/Canela trabalha na consolidação do Sonho de Natal

Canela trabalha na consolidação do Sonho de Natal

(Foto: Sergio Azevedo)

Em sua 27ª edição, o Sonho de Natal de Canela trabalha com uma concepção que deve se manter nas próximas edições, em razão do trabalho de consolidação da marca e do investimento em espetáculos. “A continuidade é a base forte de tudo. Teremos, assim, um produto turístico que vai nos ajudar na temporada de Natal na região”, afirma o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Leandro de Oliveira. Além de ver o crescimento de visitantes, automaticamente a economia tem um acréscimo considerável, lembra. “Mas o principal de tudo é que um evento bem pensado e planejado, que leva o nome da cidade para o Brasil inteiro.”

(Foto: Sergio Azevedo)

O último final de semana do Sonho de Natal teve como destaque a estreia do Mosaicos de Natal – uma projeção mapeada na Catedral de Pedra com equipamentos de última geração e alto nível tecnológico. Os 65 metros de altura e 30 de largura da igreja são cobertos totalmente, transformando a sua arquitetura peculiar em um espetáculo inédito que encanta crianças e adultos. A atração não tem cobrança de ingresso.

(Foto: Sergio Azevedo)

O EVENTO

A antecipação do evento para o início de novembro foi, na avaliação do secretário, o maior acerto de Canela. “Chegamos ao final do mês com um incremento de 15% a 20% na economia da cidade, o que já é um dado significativo”, comemora. Leandro lembra que um público muito forte do Sul do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – tem visitado a cidade. “Mas com a promoção forte que fizemos neste ano do destino Canela e do Sonho de Natal em vários Estados Brasileiros, também estamos vendo muitos turistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de nordestinos”, conta.

(Foto: Sergio Azevedo)

VISITAÇÃO

Para Leandro, Canela está renascendo com o Natal, aproveitando o grande palco que proporciona ao turista: a Catedral de Pedra, que recebe os principais espetáculos, ao longo de uma avenida que transpira o espírito do bom velhinho. “Acreditamos na conscientização da comunidade para a importância dessa transformação no período do evento. Dezembro deve ter um aumento ainda maior na presença de visitantes”, diz. Leandro acredita que o fluxo seja 20% superior se comparado a 2013.

(Foto: Sérgio Azevedo)

CRIAÇÃO

O processo criativo do Sonho de Natal tem como principal objetivo assumir o turismo de Canela. “É o maior evento de nossa cidade, e veio ao encontro do que imaginávamos junto com o prefeito Cléo Port. Não vamos nunca esquecer que o Sonho de Natal é feito para encantar e emocionar a todos das mais diversas idades, além de se propor a apresentar o verdadeiro sentido do Natal.” Para ele, tudo o que é feito tem muito carinho e criatividade – caso da Vila dos Sonhos.

(Foto: Sergio Azevedo)

Situada na Praça João Correa, a Vila foi concebida após dois meses de execução das sete casinhas e de todos os elementos decorativos. A arquiteta Luciana Urbani está entre os profissionais responsáveis pelo local. Cenógrafa com formação na Espanha, reforça que a “inspiração vem do mágico”. “Com a Vila dos Sonhos concluída, vemos que o espírito natalino está na felicidade das pessoas que vêm visitar a praça”, analisa. Mesmo que os elementos pareçam irreais, os visitantes podem tocá-los para ter a certeza se são ou não fakes. “A cenografia é de cinema mesmo. Recria uma sensação de Disney, onde adultos viram crianças.”

(Foto: Sergio Azevedo)

Ela explica que o projeto da Vila foi desenhado em fevereiro, quando se imaginou a praça em tom natalino e a mesma foi apresentada a Rodrigo Cadorin e Lisiane Urbani, diretores da D’Arte Multiarte, idealizadora da Vila dos Sonhos e empresa Diretora Artística do evento. “A partir daí tivemos o briefing para um trabalho que levou dois meses e meio para ser concluído”, conta Luciana.

(Foto: Sergio Azevedo)

PLANEJAMENTO

Leandro de Oliveira lembra que o Sonho de Natal é planejado o ano inteiro. “Isso é feito em um trabalho conjunto da Secretaria de Turismo, D’Arte, Fundação Cultural e Oficina da Música. Queremos profissionalizar cada vez mais o evento, e quem não estiver inserido neste contexto, não terá vez. Sabemos do que Canela precisa, por isso, já estamos programando o Sonho de 2015 com muitas novidades.”

(Foto: Sergio Azevedo)

Para a 28ª edição, ele confirma novas modificações no Sonho de Natal: a festa terá grandes atrações também durante a semana, para que os visitantes estejam e se sintam em casa para ficar em Canela. “A temporada natalina na região está cada vez mais consolidada e há opções para todos os gostos e públicos”, analisa.

(Foto: Sergio Azevedo)

PROFISSIONAIS

A produção artística do evento envolve em torno de 600 profissionais, dos marceneiros aos bailarinos envolvidos em cada detalhe e espetáculo. São talentos da cidade e da região, cerca de 5% de artistas vem de fora o que significa um importante intercâmbio de experiências e um fomento à cultura local.

O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Leandro de Oliveira. (Foto: Sergio Azevedo)
Rodrigo Cadorin, diretor da D’Arte Multiarte. (Foto: Sergio Azevedo)

RECURSOS

Para Leandro, o trabalho em torno do Sonho de Natal não pode parar. “Para nós é o ano inteiro, pois a busca de recurso é muito intensa e depende de um trabalho forte.” Com essa postura profissional, ele lembra que o Sonho de Natal tem ganhado força junto aos patrocinadores e está se fortalecendo cada vez mais. “Mostramos que podemos fazer um belo evento, e isso vem chamando atenção não só de patrocinadores, mas do Brasil inteiro, que já está pedindo por nossos espetáculos. Mas temos a consciência que o trabalho esta apenas começando e que a muito por se fazer ainda”, diz o secretário.

(Foto: Sergio Azevedo)

Texto: Glaucia Nielsen