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As impressões dos visitantes da Jornada Mundial da Juventude no Brasil

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A Embratur divulgou ontem, 01° de Agosto, dados preliminares da pesquisa de opinião realizada com os estrangeiros que estiveram no Rio de Janeiro para a realização da Jornada Mundial da Juventude. O levantamento comprova que foi massiva a presença de conterrâneos do papa Francisco: mais de 40% dos estrangeiros eram argentinos.

Os países que mais enviaram turistas para a JMJ, depois da Argentina, foram:

  1. Paraguai (9%)
  2. Chile (8%)
  3. Colômbia (7,6%)
  4. Peru (4%)
  5. México (3,6%)
  6. Bolívia (3,2%).

O maior emissor não-latino-americano é Espanha, com 1,7%, em 8º lugar. É seguida por EUA e Itália, com 1,5%. 

Os itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que estiveram no Rio de Janeiro foram a sinalização da cidade (79,4% de ótimo e bom) e aeroportos (76,5%), seguidos de segurança pública (73,2%). Já os serviços de telefonia e acesso à internet tiveram a pior avaliação: 30,6% de ruim ou péssimo. O item foi seguido por limpeza pública, com 13,3%. 

Os serviços turísticos que receberam maior número de críticas foram o acesso a serviços de câmbio (30,1% de ruim e péssimo) e a oferta de menus em outros idiomas (29,3%). Em relação aos preços, a pior avaliação ficou com os serviços de telefonia e acesso à internet no Brasil: um em cada três turistas o considerou muito caro. 

Oito em cada 10 turistas que vieram para a JMJ nunca haviam pisado no país antes. E elogiaram o que viram: 89% de “satisfeito” ou “muito satisfeito”. O que faz com que 90% dos turistas que vieram para a JMJ pretendam voltar ao país. “A pesquisa comprova que os megaeventos vão elevar o turismo internacional do país a um novo patamar”, avalia Flávio Dino, presidente da Embratur. “Com uma massa de novos turistas vindo ao país e tendo ótimas avaliações a respeito de nossos produtos turísticos, naturalmente aumentaremos nossa participação no mercado internacional, gerando maior entrada de divisas para a economia de milhares de cidades, que é o principal fator positivo da economia do turismo”.

Foto: Buda Mendes/Getty Images