/Festa Nacional da Uva 2016 começa hoje em Caxias do Sul

Festa Nacional da Uva 2016 começa hoje em Caxias do Sul

Evento inicia às 16h com presenças do Ministro de Estado do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, do governador do RS, José Ivo Sartori e do prefeito Alceu Barbosa Velho

image
Crédito: Antonio Lorenzett/ Divulgação

 

Considerada umas das maiores festas comunitárias do país, a Festa Nacional da Uva será aberta hoje, a partir das 16h, no Parque de Exposição Dr. Mário Bernardino Ramos (Parque da Festa da Uva), em Caxias do Sul.

O evento contará com as presenças do Ministro de Estado do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, do governador do RS, José Ivo Sartori e do prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho. Também estarão presentes deputados federais, estaduais, vereadores e demais autoridades do Estado e da região serrana.

A 31ª edição da Festa Nacional da Uva terá diversas atrações, shows e os tradicionais desfiles, que neste ano despertam ainda mais o interesse e a curiosidade de caxienses e turistas. O ineditismo no formato, que transformou o desfile em espetáculo, é uma das atrações mais aguardadas do evento.

Festa da Uva
Crédito: Antonio Lorenzett/ Divulgação

Esta edição também conta com novidades como o Museu do Videogame, o espaço Nostra Mérica que reúne os municípios com a área administrativa correspondente ao território das Colônias Italianas, a Cidade de Rolhas e demais atrações.

Além disso, quem visitar a Festa da Uva 2016 encontrará 460 espaços destinados à exposição e venda de produtos. São 9,4 mil metros quadrados de estandes, que variam entre diversos segmentos. Deste total, 48% será ocupado por empreendedores caxienses.

A Festa da Uva 2016 também terá cardápio diversificado e preços acessíveis.  A praça de alimentação contará com 53 pontos de venda que irão garantir gastronomia farta e cardápio variado para agradar o paladar de todos os visitantes.

rainha1JPG07-09-2015-16-26-03
Crédito: Antonio Lorenzett/ Divulgação

Nestes espaços serão comercializados lanches rápidos como sanduíches naturais e típicos italianos, com pão caseiro, salame e queijo, espetinhos, pastéis, tortas, salgados, sorvetes, paletas mexicanas, porções variadas, pizzas, xis, sucos e bebidas em geral.

Já nos dois restaurantes tradicionais dispostos no espaço e no do próprio Parque de Exposições, o visitante irá encontrar comida típica italiana, como massa, galeto, risoto, polenta, tortei, sopa de agnoline e sobremesas.

Além de colorir e alegrar Caxias do Sul, a Festa da Uva, também movimenta a economia da cidade e da Serra Gaúcha. Em um momento de crise, com dados que indicam queda de 18,7% na economia caxiense em 2015, a Festa demostra a força da tradição, sendo que na última edição, em 2014, o público cresceu 18% em relação a 2012.

De acordo com o presidente da Festa Nacional da Uva 2016, Edson Nespolo, o evento movimenta mais de R$ 200 milhões em Caxias do Sul e na serra gaúcha.

“A Festa impulsiona setores como o turismo e o de serviços e aumenta a autoestima da cidade em um momento em que Caxias do Sul passa por dificuldades, principalmente, no setor metal mecânico. É uma demonstração de força, uma engrenagem que estimula o crescimento do município. Os hotéis ficam lotados e os restaurantes também. A Festa movimenta mais de R$ 200 milhões em Caxias do Sul, e na região”, afirma.

Nespolo destaca ainda que o evento vai não só repetir o sucesso das edições anteriores, mas também inovar no formato da exposição agroindustrial e nas atrações culturais. “Teremos muitas novidades, eventos artísticos e atrações para todos os públicos. Mesmo cientes da atual situação econômica brasileira, sabemos que juntos vamos transpor todas as dificuldades, preparando uma edição que vai entrar para a história.”

c9604ffc-5358-4963-a188-53791094f535
Crédito: Antonio Lorenzett/ Divulgação

A rainha da Festa Nacional da Uva 2016, Rafaelle Galioto Furlan, e as princesas, Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, estão desde o início de setembro divulgando a Festa em uma maratona de viagens e eventos pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil.

O trio sabe da responsabilidade de representar uma festa que desde 1931 celebra a vindima (colheita da uva), a produção do vinho, a religiosidade, o trabalho e o desenvolvimento de uma cidade hoje considerada o segundo maior polo metalmecânico do país, construída e consolidada com o suor de gerações de imigrantes italianos que chegaram à região em 1875.

“Para nós é uma honra levar o nome da Festa da Uva e de Caxias para diferentes regiões. E ficamos ainda mais felizes quando nos identificam como rainha e princesas da Festa Nacional da Uva, as pessoas têm um carinho e um respeito muito grande por este evento”, concordam Rafaelle, Laura e Patrícia.

A Festa Nacional da Uva 2016 tem como lema “Imagens e Horizontes”. Nesta definição, o escritor José Clemente Pozenato (o autor de O Quatrilho, livro que inspirou o filme homônimo), explicou que “Imagens e Horizontes” abarcam duas dimensões do evento:

“As imagens como o registro das memórias do nosso passado, e o horizonte como a perspectiva de futuro”.  Para Pozenato, “as duas dimensões celebram a história e a cultura, ao mesmo tempo em que são uma motivação para avançar no futuro de um novo horizonte.”