Festival de Cinema de Gramado recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Ao longo de suas 45 edições, o Festival de Cinema de Gramado homenageou diversos realizadores por suas contribuições ao cinema gaúcho, brasileiro e latino. Na manhã de segunda-feira, 03, foi a vez do próprio Festival ter a sua extensa e ininterrupta trajetória celebrada. Outorgada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a homenagem foi entregue ao evento, representado pelo prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca, em cerimônia realizada no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia. (Foto: Prefeito de Gramado Fedoca e deputado Edegar Pretto. Crédito: Edison Vara/ Divulgação)

O prefeito Fedoca, que presidiu o Festival de Cinema de Gramado durante três edições na década de 1990, reforçou a importância de o evento ter sempre sobrevivido a tempos difíceis e destacou a importância do diálogo com a classe cinematográfica: “Hoje está sendo homenageado um guerreiro que há 45 anos não esmorece. Gramado agradece e se sente muito fortalecida por esse gesto. É um carinho muito forte para que sigamos na luta em prol do cinema brasileiro. Além disso, devemos aproximar o máximo possível os cineastas do nosso Festival. Afinal, eles são os protagonistas desse grande evento”.

Presidente da Gramadotur, autarquia responsável pela realização dos eventos de Gramado, entre eles o Festival de Cinema, Edson Néspolo fez questão de prestar homenagem a todos que fizeram do evento uma realidade, inclusive em nível internacional. “Filmes, diretores, curadores, presidentes do Festival, atores, jurados… Todos que passaram pelo evento ao longo de seus 45 anos merecem ser lembrados por sua contribuição. Também é um momento de comemoração porque comemoramos 25 anos da internacionalização do evento. São datas especiais para confraternizarmos, e esperamos que nosso Festival seja o mais democrático possível”, apontou Néspolo.

Foto: Secretário de Cultura de Gramado Allan John Lino; secretária de Turismo de Gramado Rúbia Frizzo; Presidente do Conselho de Cultura do RS, Antônio Carlos Côrtes; primeira-dama de Gramado Bianca Bertolucci, prefeito Fedoca e deputado Edegar Pretto. Crédito: Edison Vara/ Divulgação

Responsável pela homenagem, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi representada por seu presidente, o deputado Edegar Pretto. “Hoje ouvi várias vezes que Gramado deve muito ao Festival de Cinema, mas gostaria de dizer que o Rio Grande do Sul também deve muito a Gramado e ao Festival, por tudo que vocês representam e pelo esforço que vocês fazem ao longo de tantos anos”, celebrou. Pretto entregou a homenagem – uma placa oficial em nome do Parlamento Gaúcho – ao prefeito Fedoca.

Notícias relacionadas



Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Melhor do Sul - Copyrıght 2014. Todos os direitos reservados.