/Comédia argentina quebra sequência de dramas na mostra estrangeira

Comédia argentina quebra sequência de dramas na mostra estrangeira

A exibição de “Campaña Antiargentina”, o longa-metragem de estreia do diretor Ale Parisow rompeu, na noite de quarta-feira, 31 de agosto, a sequência de dramas que vinham sendo apresentados na mostra competitiva estrangeira neste 44º Festival de Cinema de Gramado. (Foto: Campaña Antiargentina (2015) – ARGENTINA  – Crédito Divulgação)
A comédia escrachada retrata a paranoia de um argentino que acredita haver uma campanha para acabar com o país e o orgulho nacional. “Nós exageramos por vezes essa condição de argentinos e nesse filme quisemos poder rir dessa característica, que muitas vezes pode ser até perigosa”, explicou o roteirista, que faz uma ponta no próprio filme, Pablo Marchetti.
Na tela, recursos do cinema de ficção tradicional se misturam a técnicas de documentário, com depoimentos em primeira pessoa dados para a câmera e muitas imagens de arquivo, que propositalmente confundem o espectador, explicou o diretor: “Há muito material real, mas tudo manipulado para ajudar a construir essa trama conspiratória”.
O filme foi financiado por um edital do Instituto Nacional de Cinema da Argentina exclusivo para diretores estreantes embora Ale Parisow acumule uma experiência de mais de 20 anos como montador. “Também pelo grau de exigência que o diretor tinha para construir essa narrativa com tantos elementos distintos, a pós produção do filme demorou muito tempo para ser concluída”, acrescentou o produtor Nicolás Batlle.
“Campaña Antiargentina” foi o quarto longa-metragem estrangeiro a ser exibido na mostra competitiva do festival. Antes dele, passaram pela tela do cinema “Espejuelos Oscuros”, de Cuba, “Carga Sellada” da Bolívia, e “Guaraní”, do Paraguai.
Esta noite, o 44º Festival de Cinema de Gramado exibe “Las Toninas van al Este”, do Uruguai, e Esteros, uma co-produção entre Argentina e Brasil. Amanhã chega ao fim a mostra competitiva com a projeção da chilena “Sin Norte”.

Cecilia Roth desembarca de bom humor em Gramado
A estrela do cinema argentino e eterna “chica Almodóvar” Cecilia Roth já está em Gramado. A atriz desembarcou de helicóptero na serra gaúcha no início da tarde desta quinta-feira, 1º de setembro e esbanjou bom humor em sua passagem pela Sociedade Recreio Gramadense, onde foi retirar seu credenciamento no 44º Festival de Cinema de Gramado.
Posou para fotos com os curadores do evento Rubens Ewald Filho, Marcos Santuário e sua conterrânea Eva Piwowarski e brincou com a equipe do festival. Também recebeu cumprimentos de outras personalidades do mundo artístico, como o ator Fabio Marcoff, que participa de dois longas-metragens na mostra nacional (“O Roubo da Taça” e “El Mate”) e o diretor Eduardo Milewicz, ambos argentinos.
Conversou também com muitos brasileiros que a saudaram. “Adoro o portunhol do Rio Grande do Sul! Já escutar os cariocas é mais difícil”, comparou.
Cecilia Roth será homenageada na noite de sexta-feira com o Kikito de Cristal, que se dedica a reconhecer personalidades do cinema latino-americano. Ela também irá até a fábrica Cristais de Gramado, que produz artesanalmente o troféu, onde soprará a matéria-prima para dar início à confecção do troféu que será entregue no ano que vem. O ritual é uma tradição da homenagem; o Kikito de Cristal de Cecilia, por exemplo, contou com a contribuição do diretor Fernando Solanas.
Com mais de 40 filmes no currículo, Cecilia Roth será a primeira mulher a receber esta homenagem do Festival de Gramado. Vencedora de dois prêmios Goya, a atriz tem entre seus papeis mais importantes a protagonista de “Tudo Sobre Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar, e a estrela de filmes pornôs de “Uma noite com Sabrina Love”.

Foto: Cecilia Roth – Atriz homenageada com o Troféu Kikito de Cristal – Crédito: Edison Vara – Pressphoto/ Divulgação 

Artistas farão brilhar o tapete vermelho nesta quinta
A proximidade com o final de semana e a grande noite de premiação deste 44º Festival de Cinema de Gramado, no sábado, 3 de setembro, traz muitas estrelas à serra gaúcha. Nesta quinta, chegam a atriz Sophie Charlotte, que integra os elencos de “Tamo Junto” e “Barata Ribeiro, 716” e o diretor desta última película, Domingos de Oliveira.
Também desembarca na cidade o ator Gustavo Machado, que interpreta o produtor musical Ronaldo Bôscoli no longa-metragem “Elis”, contracenando com a namorada Andréia Horta, que interpreta a protagonista e permanece em Gramado.
Entre os latino-americanos, já chegou também o ator uruguaio César Troncoso, conhecido dos brasileiros por papeis no cinema e até nas telenovelas nacionais. Ele assistirá à projeção de “Las Toninas van al Este”, em sessão extra nesta quinta-feira, às 18h, no Palácio dos Festivais.
Desembarca ainda na serra a equipe do longa chileno “Sin Norte”, que se somam aos produtores de todos os longas latinos que permanecem na cidade até o final do festival.

