/A menos de um mês da primavera, fim de semana promete frio e muita chuva

A menos de um mês da primavera, fim de semana promete frio e muita chuva

A MetSul Meteorologia reitera uma vez mais seu alerta quanto à perspectiva de chuva em volumes muito elevados a excessivos em parte do Rio Grande do Sul no fim de semana. O episódio de precipitação tende a ser o mais significativo no Estado dos últimos meses com volumes em muitos locais próximos ou acima da média de chuva do mês inteiro em questão de apenas 48 horas.

A chuva se intensifica muito neste sábado, sobretudo da tarde para a noite, e permanece forte no decorrer do domingo. Neste período de só 36 horas, os acumulados de precipitação podem atingir ou mesmo superar 100 mm em vários pontos destas regiões, ou seja, pode chover 70% a 80% da média do mês todo (e agosto é o mês mais chuvoso da climatologia anual) em apenas um dia e meio. Pode chover entre 100 mm e 150 mm em partes da Grande Porto Alegre e de 100 mm a 200 mm em vários locais entre parte da Serra e o Litoral Norte.

A tendência é que o frio aumente ainda mais. O fim de semana será marcado por muito frio o dia inteiro no sábado e no domingo, mais intenso no Oeste, Centro e no Sul gaúcho. As máximas devem ser muito baixas com marcas de um dígito durante as 24 horas do dia em muitas cidades. Nos Aparados, apesar de frio, a temperatura não ficará tão baixa pelo ingresso de ar mais quente com a área de baixa pressão na região. A primeira metade da próxima semana registrará madrugadas geladas e com temperatura negativa no Estado, especialmente na terça e na quarta. É alta a probabilidade de geada mais generalizada nos dois dias, mas na terça ainda pode ter nebulosidade no Leste e no Nordeste gaúcho.

Fonte: MetSul Meteorologia

Foto: Leonid Streliaev