Cinco lugares maravilhosos para tomar um café da manhã

Nesta época do ano vale acordar mais cedo e sair para sentir o sol e o friozinho. Tomar um café em um lugar agradável e aconchegante faz todo o sentido para começar o dia de forma bem diferente, especialmente aos finais de semana, que temos mais tempo e queremos relaxar. Pois bem, eu fiz isto. Foi uma maratona que levou algum tempo para ser concluída. Só falo para vocês que estas cinco dicas são imperdíveis. Sei bem que tem muito mais, mas fica difícil ir em todos os hotéis que temos em Gramado, Canela e Porto Alegre, cidades referências para estas dicas. (Foto: Rozangela Allves)
O café da manhã é a principal refeição do dia e isso é uma unanimidade. E que tal mesmo que você more em uma destas cidades sair turistando por aí e começar por um belo e delicioso café da manhã? Lugares onde alia-se qualidade nos produtos, sabores indescritíveis, natureza, se possível ar livre, (não foi o caso). Os cinco endereços listados abaixo têm, cada um, seu charme. São ótimas sugestões para pôr o plano em prática neste sábado ou domingo. Preciso confessar que a situação de não poder ingerir a proteína do leite e o glúten me limita bastante, mas dei uma fugida um dia destes e como se diz “jaquei”, aliás diga-se de passagem quando temos estes problemas parece que somos verdadeiros prisioneiros, e se um dia foge da regra parece que estamos livres para voar. Que sensação maravilhosa!
La Hacienda um lugar perfeito

Foto: Rozangela Allves

Este café da manhã já inicia pelo passeio para chegar no “LUGAR”, em maiúscula mesmo porque é muito lindo, muito mesmo, olhe estas fotos, que mostram um pouco do que é, mas ao estar por lá a sensação é muitoooo melhor. A mesa farta, com todos os melhores ingredientes possíveis e todos, mas todos os 46 itens servidos, sem exceção são de uma delicadeza ímpar. Sempre que vou ao La Hacienda faço uma espécie de captura do Jeremias Polidoro, uma pessoa mais que querida, finérrimo, as conversas são interessantíssimas, muito bom estamos sempre fazendo download do que ocorre no setor. Nossa, muitas notícias, as melhores são as impublicáveis (rs…) Entre tantas delícias escolhi esta receita, porque esta iguaria, foi introduzida no Brasil unicamente pelo Estado de Pernambuco, inclusive ele foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco. Pensa que este bolo é pouca coisa? Não é não… Se animar corre lá e faz… ou vai lá no La Hacienda experimentar, pode ter certeza que não se arrependerá.

Foto: Rozangela Allves

Bolo de Rolo de queijo e goiabada

Ingredientes Massa:
1xícara de manteiga sem sal
2 xícaras de açúcar refinado
8 gemas de ovo
2 xícaras de farinha de trigo
8 claras em neve

Foto: Rozangela Allves

Preparo Massa:
1. Bata os ovos com o açúcar e a manteiga derretida.
2. Acrescente a farinha de trigo até obter uma mistura homogênea.
3. Acrescente as claras em neve.
4. Em uma forma untada, acrescente um pouco da mistura, somente para cobrir o fundo da forma.
5. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por 5min.
6. Vire o bolo em um pano úmido e reserve.

Foto: Rozangela Allves

Ingredientes Recheio:
3 xícaras goiabada picada
1 xícara de queijo parmesão ralado fino
½ xícara de água

Foto: Rozangela Allves

Preparo Recheio:
1. Derreta a goiabada com a água até atingir o ponto de geleia.

Foto: Rozangela Allves

Montagem:
1. Espalhe a mistura do recheio sobre a massa já pronta, cobrindo toda a superfície dela.
2. Polvilhe o queijo ralado.
3. Com a ajuda do pano úmido, enrole devagar, tentando fazer o maior número de camadas.
4. Finalize com açúcar de confeiteiro polvilhado sobre o bolo.

Foto: Rozangela Allves

Serviço:
Valor: R$ 65,00 + 10% por pessoa
Aberto ao público sábados e domingos, com reservas antecipadas.
Endereço: Estrada Serra Grande, nº 4200 – Gramado-RS
Telefones: (54) 3295-3025 – (54) 99171-7798
www.lahacienda.com.br

Foto: Rozangela Allves

Um amor de lugar

Eu tenho uma paixão bem especial pela rede Plaza São Rafael, inicia que Carlos Henrique Schimtz, um dos proprietários da Rede é uma pessoa pra lá de especial, através dele conheci pessoas incríveis, vou citar somente algumas: Claudia Horbe, Carlos Higgie, Zart, e Abdon Barreto. Já perdi a conta das vezes que me hospedei nesta rede, seja em Porto Alegre, em Santa Catarina ou em Salvador, em todos eles o café da manhã é maravilhoso.

Foto: Marcelo Schmidt/Divulgação

Imagina na Bahia com aquelas tapiocas escandalosamente deliciosas. Vale a pena visitar todos…. Mas em Porto Alegre tem o Brunch do Plaza aos domingos que faz um tremendo sucesso. Por lá fiquei horas e horas no maior bate papo, com a Claúdia Horbe e com Carlos Henrique, afinal são muitos assuntos a serem colocados em “ordem”, mercado hoteleiro, ao mercado da comunicação e da política sempre estava na nossa pauta, aliado a tudo isto, ia aos poucos me deliciando com os sucos feitinhos na hora, pães, queijos, frios, saladas, crepes e mini batatas rosti com catupiry, croque monsier e escalopes de mignon com cogumelos frescos, entre outras tantas variedades, a cada edição, atraindo novos fãs e amigos para um tipo de refeição diferente, bem balanceada e agradável. Vale a pena conferir.
Ah tem mais aliás, muito mais… veja algumas das dicas… Clericot Plaza, Queijo Parmesão Cunhado, Lagarto à Escabeche, Baguete Rústica, Baguete Escandinava, Brusquetas de Salmão Defumado, Tomates Confitados em Ervas, Rocambole de Cream Cheese, Rúcula, Palmito e Champignon, Tortilla de Espinafre, Quiche de Alho-poró com Gorgonzola, Penne ao Funghi, Risotos e Mousse Crocante de Chocolate são, entre outras opções, parte deste festival de sabores.
Como todos sabem , Brunch é a junção das palavras “breakfast” e “lunch”, que significam café da manhã e almoço. A história diz que a refeição nasceu na Inglaterra, no fim do século 19, quando, depois de uma noite de muita festa, ninguém conseguia acordar muito cedo. Por isso, ele é tradicionalmente servido aos domingos, como uma refeição tardia que começa da metade para o final da manhã e se estende até o meio da tarde (ou enquanto durar a animação dos convidados – em caso de eventos fechados).

Foto: Marcelo Schmidt/Divulgação

Quiche de Alho Porró

Ingredientes:
350 g de farinha de trigo
200 g manteiga sem sal
1 ovo
Quanto baste de sal refinado

Modo de Preparo:
Peneirar a farinha de trigo e o sal
Juntar a manteiga e misturar até formar uma massa homogênea
Juntar o ovo levemente batido
Se necessário, adicionar mais farinha
Levar a massa à geladeira, por 30 minutos, para descansar
Monte nas forminhas de quiche e asse com um pouco de feijão para a massa não subir.

Recheio:
1 alho porró cortado em meia lua e salteado em azeite de oliva
6 ovos
2 caixinhas de creme de leite sem soro
4 colheres de sopa de queijo gorgonzola ralado grosso

Foto: Marcelo Schmidt/Divulgação

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes e envolva-os bem, coloque nas forminhas e asse por mais ou menos uns 40 minutos em forno a 150 graus.

