/Canela se prepara para o Revezamento da Tocha Olímpica

Canela se prepara para o Revezamento da Tocha Olímpica

Canela receberá no dia 8 de julho o Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. A contagem regressiva para este momento único e histórico para a cidade segue com muitos preparativos.
Conforme o chefe da força-tarefa do revezamento da Tocha no município e coordenador de Comunicação Social, Tarcísio Roddrigues, diversas reuniões estão sendo realizadas com os setores do município e com o Comitê Estadual para organizar o evento em Canela, seguindo as orientações do Comitê Olímpico Rio 2016. “O Comitê organizador não permite a divulgação de alguns detalhes do evento, nem quem irá carregar a tocha, neste momento. Mas estamos muito empenhados nos quesitos de preparação e esperamos contar com a participação de toda a comunidade e realizar um grande espetáculo”, destaca Tarcísio Roddrigues. (Foto: Ricardo Varela/ Divulgação)
O pré-roteiro do revezamento contempla em sua temática os Valores Olímpicos e do Esporte, que estão presentes na formação de um atleta. Desta forma, durante o trajeto percorrido pelos condutores, haverá 12 estações e cada uma destas estações levará o nome de um dos valores, como amizade, excelência, união, diversidade, coragem, concentração, equilibrio, liderança, igualdade, cooperação, saúde, inspiração e superação, e terá uma manifestação artístico/cultural representando na sua totalidade as principais características de Canela, com a finalidade de mostrar o quê município tem de melhor e mais expressivo.
“A chama olímpica simboliza a união de todos os povos, sabemos que o momento político do país não é positivo, contudo, mais do que a passagem da tocha, este é um evento da cidade para a cidade, um dia importante para mostrar o que Canela tem de melhor para si próprio e para o mundo dada a importância e a abrangência de mídia de um evento como este.Temos uma cidade vocacionada para o turismo e um povo hospitaleiro, alegre e solidário, que vai acolher com muito carinho o revezamento da Tocha pela cidade”, destaca Cléo Port.
O Revezamento da Tocha Olímpica no Brasil é de responsabilidade do Comitê Olímpico Rio 2016, cabendo aos municípios a mobilização através de força-tarefa na logística de recepção e passagem do símbolo pelo município. Também as despesas oriundas do evento são custeadas pelo Comitê, através dos seus patrocinadores. O município absorve apenas despesas estruturais, de comunicação visual, sonorização e agentes de trânsito.

 

Foto: Divulgação

Sobre o Revezamento
O Trajeto:
O percurso definido pelo Comitê Olímpico possui 2,4 km, com horário previsto para o início às 15h em frente à entrada do Parque do Palácio, seguindo pela Av. Osvaldo Aranha até a Praça João Corrêa, continuando pela Av. Júlio de Castilhos, rua João Pessoa, rua São Francisco e Av. Visconde de Mauá, até a Catedral de Pedra, local do show de encerramento. Após o término das apresentações, o símbolo olímpico seguirá até o Parque do Caracol e o Parque da Ferradura para coleta de imagens de vídeo e fotos para material oficial dos Jogos Rio 2016.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Canela

Os Condutores:
A escolha dos condutores da Tocha nos municípios é de responsabilidade do Comitê Olímpico e seguiu os mesmos critérios dos jogos realizados em outros países, utilizando uma modalidade democrática, em que as pessoas com uma história relevante de vida e interessados em participar do evento tiveram a oportunidade de se inscrever no site oficial dos Jogos Rio 2016 ou no site dos patrocinadores, Coca-Cola, Nissan e Bradesco. As pessoas com as melhores histórias de vida foram selecionadas para conduzir a Tocha. Além disso, o Comitê Olímpico nomeará atletas profissionais com vínculo com as regiões para integrar o revezamento. Por uma questão de segurança os nomes dos condutores não serão divulgados pelo Comitê.