/Até 1º de outubro Festival da Primavera colore Nova Petrópolis

Até 1º de outubro Festival da Primavera colore Nova Petrópolis

O maior evento de paisagismo e flores do sul do Brasil teve início no feriado de 20 de setembro, em Nova Petrópolis. Este ano, a Parada das Flores e o Desfile Farroupilha uniram-se em um grande desfile pela principal avenida da cidade. A beleza das flores e o tradicionalismo gaúcho foram destaque sob fortes aplausos do público e autoridades. A abertura oficial do Festival da Primavera – Frühlingsfest ocorreu na tarde de quarta-feira, na presença de autoridades, expositores, comissão organizadora e visitantes do evento. A 7ª edição ocorre até 1º de outubro, das 8h30min às 19h, na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, em Nova Petrópolis.

O maior desfile temático já realizado durante o Festival da Primavera – Frühlingsfest ocorreu no feriado de 20 de setembro. A Parada das Flores e o Desfile Farroupilha do CTG Pousada da Serra enfeitaram a principal avenida de Nova Petrópolis. Banda marcial, escolas de Educação Infantil, Grupos de Danças Folclóricas, Corpo de Bombeiros Voluntários, grupo de ciclistas, amantes de Volks a Ar, bandinhas típicas alemãs, empresas, entidades, tradicionalistas, invernada artística, cavalarianos e prendas brilharam durante o desfile.

O prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn e sua esposa Marion Spier Hahn; o vice-prefeito, Charles Paetzinger e sua esposa Sandra Fernandes; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rodrigo dos Santos; secretários Municipais, secretários adjuntos e vereadores não pouparam aplausos durante a Parada das Flores e Desfile Farroupilha.

A abertura oficial do 7º Festival da Primavera – Frühlingsfest ocorreu na tarde de quarta-feira, na presença de autoridades, expositores, comissão organizadora e visitantes do evento. O Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana fez a apresentação musical após a cerimônia de abertura, trazendo canções tradicionalistas em comemoração ao 20 de setembro, Revolução Farroupilha.

O chefe do Poder Executivo, Regis Luiz Hahn destacou que o Festival da Primavera dá as boas-vindas à estação mais colorida do ano devido ao excelente trabalho dos envolvidos na organização do festival. “Eventos como o Frühlingsfest levam o nome de Nova Petrópolis além fronteiras de forma bonita porque todos que passeiam pelo evento se encantam com a beleza das flores e dos jardins”, disse o prefeito Lelo.

O secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt destacou o trabalho da comissão organizadora e da equipe das Secretarias de Turismo e Obras. Staudt também enalteceu o potencial turístico e de crescimento do Frühlingsfest e a participação da comunidade no evento.

Representando a comissão organizadora, Maiquel Scherer, destacou a relevância do Festival da Primavera no cenário brasileiro e também enalteceu a importância da parceria entre o setor público e o privado. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rodrigo dos Santos, falou da beleza do evento, da Parada das Flores e Desfile Farroupilha e desejou ótimo festival a todos.
A 7ª edição Festival da Primavera – Frühlingsfest prossegue até 1º de outubro, das 8h30min às 19h, na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, em Nova Petrópolis. O fim de semana, dias 23 e 24 de setembro, está repleto de atividades na programação oficial do evento.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

O Festival da Primavera conta com mais de 30 expositores e comerciantes dispostos na Rua Coberta e Praça das Flores. É aberto ao público e tem entrada franca. Os visitantes terão a oportunidade de adquirir diversos tipos de flores e artigos para jardins; poderão conferir o trabalho de paisagistas, participar de minioficinas e aproveitar as atrações culturais. O maior evento de paisagismo e flores do sul do país também proporciona qualificação técnica e excelentes oportunidades de negócios.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Minioficinas temáticas