Serviços:
Valor: R$ 78,00 + 10% por pessoa
Domingos das 11h às 15h – Não é necessário reservar
Endereço: Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS,
Telefones: (51) 3220-7000
http://www.plazahoteis.com.br/saorafael

Laje de Pedra Hotel & Resort em Canela

Foto: Laje de Pedra Hotel & Resort/Divulgação

Perdi a conta de quantas vezes tomei café da manhã no Laje de Pedra, com os mais diversos amigos, e por lá fiz muitas amizades, sempre fui muito bem atendida por todos eles, mas o Derli e a Nadir sempre presentes no café da manhã, muito me fizeram rir, afinal hotelaria é hospitalidade. Na verdade, é quase um café colonial. São mais de 80 variedades que servem diariamente. Além de todas estas variedades tem uma ilha voltada a produtos diets e lights e para quem é intolerante à lactose e ao glúten. Um deleite para quem acorda em um espaço paradisíaco. Mas se você não está hospedado e deseja tomar um café da manhã pra lá de especial, você pode participar, o buffet é bem variado são diversos tipos de pães, bolos, sanduiches, frutas das mais variadas, a minha predileta sempre é a salada de fruta. Iogurte geleia, sucos, manteiga, ovos mexidos, molho de salsicha, pão de queijo e folhados quentinhos. Café e variadas opções de chá. Não por acaso o Laje de Pedra vem colecionando prêmios das publicações especializadas como o Melhor de Café da manhã de Canela.

Foto: Rozangela Allves/ Divulgação

Bolo Diet sem Lactose
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de Fermento químico
4 ovos
1 xícara de óleo de girassol
1,5 xícara de açúcar dietético
Modo de Fazer:
Misturar os ingredientes secos. Bater os ovos com o óleo e acrescentar à mistura seca, até obter uma massa homogênea. Assar em forma untada e enfarinhada por aproximadamente 40 minutos a 180 graus.

Foto: Laje de Pedra Hotel & Resort/Divulgação

Serviço:
Valor: 35,00 + 10% por pessoa
Todos os dias das 7h às 10h – Não precisa fazer reserva
Endereço: R. das Flores, 222 – Condomínio Laje de Pedra
Telefones: (54) 3278-9200
http://www.lajedepedra.com.br

Fartura

Foto: Hotel Sky/ Divulgação

O café da manhã é a minha refeição preferida e volta e meia eu vou lá no Hotel Sky. Lá o café da manhã é muito farto, é quase um café colonial, dispõe de bolos, tortas, biscoitos, variados tipos de pães, café, leite, frios entre tantas outras guloseimas, que obviamente não posso experimentar, mas as pessoas que escolhem o Sky para começar o seu dia me contam que as tortas são imperdíveis. Também oferece produtos mais leves como frutas, iogurtes, grãos, pães integrais e sucos, aliás suco de laranja é maravilhoso. Um detalhe bem bacana em todo o período é que encontramos a Frida, uma personagem alemã, o que mantem a tradição alemã da cidade, pois Gramado é colonizada por alemães, italianos e portugueses. Os hóspedes que já conhecem o hotel já chegam perguntando pelo Apfelstrudel que é uma torta alemã, outra curiosidade e que tem fama é o bolo de erva mate, sim, e é de erva mate mesmo. O proprietário, Hilário Krauspenhar tem uma particularidade: para os amigos ele não cobra, diz ele que é a forma que encontrou para agradecer a todos por sua caminhada e “nada se faz sozinho”, disse ele.

Foto: Hotel Sky/Divulgação

Apfelstrudel
Ingredientes para massa:
300g de farinha de trigo
50g de manteiga ou margarina
1 xícara de chá mal cheia de água
1 colher de chá de sal
Manteiga derretida para pincelar a massa antes de colocar o recheio
1 gema para pincelar
Açúcar para polvilhar

Modo de Fazer:
Misture a farinha com manteiga ou margarina e amasse com a água temperada com o sal, até formar uma massa lisa e consistente como massa de pastel. Deixe descansar 30 minutos, abra a massa com um rolo, o mais fino possível, sobre um pano fino, polvilhado com farinha. Pincele com a manteiga derretida e espalhe o recheio e enrole como rocambole. Pincele com a gema e leve para assar em assadeira untada, no forno com temperatura moderada. Depois de pronto polvilhe com o açúcar e sirva morno, acompanhado com chantilly.

