/Emoção marca sessão do Educavídeo em Gramado

Emoção marca sessão do Educavídeo em Gramado

Gargantas engasgadas e olhos marejados; foi assim que os estudantes de escolas públicas municipais subiram ao palco do 44º Festival de Cinema de Gramado, na noite da quinta-feira, 25, para apresentar 11 curtas metragens produzidos ao longo do ano no projeto Educavídeo. (Foto: Inauguração do Museu do Festival de Cinema de Gramado – Crédito: Edison Vara – Pressphoto/ Divulgação)

A emoção tinha justificava: depois de cinco anos de lições teóricas e muita prática audiovisual, os alunos conquistaram um nível de qualidade que nem eles imaginavam ao iniciar. “Desde o primeiro ano em que participei, em 2012, evoluí muito. Aprendi a parte técnica – eu que nem sabia o que era uma câmera, agora sei para que serve cada botão!”, celebrou André Santos, 15 anos.

Os estudantes também comemoravam uma vitória coletiva: em 2016, o Educavídeo foi transformado em programa através de um decreto da prefeitura municipal que garante a sua continuidade mesmo com a mudança na gestão. “Essa iniciativa estimula a criação, a autonomia e o conhecimento. Não necessariamente direciona para uma carreira no cinema, que os alunos vão viver de criar, mas garante que eles vão criar no seu viver”, ilustrou o professor Leonardo Peixoto.

Encontro com Sonia Braga motiva alunos

Antes da sessão de pré-estreia, enquanto o grupo de estudantes aguardava na Sociedade Recreio Gramadense para fazer o credenciamento no 44º Festival de Cinema de Gramado, a estrela e homenageada desta edição, Sonia Braga, também estava registrando sua chegada.

Foi a deixa para que a atriz de clássicos do cinema como ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’ e ‘O Beijo da Mulher Aranha’ – e mais recentemente, de ‘Aquarius’, que fará sua estreia nacional em Gramado nesta sexta, após ser ovacionado em Cannes – fosse conversar com eles. “Vocês estão fazendo cinema, que legal”, exclamou.

Ela também criticou a decisão do Ministério da Justiça de classificar ‘Aquarius’ como filme impróprio para menores de 18 anos. “Vocês não poderão assistir nem com a autorização dos pais e isso é muito grave”, condenou.

Os alunos aproveitaram para tirar fotos e elogiar o trabalho da atrioz. “Ela é maravilhosa, gostei muito do filme Dona Flor e Seus Dois Maridos”, revelou Victória Lauterbach, de 15 anos.

Noite para conferir o filme brasileiro mais esperado do ano

A sexta-feira, 26, será de muita expectativa em Gramado, com a proximidade da estréia nacional do filme mais esperado do ano no Brasil, ‘Aquarius’, do diretor Kleber Mendonça Filho. A produção abre o 44º Festival de Cinema com presença da equipe técnica de dos atores – inclusive Sonia Braga, que já está na Serra Gaúcha desde a tarde de quinta.

Mendonça Filho retorna à cidade que o consagrou com seu primeiro filme, ‘O Som ao Redor”, que levou os prêmios de Melhor Filme seundo o júri popular e o júri da crítica em 2012.

Desde que esteve em Cannes, onde arrancou aplausos da platéia – a equipe de ‘Aquarius’ não se reuniu publicamente. No Festival de Sydney, por exemplo, onde o filme recebeu o prêmio de Melhor Filme, alguns integrantes não estavam presentes.

O longa-metragem narra a história de Clara (Sonia Braga), uma escritora e jornalista aposentada, moradora do edifício Aquarius, último de estilo antigo na beira mar do bairro de Boa Viagem, no Recife. Dona de um apartamento repleto de discos e livros, ela precisa lidar com as investidas de uma construtora que pretende demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

Foto: Kleber Mendonça Filho, diretor do filme “Aquarius” – Crédito: Cleiton Thiele – Pressphoto/ Divulgação

Mostra Gaúcha começa nessa sexta-feira

O primeiro dia do 44º Festival de Cinema de Gramado marca também o início do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, que em 2016 ganhou um dia a mais de exibições.

Nesta sexta, serão sete curtas-metragens em exibição (lista completa na programação abaixo). A sessão inicia às 14h e a entrada é gratuita. O debate sobre os filmes ocorre em seguida, a partir das 17h, na Sociedade Recreio Gramadense.

A Mostra Gaúcha de Curtas segue em cartaz nas tardes de sábado e domingo, sempre a partir das 14h e com entrada franca. E já na noite de domingo serão conhecidos os grandes vencedores – que este ano, levarão premiações maiores em dinheiro, totalizando R$ 48 mil entre todas as categorias.

Nelson Xavier já está em Gramado

O ator Nelson Xavier, conhecido por papeis memoráveis no cinema e na televisão brasileiras, chegou a Gramado na manhã desta sexta-feira, 26. Ele participa do 44º Festival de Cinema como jurado dos longas-metragens brasileiros em competição. Também estão chegando equipe técnica dos primeiros filmes em competição, caso dos diretores Caíto Ortiz, de ‘O Roubo da Taça’ e de ‘Elis’, Hugo Prata, que são os dois longas que abrem a mostra competitiva, neste sábado.

Sonia Braga e Tony Ramos falam à imprensa no sábado

Os primeiros homenageados deste 44º Festival de Cinema de Gramado falam à imprensa no sábado, 27 de agosto. A conversa com Sonia Braga, que recebe o Troféu Oscarito na noite de sexta-feira, ocorre a partir das 11h, na Sociedade Recreio Gramadense. Após a coletiva com a estrela, elenco e equipe técnica de ‘Aquarius’ – incluindo o diretor Kleber Mendonça Filho – participam de debate no mesmo local, com imprensa e público.

