/Circuito Internacional de Golf e Enoturismo no Brasil

Circuito Internacional de Golf e Enoturismo no Brasil

Luiz Fernando Moraes, diretor do Belém Novo Golf Club. (Foto: Divulgação)

A partir das 8h deste sábado, 15, o Belém Novo Golf Club, na Zona Sul de Porto Alegre, torna-se o campo oficial do Circuito Internacional de Golf pelos Caminhos do Vinho – Copa Los Haroldos, evento esportivo amador que percorre a Argentina, Chile e Uruguai e pela primeira acontece no Brasil com jogos em Porto Alegre e, numa seguda fase, em Cutiriba.  Na capital gaúcha o torneio segue até domingo, 16, quando acontecerá a cerimônia de premiação marcada para as 16h. São esperados de 70 a 90 participantes no campo de 36 buracos. De Porto Alegre sairão cinco jogadores, os melhores por categoria, que irão disputar a final internacional com os melhores jogadores dos demais países em Córdoba, na Argentina, entre 12 e 15 de dezembro. Quem vencer a final, participará em junho de 2015 de torneios nos Estados Unidos. As inscrições para o torneuio em Porto Alegre se encerram nesta sexta-feira, junto ao Belém Novo Golf Clube.

(Foto: Divulgação)

Credenciais – Criado na Argentina em 2012, o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho tem como conceito conjugar e difundir o turismo e a atividade vitivinícola da América do Sul através da prática do golfe. A relação entre golfe, vinhos e turismo foi ressaltada também pelo presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe. De Rose lembrou que o golfista não viaja sozinho e por isso o esporte movimenta a economia do turismo. De Rose disse apostar também na desmistificação do golfe como esporte de elite, especialmente agora que, a partir de 2016, retomará a categoria de esporte olímpico.

Registro de edição anterior. (Foto: Divulgação)

Mercocidades – A chegada do projeto argentino ao Brasil foi estimulada pela Unidade de Turismo das Mercocidades, rede de governos locais dos países do Mercosul coordenada por Maldonado (Uruguai) e Porto Alegre. O Circuito de Golfe faz parte do Calendário de Eventos Mercocidades lançado em outubro deste ano, com a agenda de 28 cidades do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai para o próximo ano. Moraes destacou ainda o fato do Circuito Internacional ser um evento regular, com torneios anuais, o que potencializa as praças de golfe e vitivinícolas dos países participantes.

O torneio teve a largada na Argentina em março deste ano, na cidade vitivinícola de Mendoza, e até o final de dezembro terá percorrido mais de 50 diferentes cidades entre Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. Atualmente o circuito conta com 5,7 mil participantes durante todo o ano de duração do torneio.

Na organização do circuito a Andina MP&B se uniu à Bodegas Argentinas AC, câmara empresarial que reúne a maioria das principais bodegas argentinas no fomento e difusão do enoturismo e de outras atividades nos chamados caminhos do vinho, como, por exemplo, a prática de golfe entre vinhedos.