/Braztoa realiza 4ª edição do Prêmio de Sustentabilidade no RJ

Braztoa realiza 4ª edição do Prêmio de Sustentabilidade no RJ

Foto: Vencedores do Prêmio de Sustentabilidade (Crédito: Divulgação)

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) anunciou os ganhadores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2015, cuja cerimônia de premiação aconteceu na sexta-feira, 27, no Royal Tulip São Conrado, no Rio de Janeiro. Na categoria Meios de Hospedagem, o Hotel Bangalôs da Serra de Gramado ganhou a segunda posição.

 

Nessa categoria concorreram os seguintes empreendimentos Cambará Eco; Bangalôs da Serra; Fazenda Campo dos Sonhos; Ilha de Mato e Pousada Flutuante Uacari.

Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a Braztoa congrega as mais conceituadas empresas do setor.

A premiação foi celebrada durante a Convenção Braztoa 2015, que ocorre em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau. Os jurados avaliaram os cases individualmente, considerando critérios previamente estabelecidos, e suas escolhas foram reunidas pela Eccaplan, que faz a consultoria do Prêmio e foi responsável por agrupar, fazer a contagem dos votos e elencar os cinco mais votados dentro de cada categoria, para que se chegasse aos nomes que vão à final. O resultado veio da apuração do número recorde de 67 inscritos.

Já nas categorias Associados Braztoa disputaram Agaxtur; BWT; CVC; Maktour e TAM Viagens, e na premiação Agências de Viagem, participaram Compadres Turismo; Instituto Mamede; Master Turismo; Vento Sul Turismo e Viviane de Souza Lemes-ME / Flanar Turismo Pedagógico Técnico e Cultural.

Foto: Da esquerda para direita: Rosa Helena Volk , secretária de Turismo de Gramado, Claudio Souza e Cândido Borges, diretores  da Vento Sul Turismo, Nestor Tissot  e o prefeito de Gramado, comemorando a conquista do prêmio.

Crédito: Divulgação

Sustentabilidade no turismo

Na Braztoa, sustentabilidade não é um conceito abstrato – ela é aplicada no cotidiano de nossas atividades e projetos. Braztoa foi pioneiro em internalizar e disseminar a cultura de sustentabilidade para as operadoras de turismo e para os parceiros do setor no Brasil, com base em três pilares: sociocultural, ambiental e econômico.

Em 2011, foi criado o Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), com o objetivo de transportar os conceitos do tripé definido pela associação – sociocultural, ambiental e econômico – para ações práticas que permitissem às empresas incorporar os benefícios da Sustentabilidade à sua gestão.

Uma ação de grande destaque no Programa é o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que teve sua primeira edição em dezembro de 2012: uma iniciativa inédita para reconhecer as melhores práticas do mercado, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro. As empresas finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade passaram por um criterioso processo de avaliação e pela análise de uma comissão julgadora.

Foto: Cláudio Souza e Conrado Andrade na noite da premiação. (Crédito: Divulgação)

 

As diretrizes do Turismo Sustentável defendidas pela Braztoa são: Respeitar a legislação vigente, Garantir os direitos das populações locais, Conservar o ambiente natural e sua biodiversidade, Considerar o patrimônio cultural e valores locais, Estimular o desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos, garantir a qualidade dos produtos, processos e atitudes, Estabelecer o planejamento e a gestão responsáveis.

Recebendo o prêmio pela segunda vez consecutiva, na categoria Agência de Viagem, a Vento Sul de Gramado, levou o primeiro lugar do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Para o diretor da empresa Cláudio Souza “é uma honra muito grande, e um incentivo muito especial para seguirmos atuando com dedicação a esta área do Agroturismo, que além de descentralizar o turismo da cidade, possibilita a geração de renda par aos colonos. Para nós este são os fatores de maior relevância do prêmio.”

Foto: A Agência de Viagens Vento Sul, que organiza roteiros de Agroturismo foi uma das premiadas. (Crédito: Divulgação)

 

Os roteiros de Agroturismo de Gramado, nasceram em 2002, e hoje contam com seis rotas sendo que são comercializados três. Porém, todo o entorno dos roteiros é beneficiados com o fluxo turístico.

Foto: O Hotel Bangalôs da Serra também foi um dos premiados. (Crédito: Divulgação)

 

Já na categoria Meios de Hospedagem, o vencedor do Rio Grande do Sul foi o Hotel Bangalôs da Serra, com o projeto  “mais que um negócio, um projeto de vida”.  Participando pela primeira vez e recebendo segundo lugar na premiação, o proprietário do Bangalôs da Serra, Lineu Kern  vibra com o resultado e diz “ é a nossa filosofia de vida, fazemos a nossa parte e este prêmio  é um incentivo e um reconhecimento, vejo também como importante para que outras empresas participem também”. O Hotel não fez nenhuma adequação para participar desta premiação, apenas apresentou o projeto que faz parte do dia a dia. O hotel que fica em uma área de 30 mil metros quadros e tem 150 leitos.