/Campus da UFRGS no Vale dos Vinhedos

Campus da UFRGS no Vale dos Vinhedos

(Foto: Monica Lovera)

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) estiveram reunidos na tarde de sexta -feira, dia 20 em Nova Pádua, onde foi realizado o primeiro encontro anual de 2015. Entre os assuntos, a confirmação da indicação de área no bairro Garibaldina, no Vale dos Vinhedos, para a instalação do futuro campus da UFRGS na Serra.

No encontro, o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus apresentou uma área de 23 hectares, de propriedade da instituição, localizada no Vale dos Vinhedos, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, a qual está disponível para a construção do Campus. A notícia foi recebida com euforia pelos prefeitos. Muitos deles se manifestaram agradecendo a disponibilidade, uma vez que, por ser de propriedade do Governo Federal, facilitaria a doação para a Universidade.

O terreno está localizado em área nobre, a 5km de Garibaldi, 8km de Bento Gonçalves, 10km de Carlos Barbosa, 10km de Monte Belo do Sul, 35km de Farroupilha e 60km de Caxias do Sul. Além disso, a área fica a 2km da interseção com a RS-453. O campus deverá ocupar uma área de 23 hectares, localizada no bairro Garibaldina, na estrada que liga as comunidades do bairro Borghetto e Linha Baú.

(Foto: Monica Lovera)

O prefeito Antonio Cettolin explica que a área foi oferecida pelo atual chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus. “Naquela ocasião Zanus nos chamou para uma conversa juntamente com o vice-prefeito, Antônio Fachinelli, onde fez todo um mapeamento sobre a ocupação deste terreno que oferece excelentes condições para a construção do campus”. A topografia do local é levemente acidentada, estando livre de impedimentos ambientais e com uma estrutura logística praticamente pronta. Cetolin acredita que este seja um passo extremamente importante, uma grande oportunidade. “É uma área neutra, um patrimônio da União que está sendo ofertado para a Região”, enfatizou.

O presidente da Amesne deverá, em audiência, juntamente com prefeitos da região e o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho nos próximos dias, entregar um documento para o Reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto.