/Arte local é valorizada na 21ª Feira do Livro de Gramado

Arte local é valorizada na 21ª Feira do Livro de Gramado

Produções artísticas da região foram criadas especialmente para a 21ª Feira do Livro de Gramado, que iniciou na sexta-feira (9) e segue até o dia 18 de junho. Com o tema “Das páginas para as telas”, a programação envolverá diversas manifestações artísticas, valorizando a criação literária e cinematográfica, e contará com o escritor e cineasta Tabajara Ruas como patrono. (Foto: Divulgação)
A abertura oficial ocorreu às 15h de sexta-feira (9), no palco cultural da Feira do Livro, na Rua Coberta, com a presença de Tabajara e a intervenção artística “Fragmentos”, da Cia Lisi Berti.
“Estamos com uma programação diversificada, voltada para vários públicos, como crianças, adolescentes e adultos. Queremos que a comunidade se aproprie da Feira do Livro e dos espaços em que ela ocorre, que se identifique com o evento, por isso buscamos um ambiente de leitura, de teatro, de música, de interação, com escritores, artistas, estudantes, toda a população”, salienta o Secretário da Cultura, Allan John Lino.
Fazendo referência ao tema do evento, espetáculos como “Marylin canta e encanta”, da Cia Goliardos (domingo, 11); “Personagens famosos da história do cinema”, do Grupo Só Rindo; e sessões de cinema, como a do filme “Anita”, com bate-papo com o ator Sebastião Fonseca de Oliveira, poderão ser prestigiados. Entre as atividades da programação, duas oficinas de culinária foram baseadas no cinema: uma de gastronomia italiana, do filme O Quatrilho (no sábado, 10) e outra de chocolates, do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolates” (na quarta, 14).
Os espetáculos Fragmentos, da Cia Lisi Berti, Amores em preto e branco, da Casa do Bispo Atelier, e Marylin Canta e Encanta, da Cia Goliardos foram pensados especialmente para a Feira do Livro.
Outra novidade da 21ª Feira do Livro é a participação do Centro Cultural SESI, por meio de um trailer equipado com computadores para atividades interativas e contação de histórias, e que ficará estacionado na Rua Pedro Benetti, próximo da Igreja Matriz de Gramado.
Um dos diferencias da feira foi a palestra e sessão de autógrafos com a escritora Lya Luft sobre o livro “Perdas e Ganhos”.

Lya Luft

É uma escritora e tradutora gaúcha. Sua produção literária reúne poesias, ensaios, contos, literatura infantil, crônicas e romances. Publicou 13 romances, como As Parceiras, O Tigre na Sombra, Para Não Dizer Adeus e Perdas e Ganhos. Atuou por anos como colunista da Revista Veja e hoje é colunista da Zero Hora. Também foi professora universitária. A obra “Perdas e Ganhos” é um de seus principais trabalhos. Nele, a autora dá um testemunho pessoal sobre a experiência do amadurecimento.

Foto: Divulgação

Tabajara Ruas

Nasceu em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, em 1942. Cursou Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Academia de Artes da Dinamarca. Escritor e cineasta, tem 10 romances publicados no Brasil e traduzidos em 11 países. Tabajara dirigiu quatro longas-metragens premiados e escreveu 12 roteiros de longas, diversos curtas e adaptou “O Tempo e o Vento” (Erico Verissimo) para filme e minissérie na TV Globo.

Foto: Divulgação

21ª Feira do Livro de Gramado

Quando: 9 a 18 de junho
Onde: Rua Coberta
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 20h
Todas as atividades são oferecidas gratuitamente.