/É tempo de folia na Serra Gaúcha

É tempo de folia na Serra Gaúcha

O Carnaval está chegando e as cidades da Serra já se preparam para curtir dias de folia e animação. Confira algumas programações para aproveitar a festa.

Gramado Fantasia: o carnaval popular de Gramado

O carnaval está se aproximando. A programação do Gramado Fantasia já está completa, somente esperando os foliões para aproveitarem a festa. O show da banda nacional Inimigos da HP e o tradicional desfile dos blocos carnavalescos prometem agitar o evento.

Os ingressos já podem ser adquiridos através do site blueticket.com ou em Gramado na Multisom e no mercado Martins, na Várzea Grande, e em Canela na Star Vídeo.

Como forma de agradecer a todos que fizeram parte do carnaval a Administração Municipal homenageará as 20 personalidades que fizeram o carnaval gramadense crescer. A homenagem oficial acontecerá no dia 4 de fevereiro, quinta-feira, às 18h, no auditório do prédio administrativo da Prefeitura.

Um pouco da história do Gramado Fantasia

Foto: Lauro Hansen Crédito: Divulgação

 

Os clubes também fazem parte da história do Gramado Fantasia, como conta o Presidente da Minuano, Lauro Hansen. Segundo ele, que preside o clube desde 1998, o clube cresceu junto com o carnaval gramadense, “o salão de festa e a parte esportiva foram reformados com o dinheiro arrecadado no carnaval. Crescemos com o Gramado Fantasia”.

Há três anos o carnaval não é mais realizado no clube devido a uma nova lei criada desde o incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria. “De acordo com as determinações dos bombeiros, com o número de pessoas que receberíamos não podíamos nem colocar todos os blocos no salão”, destaca. Mas Hansen diz que o clube está estudando a possibilidade de adequação para voltar a receber o Gramado Fantasia.

Quem também fez parte do Gramado Fantasia nas sociedades foi o ex-presidente da Sociedade Recreio Gramadense, com sua esposa Maria Aparecida Oaigen Benetti, que presidiram o clube por 16 anos. O casal conta que o Gramado Fantasia começou em total sintonia entre a Recreio e a Prefeitura e que o evento sempre foi muito bom para ambos.

Desde o episódio da Boate Kiss o Gramado Fantasia não foi mais realizado no local, mas a Sociedade atualmente tem um baile de carnaval e também o carnaval infantil.

Foto: Julio Correa Crédito: Divulgação

 

Os blocos carnavalescos, sem dúvida fazem parte da história não só do carnaval mas de Gramado. Um bloco muito tradicional é o Sópranóis. Um dos fundadores do bloco é o corretor de imóveis Julio Correa. O bloco surgiu através do time de futebol Retranca. Segundo Correa, eles queriam um bloco “só para nós”, então o bloco foi fundado e o nome criado. Por seis anos o corretor foi presidente e atualmente faz parte da diretoria.

Para Julio um grande passo no carnaval gramadense foi a criação da Associação dos Blocos Carnavalescos de Gramado (ABCG), onde foi presidente em 2004 e 2005. Como presidente a principal incumbência era buscar a união dos blocos e a procura de preços mais baixos para a confecção de camisas e na compra de chopp, por exemplo.

A festa de lançamento do Gramado Fantasia, que ocorre no Bill Bar, foi ideia de Correa. A dona do estabelecimento era componente do bloco e como forma de arrecadar dinheiro para o Sópranóis a festa foi criada. Após a fundação da ABCG a folia deixou de ser apenas de um bloco e virou parte da programação oficial do evento.

Foto: Loro Crédito: Divulgação

 

Uma das figuras mais queridas do carnaval era o folião Laurimar José França, mais conhecido como Loro ou Pelé, que morreu em 2011, aos 53 anos. Carismático na cidade, Pelé era componente do bloco Sópranóis. Segundo Correa, “o Pelé estava pronto para tudo. Foi um dos primeiros integrantes do nosso bloco. Era a alegria em pessoa. Um dos momentos mais marcantes do carnaval para mim, e tenho certeza que para muitos também, foi em 2012 quando fizemos uma homenagem a ele. Convidamos diversos amigos do Pelé para desfilarem e diversos componentes do bloco estavam fantasiados de loro”, comenta.

Outro homenageado desde ano é o empresário Ilso Paulo Tomazelli, de 84 anos. Porém, para ele, a homenagem vai ser em dobro. Isso porque, além de ser um dos 20 homenageados do Gramado Fantasia ele será homenageado pelo bloco carnavalesco Sópranóis.

Foto: Ilso Tomazelli Crédito: Divulgação

 

Tomazelli conta que sua história no carnaval começou em 1948, quando tinha 16 anos, e foi em seu primeiro carnaval, realizado na Sociedade Recreio Gramadense. Desde então, vai para o carnaval há 68 anos. O empresário também foi um dos fundadores do bloco Velhinhos Transviados.

