/Domingo de Ramos abriu Semana Santa em Garibaldi

Domingo de Ramos abriu Semana Santa em Garibaldi

A Semana Santa da Paróquia São Pedro de Garibaldi foi aberta oficialmente no Domingo de Ramos, 20. Grande número de fiéis acompanhou a procissão, saindo às 8h30min da Praça Loureiro da Silva – Praça das Rosas, onde o Evangelho foi encenado com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, por cerca de 60 integrantes dos Movimentos de Emaús e Cursilhos da Cristandade.
A procissão seguiu pela Buarque de Macedo, Borges de Medeiros e Dante Grossi, até chegar à Igreja Matriz, onde os Freis abençoaram os Ramos trazidos pelos fiéis. (Foto: Michele Geremia/ Divulgação)
A Igreja Matriz lotou para a Celebração Eucarística, onde no final, o Pároco, Frei Jadir Segala, entregou aos coordenadores das 30 comunidades um banner que marca o início do Ano Pastoral, com a legenda que inspira a caminhada deste ano: Comunidade unida e fraterna vive a misericórdia.” Encerrando a Celebração, Jesus, seus Discípulos e o Povo adentraram o corredor central da Igreja Matriz.

Programação segue durante toda semana

De segunda a quinta-feira, haverá celebrações às 19h na Igreja Matriz. Na segunda-feira, 21 de março, foi a “Noite da criança”, coordenada pela EMEF Pedro Cattani. Já na terça-feira, 22, ocorreu a “Noite dos Jovens”, com a participação do Projeto Crescer. Os jovens estão convidados a levar os celulares para um momento especial durante a missa.
Na quarta-feira, 23 de março, acontece a Noite Penitencial, na qual haverá a “Porta da Misericórdia”.
Na Quinta-feira Santa, 24 de março, haverá a Celebração dos Santos Óleos, para os doentes com Unção dos enfermos, às 15h. Esta Celebração conta com apoio do Movimento Chammá. Às 19h, haverá a Celebração de Lava-Pés e Santa Ceia com Instituição da Eucaristia, com a tradicional encenação do Evangelho pelo Emaús.
Na Sexta-Feira, 25, acontece a Via Sacra às 8h30min e Celebração da Macela, às 9 horas na Igreja Matriz.

Foto: Jaqueline Prangutti/ Divulgação

A Celebração da Paixão e Morte de Cristo inicia às 16h30min, na Praça da Igreja Matriz. A encenação começa com a conspiração para prender Jesus, em seguida Ele segue até o Jardim de Getsêmani para orar. Jesus é preso e conduzido ao julgamento dos Sumo Sacerdotes no qual é acusado de blasfêmias, por dizer-se Filho de Deus. Não podendo aplicar a pena de morte, os Sumo Sacerdotes o conduzem ao Poder de Roma, alegando que Jesus reivindicava o título de Rei. Pilatos, mesmo não encontrando motivo para condenação, lava suas mãos e entrega Jesus para o flagelo e em seguida à crucificação. Jesus é flagelado e obrigado a carregar a cruz, quando inicia a procissão até a Ermida Nossa Senhora de Fátima. No caminho, é encenada a Via Crucis.
A encenação do Sábado Santo, dia 26, com a Ressurreição de Cristo, às 19 horas, será realizada na Praça da Igreja Matriz, a exemplo de 2015.
Já no domingo, 27, haverá Celebrações de Páscoa às 9h e às 18h, e Benção dos Freis pela Rádio Garibaldi e Mais Nova FM às 12h. Durante a Semana Santa, de terça a sexta-feira haverá confissões na Igreja Matriz durante todo dia.

Foto: Michele Geremia/ Divulgação

A programação da Semana Santa conta com apoio do Movimento de Cursilhos da Cristandade, Projeto Crescer e Prefeitura de Garibaldi. Mais informações podem ser acompanhadas no site da paróquia e na fan page ou pelo fone (54) 3462-1153.