/Diversas atrações no 27º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela

Diversas atrações no 27º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela

O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, que inicia no próximo sábado, 03 e segue até dia 12 contará com inúmeras atrações.

Os bonequeiros com suas criações, os bonecos, estarão por toda a parte da cidade, com espetáculos no Teatro Municipal, Teatro Laje de Pedra, na Praça João Corrêa, no Espaço Nydia Guimarães, em frente à Catedral de Pedra, no Gazebo Cultural. Nesta 27ª edição o Festival contará com 36 apresentações dos grupos convidados da Espanha, Itália, Rússia, Grécia e Brasil.

As oficinas, que fazem parte da programação, já estão com as vagas quase esgotadas. O objetivo da organização do Bonecos Canela é oferecer para pessoas da comunidade e artistas maior qualificação na arte titeriteira, além da produção de bonecos, como os biscuits de Elton Manganelli.

Foto: Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela/ Divulgação

 

Duas exposições também compõem o Bonecos Canela  2015. Na pousada Aldeia dos Sonhos, a Exposição de Marionetes, um acervo do proprietário da pousada Evalcir Lima, que é colecionador e grande admirador desta arte. São mais de 130 marionetes. Aberta ao público das 14h às 18h, durante todo o evento. Já no Grande Hotel Canela Elton Manganelli coloca a disposição do público sua coleção de expressivos bonecos em biscuit, no mesmo horário. Segundo ele a montagem está passando por um processo de criação de uma cenografia por temática e cada grupo de bonecos vai ter seu espaço poético.

Foto: Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela/ Divulgação

 

No sábado, 10, o momento mais esperado do Festival: o Desfile. A concentração começa às 14h em frente da Catedral de Pedra com os bonecos De Pernas para o Ar, do Grupo Mira de Canoas. São bonecos gigantes inspirados na obra do artista plástico espanhol Joan Miró. O início desta atração é  às 15h e vai da Catedral até a Praça João Correa. No Desfile, bonecos, bonequeiros e público interagem, em um momento mágico, de integração e festa.

  Foto: Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela/ Divulgação

 

A Trupi di Trapo, faz parte da programação paralela e estará participando, com peças nos dias 11, 12 e 13, numa incursão mágica pelo mundo do teatro “lambe-lambe” (em alusão ao formato das primeiras caixas que se pareciam muito com as máquinas fotográficas de mesmo nome), o grupo se reinventa e se descobre dentro da pequena grande fábrica de sonhos que são as caixas de teatro em miniatura. As peças “A Caixa” e “A Nuvem” estarão à disposição do público, ao ar livre, no centro da cidade.

Foto: Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela/ Divulgação

 

No dia 12, às 23h30, no Gazebo Cultural, ocorrerá  o lançamento da Revista de Artes Cênicas do Departamento de Artes Cênicas da Fundação Cultural de Canela, coordenado atualmente por Lisiane Berti, que também a coordenadora desta 27ª edição do Festival de Bonecos. A revista que será trimestral e completamente voltada ao teatro. Segundo Lisiane, “a revista representa o resultado de uma experiência vivida por muitas pessoas de Canela, sendo uma forma de documentar o que já se fez e o que está se fazendo de teatro na cidade.” E completa, “queremos “passar adiante” aos que começam a fazer teatro aquilo que descobrimos e aquilo que aprendemos dos que foram e ainda são nossos mestres na formação de um espírito de teatro. Iniciamos essa proposta de publicação de uma revista frente a limitada documentação sobre a história do Teatro em Canela, do que se fez e do que se faz atualmente, dando também a oportunidade a diversos artistas de divulgar seu pensamento e experiência nesse campo criativo”, afirma Lisi.

Foto: Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela/ Divulgação

 

O evento contará também com ações sociais com realização de apresentações no Oásis Santa Ângela (Cia Jordi Bertran da Espanha com o espetáculo “No Clinc CLinc”) e no Presídio Estadual de Canela (Grupo Só Rindo com “O Proprietário”). Nestes 27 anos é a primeira vez que ocorrerão essas intervenções, transformando a realidade destes ambientes de isolamento e solidão em ludicidade e alegria, trazida pela magia dos bonecos.

 Foto: Juan Miguel Morales/ Divulgação

 

O Festival Internacional de Teatro de Canela é uma realização da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Canela com patrocínio da Caixa Econômica Federal.