/EGR pretende aumentar pedágios

EGR pretende aumentar pedágios

Foto: Divulgação

Para compensar a perda de receita que virá com a lei que institui a cobrança de tarifa única para quem passar na praça de pedágio mais de uma vez por dia, o presidente da EGR Luiz Carlos Bertotto pensa em aumentar a tarifa.

Pelo projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, o condutor pagará somente uma vez ao cruzar a mesma praça de pedágio dentro do prazo de 24 horas. Na prática, o motorista só terá o custo no percurso de ida e depois ficará isento, desde que faça o trajeto de retorno entre a meia-noite e às 23h59min do mesmo dia.

— É um impacto muito pesado que, se confirmado, vamos ter que realinhar preços para poder manter o serviço. Podemos deixar de fazer recuperação de estradas porque os recursos inferiores não serão suportados para fazer isso — afirmou.

O governador Tarso Genro, porém, diz que o aumento do preço do pedágio não está em discussão porque o governo tem certeza de que a lei será derrubada na Justiça.

O Piratini ainda não decidiu se vai entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade ou ignorar a nova lei, como faz com a que extinguiu o Imposto de Fronteira. Se opção for por ignorar a lei, quem se sentir prejudicado é que precisa acionar o Estado para exigir o cumprimento da lei.