/Bento em ebulição

Bento em ebulição

Morei por cinco anos em Bento Gonçalves, lá nos idos de 2000, naquele tempo a cidade já apresentava uma tendência ao desenvolvimento do turismo, que nasceu pelas mãos do empreendedor Tarcísio Michellon. Naquela época já existia os Caminhos de Pedras. No entanto, outros roteiros já começavam a ser desenhados. Nos últimos dez anos, Bento Gonçalves vem trabalhando muito intensamente na promoção do turismo.  E, neste final de semana, estive na cidade para conhecer alguns produtos turísticos que ainda não conhecia. Ter estado lá como colunista especializada em turismo, foi mais que interessante.

image
(Foto: Eduardo Benini/divulgação)

A noite começou com a Colheita ao Luar, que acontece na Vinícola Lovara.  Uma experiência enogastronômica deliciosa e única. Já comecei gostando de ouvir o sotaque herdado dos imigrantes italianos que aportaram no Brasil há 140 anos.  Os “sommeliers” nos esperaram com uma taça de espumante, na loja da vinícola, onde foi servido um jantar com a típica massa da região, harmonizada com três vinhos e dois espumantes.

image
(Foto: Eduardo Benini/divulgação)

Esse momento foi sensacional! Já estava bom, porém, para minha surpresa, o melhor ainda estava por vir, foi aí que fomos conduzidos ao parreiral onde se pode colher uva à vontade, ao som de uma boa música e mais espumantes harmonizados com o sabor colonial da região – sinceramente, foi uma noite única! E para completar todo o romantismo que caracterizava aquele momento, veio a chuva para dar as boas-vindas, uma espécie de bênçãos aos afortunados que estavam presentes.

image
Vale dos Vinhedos. (Foto: Divulgação)

O convite para estar ali partiu do Secretário de Turismo, Gilberto Durante, com o apoio da agência Vale das Vinhas, de Sabrina Cardoso, que oferece todo um atendimento personalizado. Fundada em 1999, a empresa exerce atividades de comercialização de pacotes turísticos dos diversos roteiros e atrativos da região, com atuação no turismo receptivo e emissivo de eventos.  Conforme Sabrina a meta é “transformar a viagem dos clientes em um momento único e inesquecível”. Atualmente, a empresa trabalha aproximadamente com 16 roteiros.

image
(Foto: Rozangela Allves)

Outro parceiro desta jornada foi o Hotel Vinocap, de propriedade de Carmen e Irajá Vasseur, que este ano completará 47 anos de fundação. Há 5 anos o hotel foi ampliado passando a contar com 88 leitos, nas categorias Luxo e Luxo Superior. Uma das características marcantes do empreendimento é destacada pela gerente, Soraia da Veiga, a qual aponta que “o antigo conversa com o moderno de forma tranquila. O antigo prédio era residencial, posteriormente transformou-se em um hotel moderno”.

image
(Foto: Divulgação)

Atualmente, o hotel possuiu 252 leitos e 119 apartamentos, tem uma média de ocupação anual na casa de 55%. Soraia aponta que “muitos dos clientes voltam, e quase se transformam em moradores, isto pelo fato de se ter um atendimento acolhedor. Durante a semana é o turismo executivo que predomina, já no final de semana é particular”.

O hotel, que hoje tem 38 funcionários, está prestes de receber uma nova reforma em sua parte “antiga”. A ideia, segundo Soraia, “é ter apartamentos Standard, Luxo e Luxo Superior, ar condicionado em todos os quartos e ainda, ampliar ainda mais a segurança do hotel”.  Na visão da gerente, o diferencial do hotel é a sua localização e o trabalho que desenvolvem para que o hospede se sinta em casa.

image
(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Turismo, em parceria de diversas entidades, está promovendo o Bento em Vindima, uma programação intensa que segue até o dia 15 de março. Além dos mais variados passeios, os turistas encontrarão neste período, diversos eventos, como o já citado Colheita ao Luar, para o Jantar sob as Estrelas, como diz o próprio slogan “o céu é o cenário perfeito”, além disso, serão realizados também, curso de degustação de vinhos, caminho pelas cantinas históricas, caminhada ecológica, Vivenda do Chocolate, colheita de uva, pisa da uva, entre outras tantas novidades que podem ser encontradas no sitewww.turismobento.com.br

image
(Foto: Rozangela Allves)

A região é privilegiada por sua natureza exuberante e abriga diversos recantos onde a diversidade cultural vive harmonicamente com o moderno, pois a poucos minutos do centro da cidade, é possível se visitar as “colônias” onde o agricultor vive em harmonia com os turistas, mostrando toda singeleza deste roteiro ímpar do universo gaúcho. Os passeios são cheios de romantismo. Percorrer a Eulália, sem compromisso, apenas observando o brotar das uvas, o cair das folhas da parreira, as flores que circundam as janelas, é uma experiência inesquecível. Tudo, mas tudo mesmo, que vi e vivenciei me levaram a acreditar que o melhor da vida é a simplicidade, ou ainda, que a verdadeira vida é simples.

image
A colheita durante o evento Bento em Vindima. (Foto: Divulgação)

Tudo é muito singelo e a beleza esta exatamente neste quesito, a simplicidade. Vivenciar todos estes momentos fez com que eu percebesse que alguns moradores da cidade, que hoje conta com 100 mil habitantes, tem no seu sotaque carregado, as marcas de suas origens, o que é lindo e eu amo.  O deslumbramento com o vale, com os inúmeros paredões verdes que circundam a Serra, a oportunidade de se experimentar alguns momentos de uma vida bem simples porém, charmosa, que nos remete ao lado mais lúdico da vida, faz com que a inspiração brote, o que condiz com o slogan de Bento “Pura Inspiração”. A gratidão por este momento, fez com que surgisse assim mais uma poesia para o meu caderninho.

A turista, Silvana L. C. Rodrigues, analista de PCP, de Portão, RS, afirma que “foi maravilhoso, pois conhecemos pessoas diferentes com as quais mantemos contato, uma grata surpresa”. E completou dizendo, “recomendo a visita e com certeza iremos repetir em outra oportunidade”.

Neste período do ano a cidade está excepcionalmente linda e adornada pelos imensos parreirais, e visitar as cantinas é mais que um convite, é uma obrigação, para se experimentar esta nobre bebida que pode ser encontrada em pequenas propriedades que dividem espaço com as mais que renomadas vinícolas premiadas internacionalmente.

image
(Foto: Divulgação)

Bento, também é aventura e adrenalina

Tem novidade turística em Bento! É o Parque de Aventura Gasper, que fica localizado na Rota Rural Encantos da Eulália, em torno de um imenso vale que é para tirar o fôlego de qualquer mortal.

image
(Foto: Divulgação)

Conhecido como “Paredão da Eulália”, os amantes da natureza e da aventura tem no local uma oportunidade ímpar de se deliciar com as atividades que o parque oferece. Como por exemplo, rapel, a Via Ferrata, Escalada Vertical, tirolesa, paintball, arvorismo e o quadriciculo. Na Tirolesa, por exemplo, são 750 metros de extensão divididos em duas etapas onde o aventureiro se desloca através de equipamentos apropriados e de segurança, deslizando através de roldanas presas em dois cabos de aço, à 60 metros de altura, passando ao lado do monumental  “paredão”, conforme é conhecido.

image
Mapa do local. (Divulgação)

 

A descida de rapel tem como ponto inicial a plataforma, que fica há 135 metros de altura e o percurso é de 60 metros. Além das atividades individuais, a equipe atende também treinamentos empresariais.