/Diversidade ganha a tela do Palácio dos Festivais

Diversidade ganha a tela do Palácio dos Festivais

A noite de quinta-feira, 1 de setembro, no Palácio dos Festivais, levou à tela histórias de amor e diversidade. A sessão começou mais cedo, às 18h, com a projeção do longa uruguaio “Las Toninas van al Este”, que enfoca a relação entre uma filha e seu pai, que é homossexual. Na sequência, foram exibidos o curta “Rosinha”, que retrata o relacionamento amoroso entre três idosos, e o longa estrangeiro “Esteros”, que narra o reencontro entre dois amigos que alimentam uma paixão reprimida desde a infância. (Foto: Apresentação da delegação nigeriana de Negócios Criativos e Entretenimento – Crédito: Cleiton Thiele/Pressphoto/ Divulgação)

“São filmes sobre amor, amizade, empatia e aceitação”, elogiou o diretor de Rosinha, Gui Campos.

Também foram exibidos, na segunda parte da sessão o curta “O Que Teria Acontecido ou Não Naquela Calma e Misteriosa Tarde de Domingo no Jardim Zoológico” e o longa brasileiro “Tamo Junto”.

Na noite desta sexta-feira serão conhecidos os últimos concorrentes aos Kikitos. O diretor Domingos Oliveira está mais uma vez presente no festival, onde apresenta seu inédito “Barata Ribeiro, 716”, que tem no elenco Caio Blat e Sophie Charlotte, que estarão no tapete vermelhe nesta noite.

Será ainda projetado o representante do Chile na mostra estrangeira, “Sin Norte”, e os curtas “Deusa”, de Bruna Callegari, e “Aqueles Anos em Dezembro”, de Felipe Arrojo Poroger.

Festival reúne imprensa para balanço do evento no sábado

Uma coletiva de imprensa neste sábado, 3 de setembro, fará o balanço oficial do 44º Festival de Cinema de Gramado. O encontro acontece imediatamente após o final dos debates de curtas e longas-metragens e tem previsão de início para as 13h30.

Por este motivo, as conversas com os realizadores dos filmes em competição começa mais cedo, às 10h.

Estarão presentes na coletiva o diretor da Gramadotur e coordenador do evento, Enzo Arns, o presidente da Gramadotur, João Pedro Till, e os curadores Rubens Ewald Filho, Marcos Santuario e Eva Piwowarski. O bate papo com a imprensa ocorre na sala de debates da Sociedade Recreio Gramadense

Palco do Palácio dos Festivais se renova para a premiação

Uma novidade durante esta 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado, a cenografia do palco do Palácio dos Festivais será totalmente renovada para a noite de premiação. “Vamos ter mais leds, mais luz, mais informação”, antecipa o diretor artístico do evento, Edson Erdmann.

Os elementos foram planejados para reproduzir e unificar, no palco, todo o ambiente que permeia o evento, desde a Rua Coberta até a fachada do tradicional cinema.

Além da cara nova do palco, a esperada cerimônia de entrega dos Kikitos também contará com uma trilha sonora composta especialmente para a ocasião e um novo desenho de luzes. A intenção da Gramadotur, organizadora do festival, é manter o tom emotivo que marcou a festa ao longo dos nove dias de evento, valorizando os realizadores e filmes em competição e o público que prestigia anualmente o Festival de Cinema de Gramado.

Foto: Palácio dos Festivais – Crédito: Edison Vara/Pressphoto/ Divulgação

Mercado dos festivais em debate nesta sexta

A tarde desta sexta-feira apresenta duas mesas na programação paralela nas quais o foco recai sobre o mercado de festivais de cinema ao redor do mundo. Às 14h30, Marilha Naccari fará um “Diagnóstico de Filmes Brasileiros no Mercado de Festivais”. Em seguida, às 15h30, o curador do Festival de Gramado media um debate entre os representantes de outros eventos semelhantes como os festivais de Havana, Punta del Este, Sundance e os eventos brasileiros como o Cipe PE, o Festival de Brasília e o FAM. Os encontros acontecem na Sociedade Recreio Gramadense.

Foto: Projeto Educavideo – Cinema nos Bairros – Sessão na escola EMEF Dr. Carlos Nelkz – CAIC – Crédito: Cleiton Thiele/Pressphoto/ Divulgação

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 2

14:00 – Palácio dos Festivais
Sessão Sundance: The Fits, de Anna Rose Holmer

14h00 – Sociedade Recreio Gramadense
Apresentação da delegação nigeriana de Negócios Criativos e Entretenimento

14h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Palestra “Diagnóstico de Filmes Brasileiros no Mercado de Festivais”, com Marilha Naccari

15h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Debate sobre o mercado de festivais, com a participação de Marcos Santuario (mediação), Pedro Ortega (Havana), Jorge Jellinek (Punta del Este), Marcio Silva (Brasilia), Sandra Bertini (Cine PE), Marilha Naccari (FAM) e Trevor Groth (Sundance).

16h00 – Palácio dos Festivais
Mostra de longas gaúchos: Central, de Tatiana Sager e Renato Dornelles

17h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Encontro Longas Estrangeiros

19h00 – Palácio dos Festivais
Mostras competitivas (Curta: Deusa, de Bruna Callegari; Longa estrangeiro: Sin Norte, de Fernando Lavanderos)

21h30 – Palácio dos Festivais
Entrega do Kikito de Cristal a Cecilia Roth

22h00 – Palácio dos Festivais
Mostras competitivas: (Curta: Aqueles Anos em Dezembro, de Felipe Arrojo Poroger; Longa brasileiro: Barata Ribeiro 716, de Domingos de Oliveira)

Foto: Projeto Educavideo – Cinema nos Bairros – Sessão na escola EMEF Dr. Carlos Nelkz – CAIC – Crédito: Cleiton Thiele/Pressphoto/ Divulgação

Sábado, 3 de setembro

10h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Debate filmes em competição (Curtas: Deusa, de Bruna Callegari, e Aqueles Anos em Dezembro, de Felipe Arrojo Poroger; Longa estrangeiro: Sin Norte, de Fernando Lavanderos; Longa brasileiro: Barata Ribeiro 716, de Domingos de Oliveira)

13h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Coletiva de imprensa de balanço da 44ºª edição do Festival de Cinema de Gramado

21h00 – Palácio dos Festivais
Cerimônia de Premiação

Foto: Matheus Souza, Diretor do Longa Metragem Brasileiro “Tamo Junto” – Crédito: Edison Vara/Pressphoto/ Divulgação

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Tem patrocínio do BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Pompéia, More Bass, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV e CVC. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV. Ingressos: Imply. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento do Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É uma realização da Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.