/Colheita de uva é tema de documentário

Colheita de uva é tema de documentário

(Foto: Divulgação)

Mostrar os reflexos das migrações sazonais de trabalhadores e o contraste cultural entre empregados e pequenos produtores durante a colheita de uva.  Com estes objetivos, a Faculdade Cenecista, por meio do Núcleo Audiovisual Cenecista (NAC), produz o documentário À Sombra das Videiras. As gravações ocorrem entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano na Linha Paulina, no interior do município.

image
(Foto: Divulgação)

Da convivência entre produtores e trabalhadores temporários – estes vindos de outras cidades do Rio Grande do Sul e também de outros Estados à Serra Gaúcha – surge um enfoque documental que vai além da questão migratória e da necessidade de mão de obra complementar por parte dos produtores locais. Diferenças culturais, étnicas, sociais de idade e ideologias, são reconhecidas e evidenciadas durante o período da colheita.

Conforme explica o diretor do documentário, Boca Migotto, outro ponto a ser abordado é  a importância do pequeno produtor no cenário vitivinícola, tanto para evolução do setor quanto para manter viva a história da produção da uva na região. “​​O homem e a mulher do campo são responsáveis pela principal etapa no processo agroindustrial vitivinícola. Embora a cadeia produtiva se expanda, a produção das uvas na Serra Gaúcha ainda depende dos pequenos produtores, das famílias e de seu cuidado com os parreirais. Ao sol ou à sombra, eles mantém essa riqueza cultural no sul do Brasil, num esforço de permanência no campo como uma opção de qualidade de vida e oportunidade para seus descendentes”, justifica.