/Canela se despede da Festa Nacional da Música

Canela se despede da Festa Nacional da Música

Chegou ao fim ontem, 22 mais uma edição da Festa Nacional da Música, evento que reuniu em Canela, na Serra Gaúcha grande nomes do cenário musical brasileiro. Foram dias de debate sobre a indústria, palestras e, claro, muitos shows e animação, tudo isso nos espaços do Hotel Laje de Pedra.  

Entre as atrações da Festa esteve o Ninho da Criação que proporcionou conhecer as histórias que inspiraram músicas inesquecíveis. Neste ano, em sua terceira edição, o projeto levou ao palco Marcos Sabino, Nando Cordel, Paulo Massadas e Sá, da dupla Sá e Guarabyra, que fizeram da ocasião a oportunidade de trocar experiências e revelar as curiosidades que cercam o seu trabalho.

Foto: Ninho da Criação (Crédito: Mauro Vieira/ Divulgação)

 

Massadas registrou que o “compositor é um sensitivo” que capta a beleza ao seu redor para criar, mas que também tem de lidar com a pressão. Foi o caso da composição de “Um Dia de Domingo”, eternizada na voz de Gal Costa e Tim Maia, um trabalho realizado em 24 horas. “A letra da música tinha de ficar pronta até o meio-dia. Foi o ‘faz ou morre’”, brincou Massadas.

Foto: Sá, da dupla Sá & Guarabyra (Crédito: Mauro Vieira/ Divulgação)

 

Sá revelou que Guarabyra fez de uma grande paixão a musa para escrever “Dona”, um dos maiores sucessos da dupla, e ela era uma veterinária, o que explica frase: “Oh! Dona desses animais”. Sabino recordou que seu hit “Reluz” foi lançado justamente em Canela em 1982. A música, feita em parceira com Dalto “estourou” em todo País e, talvez por uma grande coincidência, tem a palavra canela na letra.

Foto: Paulo Massadas (Crédito Mauro Vieira/ Divulgação)

 

“Gostoso Demais” foi a canção feita por Nando Cordel para sua mulher, após uma temporada de seis meses longe de casa, e que mostra a saudade de um homem apaixonado pela sua amada. Além dessas e outras histórias e curiosidades, o Ninho da Criação oportunizou um momento de confraternização para os músicos.

Foto: Marco Sabino (Crédito: Mauro Vieira/ Divulgação)

 

A amizade evidente entre eles e admiração mútua fez do papo conduzido pela cantora Giza Nunez um momento único em que outros grandes sucessos da MPB – como “Me dê Motivo”, “De Volta para o Aconchego”, “Em Dia de Rodeio”, “De Qualquer Maneira”, “Retratos e Canções” – fossem relembrados em coro com a plateia.