervo acontecerá o 1º Festival de Esculturas Parque Pedras do Silêncio que inicia dia 12 e segue até o dia 20 de novembro com uma programação bem legal.
O que é pode ser melhor do que passear em Nova Petrópolis?

(Foto: Restaurante Torquês. Crédito: Divulgação.)

Passear em Nova Petrópolis e desfrutar da culinária e cultura em uma noite alemã que acontece semanalmente no Restaurante Torquês. O evento conta com a irresistível gastronomia alemã, danças folclóricas e bandinhas típicas. Assim o passeio está completo. Gute Reise!

Notícias relacionadas



Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Melhor do Sul - Copyrıght 2014. Todos os direitos reservados.