/Empresas e profissionais formalizam adesão ao Porto Alegre LGBT

Empresas e profissionais formalizam adesão ao Porto Alegre LGBT

Nesta quarta-feira, 11, oito empresas e profissionais liberais do segmento de eventos sociais da capital gaúcha formalizam sua adesão ao programa Porto Alegre LGBT, lançado em setembro pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR). O programa, que incluiu a Capital entre os destinos gay-friendly do país reconhecidos pela Embratur, tem o objetivo de incrementar o fluxo de turistas deste segmento que responde por uma parcela importante do movimento turístico mundial.

A assinatura da Carta Compromisso, documento que marca a adesão ao programa, ocorrerá às 17h, na abertura da 1ª Expo Entre Iguais, com a presença do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes. Feira inédita no país, a Expo Entre Iguais reunirá na Mansão Isla, na Ilha das Flores, fornecedores de produtos e serviços dirigidos à organização de casamentos homoafetivos.

Adesão – O documento de adesão propõe a adoção de boas práticas de atendimento e a construção de uma relação positiva com os turistas LGBT. Entre outros itens, as empresas se comprometem a sensibilizar seus funcionários para os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, qualificar 80% da equipe gerencial e das pessoas que atuam na linha de frente do atendimento ao público, além de oferecer um espaço seguro e colhedor que promova a diversidade sexual e de gênero a clientes, colaboradores e fornecedores, tornando essas ações uma política constante e duradoura na organização.

Foto: Divulgação

 

Qualificação – Para aderir ao programa Porto Alegre LGBT, os empresários e profissionais participaram do módulo de qualificação Porto Alegre Turística LGBT, oferecido pela Escola Social de Turismo da SMTUR com a proposta de disseminar boas práticas de acolhimento dos turistas LGBT. O módulo de qualificação foi criado com o apoio técnico da Secretaria-adjunta da Livre Orientação Sexual (SALOS), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, parceria do programa.

As qualificações são gratuitas, aberta a empresas de turismo e hospitalidade, entidades de classe relacionadas ao setor e equipes que trabalham junto a atrativos turísticos, como museus, centros culturais, entre outros. As turmas são formadas a partir da demanda e os workshops ocorrem no auditório da SMTUR ou in company.

Foto: Divulgação

 

Entre Iguais – A exposição contará com produtos e serviços dedicados a casais homoafetivos que planejam casar com todo o requinte que a ocasião merece. Serão cerca de 40 estandes de profissionais de fotografia, gastronomia, cenografia, iluminação, viagens, locações, entre outras empresas especializadas no segmento. Durante a feira, a SMTUR também fará a divulgação do programa Porto Alegre LGBT e do processo de adesão aos demais expositores. O evento, que tem o apoio da SMTUR e da SALOS, é aberto ao público e se encerra às 22h. A Mansão Isla fica na rua do Pescador, 113, Ilha das Flores.