A pecuarista Simone Castro, foi a primeira rainha eleita do Gramado Fantasia, em 2002. Ela conta que houve um concurso na Várzea Grande e foi a campeã. Representante do bloco Diz Meu Cafezinho, Simone foi convidada para abrir os desfiles do carnaval gramadense, ainda da Rua Coberta.

Foto: Simone Castro

 

“Eu sempre gostei muito dos bastidores do carnaval, de ficar pensando na fantasia que usaria e no desfile. Isso que me encantava. Lembro que em 2002 eu e minha mãe fizemos a minha fantasia e eu sempre fui muito bem recebida pelos blocos e pela comunidade”, destaca Simone. “Além de ser rainha do carnaval participei várias vezes de concursos de beleza, sempre representando Gramado e com apoio total da Prefeitura e da minha torcida”, finaliza.

Caminhada, folia de carnaval e show de bandas são atrações deste fim de semana em Nova Petrópolis

A programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha segue intensa em Nova Petrópolis. Caminhada ecológica, shows de bandas e folia de carnaval serão atrações nos próximos dias do evento mais quente da estação. O Verão no Jardim da Serra Gaúcha prossegue até 13 de março, em Nova Petrópolis.

A Caminhada Ecológica ao Sítio Grünes Paradise será no domingo, dia 07 de fevereiro, com concentração às 8h, no Moinho Rasche. Os 12 Km do trajeto ao Sítio Grünes Paradise oferecem caminhada por trilhas e estradas com subidas e descidas fortes, com direito a banho de cachoeira e paisagens exuberantes. O Sítio Grünes Paradise é um local de produção orgânica, onde será oferecido um delicioso lanche orgânico aos aventureiros. As vagas para a caminhada são limitadas, visando a manutenção das condições dos ecossistemas locais. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail contato@tchonji.com.br.

Foto: Programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha Imagem: Divulgação

 

Ainda no dia 07 haverá show de bandas de Nova Petrópolis na Praça das Flores. A dupla Ricardo e Davi, Acústico Tommy Wartha e Banda Tremendões são as atrações no ponto turístico central do Município. O artista Kinza Dyakino não irá se apresentar, como anunciado na programação, por motivo de força maior. A partir das 15h, os artistas trazem música e alegria para a Praça das Flores. Durante as apresentações terá ainda ação de sampling da Piá, participação da Kombi Helena Iguarias Artesanais e o chimarródromo para turistas e comunidade que irão apreciar as apresentações. O Show de Bandas é gratuito.

A comemoração do Carnaval tem programação para adultos e crianças no Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Na segunda-feira, dia 08, o Baile de Carnaval ocorre na Sociedade Concórdia de Linha Imperial, a partir das 23h. Na festa será eleito o bloco mais animado, a melhor fantasia e a musa do carnaval. O Baile de Carnaval será animado pela Banda Porto. No dia 09 é a vez das crianças se divertirem no Baile de Carnaval Infantil, a partir das 14h. Os pequenos devem ir fantasiados para o Parque Aldeia do Imigrante. Brincadeiras e danças prometem alegrar a criançada.

Carnaval de Rua de Garibaldi ocorre no dia 5 de fevereiro

Garibaldi será sede de mais um carnaval de rua. O evento ocorre no dia 5 de fevereiro, sexta-feira, às 20h30min, na Praça Loureiro da Silva. Os blocos KGB Máfia e Juventude Acumulada iniciam o desfile saindo da Avenida Presidente Vargas, esquina com a Rua Júlio Motti, finalizando na praça. Após o desfile, haverá show com a banda Motriz. O evento encerra a meia noite.

Foto: KGB Máfia Créditos: Gabriela Grillo/ Divulgação

 

Os blocos vêm se empenhando para mostrar à comunidade garibaldense o esforço e o entusiasmo pelo carnaval de rua, além de representar a alegria da data. O bloco Juventude Acumulada nasceu dentro do Clube Recreativo da Maior Idade “Vivere Bene”, no ano de 2003, e, desde 2004, participa com trabalho e dedicação. Neste ano, o bloco fecha o ciclo de 12 anos de muitas alegrias, emoções e expectativas.

Foto: Juventude Acumulada Crédito: Gabriela Grillo/ Divulgação

 

A associação KGB Máfia & Cia Ilimitada foi constituída juridicamente em 14 de setembro de 1991, mas existe desde o começo da década de 80. Ao longo dos anos, além de continuar participando de desfiles carnavalescos, mesmo quando não havia concursos de blocos, a KGB Máfia promoveu o entretenimento de seus associados por meio de atividades sociais, recreativas e esportivas.