Já o ator Tony Ramos, que sobe ao palco na noite de sábado para receber o Troféu Cidade de Gramado, atende aos jornalistas que cobrem o evento à tarde, antes da cerimônia, a partir das 16h, no Museu do Festival de Cinema de Gramado (anexo ao Palácio dos Festivais).

Foto: diretor Hugo Prata, do filme longa metragem brasileiro “Elis” – Crédito: Cleiton Thiele-Pressphoto/ Divulgação

Serviço:

Coletiva Sonia Braga – Sábado, 27, às 11h, na Sociedade Recreio Gramadense
Coletiva Tony Ramos – Sábado, 27, às 16h, no Museu do Festival

PROGRAMAÇÃO PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira, 26

14h30 – Palácio dos Festivais
Mostra Gaúcha (As três, de Elena Sassi; Another Empty Space, de Davi de Oliveira Pinheiro; Tabaré Inácio, de Luiz Alberto Cassol; Sesmaria, de Gabriela Richter Lamas; Outono Celeste, de Iuri Minfroy; Dia dos Namorados, de Roberto Burd; Inatingível, de Rodolfo de Castilhos Franco)

15h – Museu do Festival
Inauguração oficial do Museu do Festival de Cinema de Gramado

17h – Sociedade Recreio Gramadense
Debate Mostra Gaúcha

17h – Rua Coberta
Abertura Oficial

19h – Palácio dos Festivais
Entrega Troféu Oscarito para a atriz Sonia Braga

19h30 – Palácio dos Festivais
Filme de Abertura: Aquarius, de Kleber Mendonça Filho

Sábado, 27
10h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Painel Tecna – apresentação do Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul

11h – Sociedade Recreio Gramadense
Coletiva de imprensa com Sonia Braga

11h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Coletiva do filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho

14h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Palestra “Técnicas de Apresentações e Pitching para Projetos em Desenvolvimento”, com Paula Knudsen

14h30 – Palácio dos Festivais
Mostra Gaúcha (Às margens, de Boca Migotto; Escape, de Jonatas Rubert; Horas, de Boca Migotto; Interrogatório, de Raul Fontoura; Lipe, Vovô e o Monstro, de Felippe Steffens e Carlos Mateus; Mundo de Wander, de Lisandro Santos; Quando pisei em Marte, de Analu Favretto e Tais Percone; Vento, de Betânia Furtado; Vida como Rizoma, de Lisi Kielling)

16h – Museu do Festival
Coletiva de imprensa com Tony Ramos

17h – Sociedade Recreio Gramadense
Debate Mostra Gaúcha

19h – Palácio dos Festivais
Mostras competitivas (Curta: Black Out, direção coletiva; Longa brasileiro: Elis, de Hugo Prata)

21h30 – Palácio dos Festivais
Entrega do Troféu Cidade de Gramado para o ator Tony Ramos

22h – Palácio dos Festivais
Mostras competitivas (Curta: Aqueles Cinco Segundos, de Felipe Saleme; Longa brasileiro: O roubo da taça, de Caito Ortiz)

Foto: Victor Hugo Alves da Silva – Secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul na Inauguração do Museu do Festival do Cinema – Crédito: Edison Vara – Pressphoto/ Divulgação

Domingo, 28
10h30 – Palácio dos Festivais
Filme convidado: Verdes Anos, de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil

10h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Debate dos filmes em competição (Curtas: Black Out, direção coletiva, e Aqueles Cinco Segundos, de Felipe Saleme; Longas brasileiros: Elis, de Hugo Prata, e O roubo da taça, de Caito Ortiz)

10h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Painel “Coprodução e Internacionalização do Audiovisual Brasileiro”, com Eduardo Valente, Fernando Dias, Luis Antônio Silveira e mediação de Leo Sassen

14h30 – Palácio dos Festivais
Mostra Gaúcha (O Jardim dos Amores de Woody Allen, de Gustavo Spolidoro; Carol, de Mirela Kruel; Venatio, de Ulisses da Motta; Escotofobia, de Rafael Saparelli; Bandidos Desalmados, de Zaracla; A rua das casas surdas, de Flávio Costa e Gabriel da Fonseca Mayer; Objetos, de Germano de Oliveira; Pobre Preto Puto, de Diego Tafarel)

15h – Sociedade Recreio Gramadense
Lançamento do livro “Verdes Anos – Memórias de um Filme e de uma Geração” e debate com a autora Alice Trusz e com os diretores do filme Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil

15h – Sociedade Recreio Gramadense
Encontro Diretores Brasileiros de Cinema e Audiovisual

17h – Sociedade Recreio Gramadense
Debate Mostra Gaúcha

17h30 – Sociedade Recreio Gramadense
Master Class de Roteiro com Marçal Aquino

19h – Palácio dos Festivais
Mostras competitivas (Curta: Lúcida, de Caroline Neves e Fabio Rodrigo; Curta: A Página, de Guilherme Andrade; Longa brasileiro: O Silêncio do Céu, de Marco Dutra)

21h30 – Palácio dos Festivais
Premiação da Mostra Gaúcha – Troféu Assembleia Legislativa

Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Tem patrocínio do BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Pompéia, More Bass, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV e CVC. Apoio institucional: Corsan, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV. Ingressos: Imply. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento do Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É uma realização da Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.