/Festa Nacional da Música reunirá sambistas na Serra Gaúcha

Festa Nacional da Música reunirá sambistas na Serra Gaúcha

Foto: Paula Lima (Jackson Ciceri/ Divulgação)

Em um encontro de música não pode faltar uma roda de samba e, na Festa Nacional da Música, um time de bambas vai se reunir na cidade de Canela- RS, de 18 a 22 de outubro, quando acontece o evento. Estão garantidos representantes de várias vertentes do gênero, como Ivo Meirelles, Neguinho da Beija-Flor, Péricles, Paula Lima, Turma do Pagode, Pixote e Bom Gosto.

Depois de agitar a Festa da Música em 2014, Ivo Meirelles volta à Serra Gaúcha para muito mais samba. Na mala, o inconfundível mangueirense traz suas misturas de samba e MPB, que podem ser conferidas no DVD “Samba Pop”. Carregado de muito suingue, o álbum faz releituras de clássicos do pop rock, do funk e da música popular brasileira – transformados harmonicamente em samba.

Uma das vozes mais potentes do Carnaval da Sapucaí vai poder ser ouvida entre os sambistas na Festa Nacional da Música 2015. É que Neguinho da Beija-Flor vai levar toda a energia da avenida para o maior encontro da música brasileira. O cantor e compositor é o intérprete oficial da escola de samba que carrega em seu nome desde 1976, a Beija-Flor de Nilópolis. É dele o bordão “olha a Beija-Flor aí, gente”.

Foto: Péricles (Jackson Ciceri/ Divulgação)

 

Na levada romântica entre samba e pagode, não vai faltar batucada. Péricles, homenageado na Festa na edição passada, vem a Canela com o terceiro disco da carreira solo em mãos, o CD “Feito pra Durar”, lançado este ano. Com participação de Thiaguinho e Hellen Caroline, o álbum traz músicas inéditas e o romantismo como carro-chefe. Num flerte com outros estilos, como R&B e forró, o trabalho conta com composições de amigos da música e também do filho de Pericão, Lucas Morato.

Voz feminina também não vai faltar em meio às batidas do gênero: Paula Lima está de volta com novidades para mostrar no palco. Ela lançou em 2015 a turnê “O Samba É do Bem”, homônima ao disco indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Disco de Samba. No mês passado, a cantora apresentou seu novo EP, “Samba Soul”, no qual resgata o groove do soul em quatro faixas inéditas.

Foto: Turma do Pagode/ Divulgação

 

Pelo quarto ano consecutivo, a Turma do Pagode promete agitar as madrugadas do Hotel Laje de Pedra, o berço da Festa Nacional da Música em Canela. Eles acabam de levar para casa o Prêmio Multishow 2015 na categoria “Melhor Grupo” pelo voto popular. O último álbum do grupo, o CD e DVD “Mania do Brasil”, traz canções inéditas e medleys de grandes sucessos, além da participação de Só Pra Contrariar, Mumuzinho, Sorriso Maroto e MC Guimê.

Presença garantida em outras edições do evento, Pixote volta à Festa da Música para receber homenagem. O grupo paulista liderado por Dodô traz na bagagem sucessos do novo álbum, “20 Anos Sem Moderação”, além de hits inesquecíveis para os fãs, como “Brilho de Cristal”, “Idem” e “Mande um Sinal”. E para fechar a roda de pagode, a Festa conta com o Grupo Bom Gosto, que volta em uma nova fase: Adriano Ribeiro como novo vocalista. Eles também trazem ao evento seus últimos singles, como “Te Dar Amor”, “Um Gesto de Amor” e “Agora Perdeu”.

Foto: Grupo Pixote/ Divulgação

 

A Festa Nacional da Música, que ocorre de 18 a 22 de outubro, completa 11 anos em 2015. Marcado pela diversidade de estilos, o evento promove a integração de artistas de todo Brasil e dos mais variados gêneros musicais. Do rock ao samba, do funk ao forró, do rap ao sertanejo, da MPB à música clássica, o clima é de descontração e intercâmbio cultural junto a personalidades de renome do mercado da música, como empresários, produtores e representantes de gravadoras. Shows espontâneos, parcerias improvisadas, jam sessions e debates importantes acerca da indústria fonográfica brasileira dão o tom dos cinco dias de evento.