Durante o Festival da Primavera, serão realizadas 13 minioficinas de 50 minutos, em um espaço projetado para, aproximadamente, 20 pessoas. Introdução à aromaterapia; podas: erros e acertos; agricultura sustentável x plantas alimentícias não convencionais; upcycling: broches florais; chá com flores; monte o seu espaço gourmet; papel semente; composição e plantio de vasos; proteja a sua planta com uma poda correta e flores artesanais serão temas das oficinas gratuitas.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Concurso Fotográfico

O 7º Concurso Fotográfico realizado durante o Festival da Primavera – Frühlingsfest contou com mais de 50 fotos inscritas sob o tema “Simplesmente Nova Petrópolis”. Vinte e duas imagens são finalistas do concurso. Agora, o público irá escolher duas fotos vencedoras pelo júri popular. A votação é presencial, em votos efetuados por meio de cédulas e depositados na urna do estande da Universidade Feevale durante o Festival da Primavera 2017. A votação popular encerra no dia 30 de setembro, às 18h, na Rua Coberta.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

A premiação dos vencedores do 7º Concurso Fotográfico do Festival da Primavera – Frühlingsfest será realizada no dia 1º de outubro, domingo, às 15h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. O 1º lugar escolhido pelo Júri Técnico receberá, como prêmio, uma câmera fotográfica digital Canon Rebel (com lente 18-55 mm) e um case básico (bolsa fotográfica). O 1º lugar do Voto Popular ganhará um passeio turístico no Vale dos Vinhedos com o Trem Maria Fumaça. São apoiadores do Concurso Fotográfico: Rossetto Equipamentos Fotográficos, Mauro Stoffel, Stoffel Digital, Nova Imóveis e Turismo, Turm Vídeo e Universidade Feevale.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Atrações culturais

O Festival da Primavera também evidencia a musicalidade presente em Nova Petrópolis. As atrações culturais prometem dar o tom ao encantador cenário ornamentado pelos profissionais que participam do evento na Rua Coberta. Tocando e Encantando, com alunos de piano, violão, canto e gaita; shows acústicos com Elena Pellenz e Luciane, Oendel e Sílvio, Acústico Dama, Alcido Kogler Sax Acústico, Acústico Leebe e Acústico Folks; apresentação da Banda Municipal de Nova Petrópolis e da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis prometem brilhar durante a programação.
O Festival da Primavera – Frühlingsfest é uma realização da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. O evento conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira RS. São parceiros: Rota Romântica; Casa Cooperativa; A Pousada Villa do Arquiteto; Floricultura Úrsula; Universidade Feevale; Raíz Vasos Autoirrigáveis; Salix Paisagismo e Meio Ambiente; Toni Backes Paisagismo e Arquitetura; Associação Tchon Ji e CTG Pousada da Serra. O Festival da Primavera conta com o apoio de Rossetto Equipamentos Fotográficos; Mauro Stoffel; Stoffel Digital; Nova Imóveis e Turismo; Turm Vídeo; Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha e Pousada dos Plátanos.
Eventos paralelos

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

7º Congresso Paisagismo Regenerativo

O Congresso Paisagismo Regenerativo está em sua 7ª edição e faz parte da programação do Festival da Primavera desde 2011. O tema que norteia o congresso em 2017 é “Sensibilidade e inteligência das plantas” com o propósito de compreender melhor as relações entre plantas, animais e seres humanos. O objetivo maior é saber como acontecem as tomadas de decisões das plantas e, com base nisso, tornar-se seus parceiros em profundidade por meio de uma constante troca e evolução. Durante todo o congresso, os participantes serão induzidos ao mundo das plantas. Por meio de vivências, buscarão entender como elas se relacionam entre si e com os outros reinos, como tomam decisões, como são influenciadas e influenciam o ambiente. O 7º Congresso Paisagismo Regenerativo ocorre de 29 de setembro a 1º de outubro, no Plenarinho da ACINP e é uma realização de Toni Backes Paisagismo e Perau do Encanto – Escola de Paisagismo. Mais informações: www.paisagismoregenerativo.com.br, contato@paisagismoregenerativo.com.br ou (54) 3281.3619.