/Canela celebrará mês alusivo ao combate do câncer de mama

Canela celebrará mês alusivo ao combate do câncer de mama

Em comemoração ao Outubro Rosa, a Coordenadoria Municipal da Mulher, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) com o apoio da Prefeitura de Canela promoverá durante todo o mês de outubro ações de combate ao câncer de mama. A campanha visa a sensibilizar as mulheres para a importância da prevenção e do tratamento da doença.

Foto: Prefeitura Municipal de Canela/ Divulgação

 

Serão ações voltadas às mulheres com ofertas de exames preventivos de mamografia e Papanicolau, além de orientações sobre a saúde da mulher, enfatizando a prevenção através do diagnóstico precoce.

O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar a população para este assunto.

A abertura oficial acontecerá na Casa de Pedra, com monólogo de Núbia Gallas e Apresentação da Tenda de Ísis, às 19 h.

Detecção precoce

Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos e as mulheres com história familiar de câncer de mama bilateral),  devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.