/Abrasel Sustentável

Abrasel Sustentável

Presidente Abrasel Hortênsias, Idacir Cardoso, ladeado por Mariana de Oliveira e Elias da Silveira Neto, da EcoValor. (Foto: Carla Wendt)

A Abrasel – Associação de Bares e Restaurantes regional Hortênsias tem por objetivo fomentar a rede gastronômica da serra gaúcha e, para isso, busca a qualificação profissional do segmento, abertura de novos negócios, aplicação de projetos que venham ao encontro do desenvolvimento do setor, além de oferecer aos seus associados benefícios oferecidos por mantenedores.

Cantina Pastasciutta já é participante. (Foto: Leonid Streliaev)

No dia 10 de dezembro, a entidade fechou nova parceria em reunião almoço, no Restaurante Nonno Mio, em Gramado. Desta vez assinou termo de compromisso com a EcoValor Consultoria em Sustentabilidade, empresa de Taquara/RS, que a partir de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de biologia, engenharia química, geologia e direito alia conhecimento técnico e jurídico para prestar serviço de gestão legal ambiental.

Restaurante Colosseo também participa. (Foto: Divulgação)

A EcoValor lançou à entidade o programa “Abrasel Sustentável”, baseado em normas internacionais e em ações como o Green Restaurant. O projeto, pioneiro na região, propõe 69 práticas ambientais. Dez práticas tem relação à recursos hídricos levando em consideração o uso racional de água buscando a conscientização em massa da rede gastronômica.

Restaurante Malbec já aderiu ao programa. (Foto: Evandro)

Os restaurantes que aderirem ao programa receberão orientações que vem ao encontro do tema e, ainda, selos de qualificação, de acordo com o nível de sustentabilidade que atingirem em suas atividades, a ser utilizado para divulgar seu compromisso com a sustentabilidade junto a seus consumidores e demais partes interessadas.

Restaurante Nonno Mio participa do projeto. (Foto: Divulgação)

“A Abrasel Hortênsias visa o crescimento de toda a rede gastronômica da região e, para isso, busca aplicar projetos que venham ao encontro deste objetivo. Sabemos o quão importante é a legislação ambiental, a qual devemos seguir à risca primando sempre o bom atendimento, desenvolvimento econômico e ampliação de negócios dentro de um formato sustentável”, destaca o Presidente da entidade, Idacir Cardoso.

San Tao já é participante. (Foto: Bárbara Keller)

Como participar:

Todos os restaurantes conveniados à Abrasel Hortênsias podem aderir ao programa, basta adotar os materiais promocionais do projeto como: display de divulgação em local visível, acompanhado de manual (que será formatado pela EcoValor), uma placa indicativa da categoria atingida, porta-contas personalizados, entre outros, contendo a logotipia dos patrocinadores do projeto, que também ficam a cargo da EcoValor.

O Irlandês também participa. (Foto: Divulgação)

Quem já aderiu ao programa:

Cantina Pastasciutta, Colosseo, Malbec, Nonno Mio, San Tao, O Irlandês e Mamma Mia.

Mamma Mia já é participante. (Foto: Divulgação)