Ingredientes para o Recheio:
5 maçãs
100g de passas sem sementes
Caldo de ½ limão
2 xícaras de chá de açúcar
50g de manteiga ou margarina cortada em pequenos pedaços

Foto: Hotel Sky/Divulgação

Modo de Fazer:
Descasque as maçãs, corte em fatias finas, acrescenta as passas e deixe macerar no caldo de limão misturado com o açúcar. Depois de espalhar o recheio sobre a massa, distribua sobre eles os pedaços de manteiga ou margarina, enrolando, então, conforme o indicado.

Ingredientes para o Chantilly:
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (café) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite sem soro
1 pitada de fermento em pó
Modo de fazer:
Numa uma batedeira, bata o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha até obter uma consistência cremosa
Acrescente o creme de leite e o fermento e bata por mais 5 minutos.

Foto: Hotel Sky/Divulgação

Serviço:
Valor: 25,00 por pessoa
Todos os dias das 6h30 às 10h – Para grupos precisa reservar.
Endereço: Av. das Hortênsias, 594 – Planalto, Gramado – RS
Telefones: (54) 3286-4716
http://www.hotelsky.com.br

Amizade e café

Foto: Klein Ville/Divulgação

Como é bom tomar um belo café da manhã batendo um papo com um grande amigo que já rodou o Brasil, como hoteleiro. Conheci o Carlos, no Bahia Plaza depois de muito tempo o reencontrei e agora para minha surpresa ele está morando aqui na região das Hortênsias e comandando o Klein Ville Gramado e Canela. Carlos é um amigo que fala com os olhos, e este café da manha é daqueles que poderia durar um dia pois era muito assunto para colocar em ordem. Mas foi uma grata surpresa para mim o café da manhã farto e bem nutritivo com muitas variedades, um cafezinho bem especial, e aquele ovos mexidos imperdíveis, além dos benefícios comprovados pela ciência e pelos nutricionistas, convenhamos que os itens do café da manhã são simplesmente tentadores. Quem é que não ama passar manteiga num pão quentinho? Ai eu não posso… buáaaa, mas eu conheço o sabor bom demais… Sentir o cheirinho de café logo que acorda e já tascar uma mordida num bolo? Pois é assim que o dia começa bem melhor.

Foto: Klein Ville/Divulgação

Cuca de nata

Ingredientes:

3kg de farinha de trigo
200g de banha
3 xícaras de açúcar
2 colheres grandes de nata
8 ovos
300 ml de leite morno
3 colheres de fermento biológico
100g de açúcar baunilha

Ingredientes para a farofa:
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
250g de banha.
Modo de fazer:
Bater durante meia hora e deixar crescer. Bater mais 20 minutos e levar ao forno.
Rendimento:
Receita para 6 cucas.

Foto: Klein Ville/Divulgação

Serviço:
Valor: 25,00 + 5% por pessoa
Todos os dias das 6h30min às 10h – Para grupos maiores é necessário reservar.
Endereço: Rua Melvin Jones – Santa Terezinha, Canela-RS
Telefones: (54) 3282-6603
http://www.kleinvillehoteis.com.br

Caramba, já não vejo a hora de dormir só para poder acordar de novo e devorar tudo isso. E começar a visitar outros tantos locais que servem um bom café da manhã. Ah, importante dizer que o café da manhã e amigos combinam super bem, café da manhã com família combina hiper bem, e se for um café da manhã bem romântico… humm nem vou falar nada…. Deixo as dicas e se você gostar curta, compartilhe e melhor ainda, não pensa, simplesmente vai! Bom apetite.

Notícias relacionadas



Trackbacks/Pingbacks

  1. Café da manhã da Rede Klein Ville está entre os melhores da Região Sul

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Melhor do Sul - Copyrıght 2014. Todos os direitos reservados.