/Corpus Christi é celebrado na quinta-feira

Corpus Christi é celebrado na quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 26 de maio, é celebrado o dia de Corpus Christi. E a manifestação de fé acontece em várias cidades da região. (Foto da procissão de 2015 em Garibaldi. Créditos: Gabriele Baruffi/Divulgação)

Em Garibaldi, os tradicionais tapetes de Corpus Christi são fruto de um trabalho de meses. Na quinta-feira, a preparação começa cedo, por volta das 6h. Ao todo, serão 415 metros de tapetes confeccionados por 13 equipes, nas ruas Dante Grossi, Júlio de Castilhos, Buarque de Macedo, Carlos Barbosa e em frente à Igreja Matriz. Serão consumidas 330 sacas de maravalha e 110 sacas de serragem colorida, além de outros materiais para os enfeites.
A missa campal inicia às 9h30min, na Igreja Matriz São Pedro, seguida de procissão pelas ruas. A celebração será presidida pelo pároco frei Jadir Segala e concelebrada pelos freis Aldo Colombo, Agenor Pit e Clemente Dotti e será transmitida pela Rádio Garibaldi. As ruas da cidade estarão sonorizadas.
Os temas centrais deste ano são “Comunidade unida e fraterna vive a misericórdia” e “Os 120 anos da chegada dos freis capuchinhos em Garibaldi.” Os grupos que participam da procissão são: movimentos de Emaús, Cursilho, Chammá e Casais Encontristas; Catequese; Renovação Carismática; grupo Canarinhos; Equipe Administrativa; Fraterno Auxílio Cristão (FAC); e as escolas Armando Peterlongo, Dante Grossi, Irmã Teofânia e Sagrado Coração de Jesus.
De acordo com a comissão organização, todo este trabalho iniciou ainda no ano de 1989, caracterizando 28 anos de demonstração da fé por meio da arte. Na data, também haverá postos para coleta de material de limpeza e alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades beneficentes do Município.
Os tapetes permanecerão expostos até às 17h. A coordenação dos trabalhos está a cargo do movimento de Cursilho e tem o apoio da Paróquia São Pedro, Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Brigada Militar.

Foto: Gabriele Baruffi/Divulgação

Em Flores da Cunha, o cenário no entorno da Praça da Bandeira, no centro de Flores da Cunha, começou a se modificar na manhã desta terça-feira, dia 24. As ruas Jonh Kennedy, Borges de Medeiros, Doutor Montaury e a Avenida 25 de Julho foram bloqueadas para a colocação da base de serragem para a confecção dos tapetes de Corpus Christi. Aproximadamente 16 toneladas de serragem coloridas serão destinadas para a confecção dos tapetes, que iniciam amanhã, quarta-feira, dia 25. Neste ano a celebração ocorre na quinta-feira, dia 26, e tem início às 9h30min, com missa em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes e procissão ao redor dos tapetes. A romaria ao Frei Salvador, realizada no mesmo dia, sai da Igreja Matriz às 13h30min em direção ao Eremitério do Frei Salvador. Conforme a Secretária de Turismo, Fátima Ortiz, neste ano os turistas poderão confeccionar seu próprio tapete, além de conferir shows e a feira do vinho. Os tapetes vão ficar expostos na Praça da Bandeira até o dia 29 de maio. O Distrito de Otávio Rocha, também vai manter a tradição de confeccionar tapetes de serragem em frente à igreja, com missa no feriado marcada para às 15h.

Em Gramado, os tapetes coloridos começam a ser confeccionados às 7h30min em fente à Igreja Católica São Pedro. As missas acontecem às 10h30min e às 19h, e em seguida, acontece a tradicional procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
O material utilizado na confecção dos tapetes é basicamente a serragem colorida que forma símbolos que remetem a Jesus e à igreja católica. Para participar da decoração é só comparecer na quinta-feira às 7h30min. Já na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Várzea Grande, não haverá decoração de tapetes, apenas a missa às 18h30min e após, a benção solene com o Santíssimo Sacramento.

Foto: Gabriele Baruffi/Divulgação

Já em Canela, neste ano, o dia de Corpus Christi vai coincidir com o Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, na quinta-feira (26), ambas as datas que fazem parte do calendário de feriados católicos de Canela. Em função disso, os tradicionais tapetes formados por símbolos eucarísticos não serão confeccionados e a programação será um pouco diferente do habitual. No ano que vem os trabalhos voltam a ser feitos normalmente.
Mesmo sem a produção dos tapetes, a missa de Corpus Christi será realizada normalmente, na Igreja Matriz, às 18h. “A programação deste ano será reduzida em função da Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio. Desta forma, para conseguirmos conciliar as duas datas, não faremos os tradicionais tapetes”, explica o vigário auxiliar, Padre Rafael Barbieri. No Santuário de Caravaggio, no Bairro Saiqui, haverá uma pequena procissão do monumento da prece até a cripta da construção da Igreja, após a missa principal em Honra à Caravaggio, marcada para as 10h30min. “Dentro da cripta continuaremos o nosso dia de oração com missas de Corpus Christi também às 13h30min e às 15h, celebrando o corpo e o sangue do senhor”, relatou o padre.