/Decoração do Sonho de Natal leva arte e exclusividade para as ruas de Canela

Decoração do Sonho de Natal leva arte e exclusividade para as ruas de Canela

Madelaine Menezes, proprietária da Casa dos Bonecos (Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Canela)

É sob o comando da Casa de Bonecos que a decoração do 28º Sonho de Natal está sendo produzida. Os pinheiros, bonecos, renas, guirlandas, trenós e outros adereços que irão enfeitar Canela a partir de hoje, 20 de novembro, passam pelas mãos de artesãos dedicados da cidade.

Divulgação Prefeitura Municipal de Canela

Numa iniciativa comandada pela Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC) com a Prefeitura Municipal, a decoração oficial do evento começa a tomar conta das ruas na sexta-feira, 20. Até lá, os artesãos trabalham duro nos galpões de produção para renovar, reciclar e confeccionar os adereços que tradicionalmente encantam visitantes e orgulham os moradores.

O comando do projeto de 2015 ficou a cargo de Anderson Eismann e Madelaine Menezes, proprietários da Casa de Bonecos, empresa canelense com tradição bonequeira. São duas frentes de trabalho. Na Casa dos Bonecos com muita costura e acabamento, e nos galpões do distrito industrial sob o comando de Claudemir Oliveira, o Doze, e Janine Spall, artesãos reconhecidos em toda região que dedicam seu talento e experiência para, juntamente com uma equipe, criar e executar mais peças e adereços exclusivos para a decoração natalina de Canela.

 

“O que me motiva é quando a gente coloca na rua e as pessoas reconhecem o trabalho. Isso motiva a fazer cada vez melhor”, conta Doze, que é canelense e trabalha na decoração há seis anos.

Nenhum detalhe ou acabamento passa despercebido pelos olhos (e mãos) dos dois. Além de cola quente, tecidos, linha e agulha, outro material de trabalho fundamental é a dedicação.

“Eu não moro mais em Canela, mas tenho muita motivação para ajudar a cidade. Me considero uma artista porque consigo transformar materiais. Eu transformo lixo em luxo e isso me satisfaz, me deixa feliz”, explica Janine.

Sempre com um toque rústico, marca conhecida de Canela, a decoração deste ano irá apresentar ambientes que deverão encantar mais uma vez quem visitar a cidade. Caixas de presentes gigantes, guirlandas e luminárias suspensas, gazebos com ursos, esculturas de fibra, renas, pinheiros e anjos são alguns dos elementos que estarão presentes.

Doze e Janine (Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Canela)

 

Um dos desafios deste ano, além da criatividade, foi a reutilização de materiais e objetos. A proposta garantiu economia e levou em conta também o meio ambiente. Nesta edição do Sonho de Natal, muitos materiais foram reciclados do ano passado, diminuindo os custos da decoração de R$ 400 mil para R$ 200 mil. Ao todo serão 12 cenários diferentes espalhados por diferentes pontos da cidade.

Locais onde a decoração será instalada:

– Rótula do Hotel Continental

– Parque do Palácio

– Rótula do centro

– Rua Osvaldo Aranha

– Rótula do Teatro Multipalco

– Casa de Pedra

– Rótula Júlio de Castilhos

– Avenida Felisberto

– Parte da Avenida Júlio de Castilhos

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Canela

 

Sobre o Sonho de Natal

A magia do Natal toma conta das ruas da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, desde 1988 com o Sonho de Natal. A 28ª edição do evento inicia dia 20 de novembro de 2015 e segue até 10 de janeiro de 2016. Realizado pela Prefeitura Municipal de Canela, o Sonho de Natal é um dos pontos altos da temporada de Natal na serra gaúcha. Em 2014, mais de 1,4 milhão de pessoas estiveram em Canela durante o evento.