/Coleção Perlage é lançada oficialmente na Fenachamp 2015

Coleção Perlage é lançada oficialmente na Fenachamp 2015

Foto: Verônica Grassi/ Divulgação

Resultado de uma ação iniciada ainda em 2014, a coleção Perlage, formada por produtos do artesanato local com identidade e materiais garibaldenses foi lançada de forma  oficial no último sábado, dia 10, na Fenachamp 2015. A coleção apresenta peças inspiradas no espumante e foi produzida pelos artesãos de Garibaldi, com orientação das arquitetas Maria Cristina de Azevedo Moura (Tina) e Ana Luísa Lu Pomo (Lui).

Inicialmente, a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, relembrou todo o trajeto, desde a ideia de trabalhar o artesanato local com um foco mais específico, até  o resultado final. “Nosso objetivo é ressaltar a identidade de Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante, e resgatar a memória dos imigrantes e vinicultores locais que deram ao município esse legado”, enfatizou.

image
Foto: Verônica Grassi/ Divulgação

 

As arquitetas Tina e Lui, que coordenaram todo o trabalho, ressaltaram o empenho coletivo, por parte dos artesãos e da Prefeitura, em valorizar aspectos de identificação e unir esforços em nome da produção local. As consultoras auxiliaram os artesãos na produção de obras com design renovado, porém mantendo a identidade de Garibaldi e do espumante, proporcionando um diferencial atrativo aos turistas que visitam a cidade e poderão adquirir artigos que expressam a identidade cultural e a tradição da comunidade. Já a designer garibaldense Rosana Marina desenvolveu a identidade visual da marca, resultado de um estudo do processo de produção e do valor que deve ser agregado à coleção.

image
Foto: Verônica Grassi/ Divulgação

Em nome dos artesãos, Vânia Tedesco, que trabalha há 24 anos na Casa do Artesão, também acrescentou a importância do projeto e da iniciativa. “Ficamos muito felizes em ver a Coleção florescer desse jeito”, reforçou. O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, se disse orgulhoso em participar de uma mudança na postura do artesanato local e perceber que, ao final do trabalho, os produtos definem com fidelidade a cultura e a identidade de Garibaldi. “Apostamos nos artesãos, cedemos o espaço e viabilizamos a orientação de profissionais aptas para auxiliar e vemos um grande trabalho realizado em solo garibaldense”, definiu.

image
Foto: Verônica Grassi/ Divulgação

Os artigos da coleção Perlage foram produzidos com técnicas variadas, em materiais como fibras naturais, ferro, vidro e madeira, baseados no conceito “Garibaldi – Capital do Espumante” e com foco comercial. O trabalho foi viabilizado por meio do Ponto de Cultura Resgate da Memória e pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

image
 Foto: Verônica Grassi/ Divulgação

As consultoras 

Maria Cristina de Azevedo Moura (Tina) é formada em Arquitetura pela UFRGS, Ana Luísa Lo Pumo (Lui) também formada em Arquitetura pela UFRGS, tem pós-graduação em Desenho Industrial pela PUCRS. Atuam na área de arquitetura de interiores residenciais, comerciais e em design, desenvolvendo produtos para indústria moveleira. Obtiveram diversos prêmios de Design, como Prêmio Museu da Casa Brasileira (SP), Salão Design da Movelsul (RS), Prêmio Ibama, entre outros.

Conheça os melhores tours da região de Garibaldi: