/Exposição de Borboletas embeleza o Centro de Cultura de Gramado

Exposição de Borboletas embeleza o Centro de Cultura de Gramado

Foto: Divulgação

Uma tela em branco e as tintas espalhando-se por sua superfície, garantindo uma nova obra de arte, uma nova pintura que expressará o sentimento de um artista. E se ao invés de uma tela em branco, a arte romper fronteiras e quebrar paradigmas. Que tal uma borboleta de ferro no lugar da tela? Pois essa foi a premissa da exposição Borboletas, disposta no Centro Municipal de Cultura de Gramado desde a última sexta-feira (14) até o final do mês de março.

O artista plástico Bino Ferreira elaborou, através de sua principal matéria-prima: o ferro, diversas borboletas e nessas borboletas 25 artistas aplicaram sua arte dando vida assim à uma ação de divulgação do Outubro Rosa (mês de combate ao câncer de mama).

“As borboletas trazem a feminilidade explícita e a luta pela transformação, a beleza da mutação e como deixam jardins ainda mais lindos quando pousam de flor em flor, lembram perfume, cores, vento, natureza, muitas características sensíveis e transformadoras, intrínsecas na alma feminina”, comenta uma das organizadoras da exposição, a artista Márcia Oppitz.

Além de Márcia, Sônia Schlee, Rejane Grings, Laci Stopassola, Ariane Serveira, Cláudia Peressoni, Vera Almeida, Rosângela Kehl, Cláudia Becker, Rejane Port, Marta de Oliveira, Vicky Simon, Laine Hannel de Freitas, Márcia Reimann, Nedeley Müller, Heloísa Catalan, Carmen Vasques, Débora Zanatta, Anette Bunse, Lourdes Broilo, Teresinha Broilo, Bino Ferreira, Di Ferreiro, Marina de Souza, foram os artistas cuja arte está estampada na exposição.

Gramado é a quarta cidade a receber a exposição (Canela, São Francisco de Paula e Igrejinha já receberam), e uma ação de prevenção contra o câncer de mama será realizada através de uma integração entre exposição e Feira do Livro. Durante a realização da feira, um kit composto por uma cartilha falando sobre a prevenção e uma borboleta confeccionada em MDF será entregue à alunos das escolas do município e uma oficina ensinando como aplicar técnicas de pintura no material será realizada durante o evento. “A ideia é que os alunos levem esse kit para casa mostrando para sua família o quão importante é a prevenção ao câncer de mama”, comenta a Diretora do CMC, Maria Helena Dechsler de Oliveira.