/Bem-vindo à Rota Cervejeira da Serra Gaúcha

Bem-vindo à Rota Cervejeira da Serra Gaúcha

Repleto de sabor e cultura cervejeira, o roteiro lançado na última semana na Alemanha Encantada, proporciona um divertido passeio pelas principais cervejarias artesanais da região serrana do Rio Grande do Sul, visitando as cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Uma vivência única e encantadora em meio aos belíssimos cenários aqui presentes.

A Rota Cervejeira será mais um produto a ser explorado e comercializado por agências de turismo das três cidades envolvidas no projeto. Além disso, os visitantes poderão conhecer e apreciar o gosto da cerveja artesanal criada e fabricada na Serra Gaúcha.

“Eis um novo nicho de mercado onde empreendedores podem lanças novas propostas. Acredito que estamos exibindo para o empreendedor que há sempre lugar para boas ideias. A Serra Gaúcha merece, como todos os seus atrativos, demonstrar sua evidente capacidade de reinvenção”, pondera Rosa Helena Volk, Secretária de Cultura de Gramado.

Representando o Secretário de Turismo do Estado, Juvir Costella, o assessor da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Rodrigo dos Santos, ressaltou a união de Nova Petrópolis, Gramado e Canela no setor turístico. “Eis uma das principais e mais visitadas regiões do nosso Estado, que obtém a inteligência e o empreendedorismo de explorar o turismo de experiência”, comenta ele.

image
Foto: Ana Pacheco/ Divulgação

 

Uma das propostas deste roteiro é a divulgação em festivais de turismo Brasil à fora. A Rota Cervejeira também inclui passeios pelas belezas naturais e pontos de visitação das cidades serranas. “Nossa região é uma atração em cada canto visitado, oferecemos beleza e comodidade a todos os visitantes que aqui chegam. Não é a toa que Gramado recebe, em média, 6 milhões de visitantes por ano”, diz Luia Barbacovi, Vice-Prefeito em Exercício de Gramado.

Fazem parte deste projeto as seguintes marcas:

Cervejaria Vitrola – Nova Petrópolis

Focada na produção de cervejas de alta fermentação, a Cervejaria Vitrola produz, desde 2012, seis estilos das principais escolas cervejeiras do mundo. Do rótulo às receitas, tudo é produzido internamente pelo cervejeiro e colaboradores, no melhor estilo faça-você-mesmo.

image
Foto: Ana Pacheco/ Divulgação

Cervejaria Rasen Bier – Gramado

Desde 2008, a Rasen Bier traz para a Serra Gaúcha a cultura e o sabor da mais pura cerveja artesanal. Sua composição é inspirada na Lei da Pureza Alemã, criada em 1516, pelo Duque da Bavária, contendo somente quatro ingredientes: água pura, malte, lúpulo e levedura.

Cervejaria Edelbrau – Nova Petrópolis

No mercado cervejeiro desde 2011, a Cervejaria Edelbrau surgiu com o propósito de ofertar cervejas e chopes de qualidade, além de resgatar a cultura festiva de seus antepassados, os imigrantes alemães.

Cervejaria Gram Bier – Gramado

A Gram Bier nasceu de um sonho de beber cervejas com sabor marcante, aroma equilibrado e corpo consistente. Um sonho de alcançar um novo patamar de qualidade e complexidade na indústria cervejeira. Desde 2014, a Gram Bier oferece seus produtos aos mais exigentes paladares, em releitura de estilos da cerveja do velho e do novo mundo.

image
Foto: Ana Pacheco/ Divulgação

Cervejaria do Farol – Canela

Em 2003, através da presença da família Bausch, chega a Canela a Cervejaria do Farol. Muito cuidado na fabricação, pureza dos ingredientes e o resultado: um produto do mais alto grau de qualidade e pureza.

“Mais um atrativo para os visitantes desta bela região serrana. Gramado, assim como as outras cidades, explora um segmento em pleno crescimento e acrescenta mais um atrativo especial a sua lista de principais visitações. Venham para a Serra e deliciem-se com as cervejas artesanais”, pondera Rosa Helena Volk, Secretária de Turismo de Gramado.