/Capacitação de equipe para turismo LGBT em hotel da capital

Capacitação de equipe para turismo LGBT em hotel da capital

 

Uma turma de 19 funcionários do hotel Íbis Styles participou, na tarde da quinta-feira, 18, do workshop de capacitação Porto Alegre Turística LGBT. A qualificação é realizada pela Escola Social de Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), nas instalações do próprio hotel, com o objetivo de disseminar junto aos serviços receptivos da cidade boas práticas de atendimento a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O Íbis Styles é o terceiro hotel a aderir ao programa Porto Alegre LGBT.

A programação iniciou com a assinatura da Carta Compromisso que confirmou a adesão da empresa ao programa. Assinaram o termo o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e a gerente-geral do hotel, Giovana Fillipini. Segundo o secretário, o público LGBT é um segmento importante no turismo mundial. “Nossa tarefa é gerar fluxo de turistas para Porto Alegre e fazer a nossa cidade acolhedora para todos, pois somos todos iguais”, reforçou Moraes.

Participaram funcionários da recepção do hotel, do restaurante, governança e limpeza. A atendente de hospedagem Valéria Barcellos, acredita que a qualificação contribui para derrubar o preconceito com o público LGBT. Transexual, ela trocou os documentos no ano passado. Para Valéria o workshop auxilia no acolhimento dos turistas deste segmento, unindo teoria e prática. “O hóspede passa a se identificar e ter uma proximidade com o lugar, pois sabe que existe respeito com o público LGBT ali”, destacou. (Foto: Divulgação)

640x0-28747-9500-113
Foto: Divulgação

 

Criado com o apoio técnico da Secretaria-adjunta da Livre Orientação Sexual da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, o workshop dissemina boas práticas de acolhimento nos serviços receptivos da cidade, atendendo ao objetivo principal do programa Porto Alegre LGBT, lançado em 2015 e reconhecido oficialmente pela Embratur, de incrementar o fluxo de turistas deste segmento na cidade.

Porto Alegre, RS - 22/09/2015 Porto Alegre lança programa de Turismo LGBT na 43ª Feira da ABAV Foto: Acervo Shutterstock/Divulgação PMPA
Foto: Divulgação

As qualificações são gratuitas, abertas a empresas de turismo e hospitalidade, entidades de classe relacionadas ao setor e equipes que trabalham junto a atrativos turísticos, como museus, centros culturais, entre outros. As turmas são formadas a partir da demanda com, no mínimo, 15 participantes. Os workshops ocorrem no auditório da SMTUR (Travessa do Carmo, 84 – bairro Cidade Baixa), e também podem ser feitos in company.