Canal Brasil transmite premiação em parceria com Octo
A transmissão ao vivo da esperada noite de entrega dos troféus será feita, nesta 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado, através de uma parceria entre o Canal Brasil e Octo, do Rio Grande do Sul.
A cerimônia começa às 21 horas no sábado, 03 de setembro, porém desde as 20h45 as emissoras estarão mostrando a movimentação em Gramado.
Diretamente do Palácio dos Festivais, Simone Zuccolotto recebe os comentaristas Roger Lerina e Luiz Zanin para analisar filmes e indicar seus favoritos aos Kikitos.
No tapete vermelho, duas equipes de reportagens estarão entrevistando as estrelas do evento, escutando suas expectativas para a premiação.
Serão entregues Kikitos a 12 categorias da competição nacional e seis da mostra estrangeira. Além disso, há os prêmios de melhor filme do júri da crítica e do júri popula em ambos os casos.

Foto: Eva Piwowarski – Curadora, Cecilia Roth – Atriz homenageada com o Troféu Kikito de Cristal, Marcos Santuario – Curador e Rubens Ewald Filho – Curador – Crédito: Edison Vara – Pressphoto/ Divulgação

Tradicional feijoada da Stella Artois acontece no sábado
O sábado, 3 de setembro, a marca a 9ª edição da Feijoada Austral Stella Artois, tradicional almoço no salão panorâmico do Hotel Master Premium. Neste ano, o evento gastronômico conta com a apresentação inédita de Mário Fischetti, considerado quatro vezes o melhor DJ do Brasil.
A dupla Sax & Phone, projeto do DJ Lê Araújo e do músico Vini Netto também fará participação animada. E como a ideia é seguir com a festa até o sunset, além da charmosa mistura entre sax e música eletrônica, outras atrações devem entrar na programação e serão apresentadas em breve.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 1º
14h00 – Sociedade Recreio Gramadense
Apresentação do Sundance Channel e do Festival de Sundance, com Patrick Connolly e Trevor Groth
14h00 – Palácio dos Festivais
Sessão infantil: As Aventuras do Pequeno Colombo, de Rodrigo Gava
16h00 – Palácio dos Festivais
Mostra de longas gaúchos: Eu Não Vou Dizer Eu Te Amo, de Guto Bozzeti
16h00 – Sociedade Recreio Gramadense
Debate “Distribuição, Licenciamento e Marketing de Conteúdo”, com Patrick Connolly (Sundance), Lidia Damatto (FiGa Films), Laércio Bognar (Vitrine Filmes), Carla Domingues (Canal Brasil), Jair Silva (O2 Play), Paula Gastaud (Sofá Digital). Mediação de Beto Rodrigues
16h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Lançamento do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros”, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Canal Brasil e Editora Letramento
18h00 – Palácio dos Festivais
Sessão extra da mostra competitiva: Las Toninas van al Este, de Veronica Perrotta e Gonzalo Delgado
19h30 – Palácio dos Festivais
Mostras competitivas (Curta: Rosinha, de Gui Campos; Longa estrangeiro: Esteros, de Papu Curotto)
22h00 – Palácio dos Festivais
Mostras competitivas (Curta: O que teria acontecido ou não naquela calma e misteriosa tarde de domingo no jardim zoológico, de Allan Souza Lima e Gugu Seppi; Longa brasileiro: Tamo Junto, de Matheus Souza)

Foto: Sessão Infantil – As Aventuras do Pequeno Colombo, de Rodrigo Gava – Crédito: Carlos Mossmann – Pressphoto/ Divulgação

Sexta-feira, 2
10h00 – Teatro Elisabeth Rosenfeldt
Reprise longas em competição: Esteros, de Papu Curotto, e Tamo Junto, de Matheus Souza
10h30 – Palácio dos Festivais
Exibição e debate de Supermax, a nova série da TV Globo, com os criadores Marçal Aquino e Fernando Bonassi
10h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Debate filmes em competição (Curtas: Rosinha, de Gui Campos e O que teria acontecido ou não naquela calma e misteriosa tarde de domingo no jardim zoológico, de Allan Souza Lima e Gugu Seppi; Longa estrangeiro: Esteros, de Papu Curotto; Longa brasileiro: Tamo Junto, de Matheus Souza)
14:00 – Palácio dos Festivais
Sessão Sundance: The Fits, de Anna Rose Holmer
14h00 – Sociedade Recreio Gramadense
Apresentação da delegação nigeriana de Negócios Criativos e Entretenimento
14h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Palestra “Diagnóstico de Filmes Brasileiros no Mercado de Festivais”, com Marilha Naccari
15h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Debate sobre o mercado de festivais, com a participação de Marcos Santuario (mediação), Pedro Ortega (Havana), Jorge Jellinek (Punta del Este), Marcio Silva (Brasilia), Sandra Bertini (Cine PE), Marilha Naccari (FAM) e Trevor Groth (Sundance).
16h00 – Palácio dos Festivais
Mostra de longas gaúchos: Central, de Tatiana Sager e Renato Dornelles
17h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Encontro Longas Estrangeiros
19h00 – Palácio dos Festivais
Mostras competitivas (Curta: Deusa, de Bruna Callegari; Longa estrangeiro: Sin Norte, de Fernando Lavanderos)
21h30 – Palácio dos Fetsivais
Entrega do Kikito de Cristal a Cecilia Roth
22h00 – Palácio dos Festivais
Mostras competitivas: (Curta: Aqueles Anos em Dezembro, de Felipe Arrojo Poroger; Longa brasileiro: Barata Ribeiro 716, de Domingos de Oliveira)

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Tem patrocínio do BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Pompéia, More Bass, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV e CVC. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV. Ingressos: Imply. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento do Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É uma realização da Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.