/Aroma de uva, alegria do espumante: está aberto o Veraneio da Vindima

Aroma de uva, alegria do espumante: está aberto o Veraneio da Vindima

image

A semana começou com um clima diferente em Garibaldi. O aroma de uva, a alegria do espumante e as lembranças dos antepassados fizeram parte do final da tarde desta segunda-feira, 20 de janeiro, ocasião em que foi aberto de forma oficial o Veraneio da Vindima 2014. A cerimônia foi realizada em meio à natureza, na propriedade de Vilmar Bettú, integrante do roteiro turístico Estrada do Sabor.

image

O evento organizado pela Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o trade turístico local, possui uma ampla programação que segue até o dia 9 de março. Buscando enaltecer o trabalho de um ano inteiro do setor vitivinícola, trazendo a colheita da uva – a vindima, como destaque. A ideia surgiu com o intuito de valorizar o fluxo de turistas nas regiões enoturísticas na estação e proporcionar para a comunidade local atividades e experiências diferenciadas. O nome é inspirado no movimento turístico ocorrido nas décadas de 40 e 50, quando os turistas do Estado, especialmente de Porto Alegre, vinham para a Serra, em detrimento do litoral, pelo clima ameno e saudável.

image

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, esta é primeira edição do evento e a ideia é fortalecer a programação e dar continuidade a cada ano. ““Nosso objetivo é fortalecer ainda mais Garibaldi como capital do Espumante. Pensamos em algo bonito, que remeta ao passado, exalte as belezas de Garibaldi e proporcione à comunidade local e aos turistas uma experiência, e uma vivência, diferenciada e muito agradável””, reforça Ivane.

image

Em seu pronunciamento, o presidente da Estrada do Sabor e anfitrião, Vilmar Bettú, falou da emoção de participar desta programação, que valoriza o trabalho realizado já pelos seus pais, quase centenários.

O prefeito, Antonio Cettolin, reforçou que a programação tem o intuito de valorizar o trabalho diário dos agricultores e mostrar o que Garibaldi tem de melhor. ““Estamos valorizando a cultura e o trabalho de pessoas que aqui iniciaram suas vidas no passado. Queremos o desenvolvimento do turismo e por isso já iniciamos importantes obras para o desenvolvimento deste setor”,” destacou o prefeito. Ainda em seu pronunciamento, Cettolin anunciou que nos próximos meses será apresentado à comunidade mais um importante projeto, que se buscará viabilizar, o aterro da iluminação pública da Buarque de Macedo.

image

Dando continuidade à programação do primeiro dia, os presentes participaram da colheita da uva e, em seguida, as soberanas da Fenachamp 2013, rainha Bruna Locatelli e princesas Juliana Ozório e Renata David, fizeram a pisa da uva na vinícola.

image

Encerrando as festividades, em clima de veraneio, um piquenique foi ofertado sob os parreirais com a deliciosa gastronomia local.

Fotos: Valéria Loch