/Festival Colonial traz novidades nesta edição

Festival Colonial traz novidades nesta edição

 

O 29° Festival Colonial Italiano de Garibaldi que ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho, nos Pavilhões da Fenachamp, terá pelo menos duas novidades nesta edição. Atendendo aos pedidos de edições anteriores, a sobremesa ganha um reforço com a introdução do tradicional sagu e ainda os participantes terão prato de louça para se servir, o que facilita o manuseio e mantém o alimento quente por mais tempo.

Foto:  Valéria Loch/ Divulgação

Fazendo alusão aos 140 anos da Imigração Italiana na região. Considerado um dos maiores eventos da gastronomia típica italiana da Serra Gaúcha, o Festival tem em seu cardápio massa, galeto, polenta, salame, queijo, saladas, vinho e suco. A estimativa dos organizadores é de que sejam servidos cerca de 2 mil Kg de alimentos, 800 litros de vinhos e mil litros de suco.

Foto:  Valéria Loch/ Divulgação

No sábado, o evento inicia a partir das 19h30min, e a animação ficará por conta de Joce Sampaio e Musicale Kremony. Já no domingo, a programação inicia a partir das 11h30min, novamente com a presença de Joce Sampaio e baile com Ragazzi Dei Monti. Além das atrações musicais e da farta gastronomia, o Festival conta ainda com a comercialização de produtos coloniais e de artesanato.

Foto:  Valéria Loch/ Divulgação

 

Sobre o Festival:

O Festival Colonial Italiano nasceu em 1981, com o objetivo de divulgar a primeira Fenachamp. Desde então já se passaram 34 anos e 29 edições do evento. No início, o bosque que ocupa boa parte da área do Parque da Fenachamp, foi escolhido como cenário do acontecimento. As pessoas sentavam em mesas distribuídas em vários pontos cercadas por árvores e ao som de músicas do folclore italiano se serviam em vários buffets.

Foto:  Valéria Loch/ Divulgação

No início, as edições do Festival Colonial iniciavam nas sextas-feiras à noite e terminavam no domingo. A iniciativa foi um sucesso. Porém, muitas vezes, as intempéries do tempo dificultavam a execução ao ar livre, e por isso, o evento começou a ser realizado dentro dos pavilhões.