/Festival Internacional de Folclore é lançado em Nova Petrópolis

Festival Internacional de Folclore é lançado em Nova Petrópolis

Nova Petrópolis lançou oficialmente o 45º Festival Internacional de Folclore na segunda-feira, 19, no Property Eventos. Imprensa, autoridades e convidados conheceram as novidades do maior evento cultural da Serra Gaúcha em uma atmosfera de festa e emoção. De 14 a 30 de julho, a diversidade cultural chega aos palcos do Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo. (Foto: Integrantes do Comissão Organizadora o 45º Festival Internacional de Folclore. Crédito: Mauro Stoffel/ Divulgação)

Nova Petrópolis é referência em cultura no País. Muito se deve ao Festival Internacional de Folclore, evento que iniciou evidenciando a cultura local, e chega a sua 45ª edição como um dos principais atrativos culturais da Serra Gaúcha. De 14 a 30 de julho de 2017, Nova Petrópolis será o reduto de culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos. Como defende o tema da 45ª edição, “Nossa bandeira é a diversidade”.
O prefeito Regis Luiz Hahn, durante discurso em que tirou o chapéu aos folcloristas pioneiros do Festival de Folclore, desejou que “possamos levar adiante toda esta riqueza, com o mesmo cuidado e carinho com que ela chegou até nós, desta mesma forma, entregando aos que vierem depois. Agradeço a honra de mais uma vez fazer o lançamento oficial deste evento, que é o carro chefe da cultura do Município, que é um dos mais destacados eventos culturais do Estado, que é referência para festivais de todo Brasil e cada dia se torna mais conhecido no mundo”, enalteceu o prefeito Lelo.
Para a edição de 2017, o Festival Internacional de Folclore conta com 10 grupos folclóricos internacionais, oito nacionais, sete regionais e 23 grupos locais confirmados, que irão se apresentar na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores, um dos atrativos mais encantadores da Serra Gaúcha. Os visitantes do evento terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de países como Polônia, Colômbia, México, Alemanha, Chile, Paraguai e Argentina, além dos Estados brasileiros de Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia.
As Soberanas do Folclore Alemão, Rainha Aline Stein, 1ª Princesa Iasmin Schmitt e 2ª Princesa Angela Sbersi fizeram uma viagem pelo país e pelo mundo apresentando as delícias, os ritmos e as peculiaridades dos grupos visitantes que abrilhantarão a 45ª edição, convidando a todos para conhecerem a grande festa de integração entre os povos que estarão em Nova Petrópolis durante o evento.
Além das apresentações de danças folclóricas, que enfeitarão o palco do evento com cores, ritmos, danças e cultura; o 45º Festival Internacional de Folclore contará ainda com o acendimento da Chama Folclórica; os desfiles de integração; o baile infantil; os tradicionais jogos germânicos, tais como, chopp em metro, arremesso de chopp, serrar o tronco, cabo de força e debulhar o milho; as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; o espetáculo “Folcloristas”; entre outras atrações.
O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares defendeu o tema da edição 2017, “Nossa bandeira é a Diversidade”. “Vamos tornar o Festival Internacional de Folclore mais pessoal, aproximando-o das pessoas para que cada bandeira esteja representada no evento que reúne as mais diversas culturas”. Soares declarou, ainda, que o diferencial da 45º Festival Internacional de Folclore é o espetáculo “Folcloristas”, que irá valorizar e contar a história das pessoas que fizeram o festival de Nova Petrópolis durante 45 edições. O espetáculo “Folcloristas” ocorrerá na abertura e encerramento do evento.

Foto: Clima de festa tomou conta do evento de lançamento. Crédito: Mauro Stoffel/ Divulgação

Mais de 20 estandes com artesanato das mais diversas nacionalidades também serão um atrativo aos visitantes do 45º Festival Internacional de Folclore. A gastronomia também estará presente no evento. Como atividades paralelas, as Panelas da Diversidade, oficinas de gastronomia; Mãos da Diversidade, oficinas de artesanato; Jogos da Diversidade, jogos germânicos com os grupos participantes do evento e as Oficinas Técnicas de Dança, oficinas de dança para grupos participantes.

Foto: 1ª Princesa Iasmin Schmitt, Rainha Aline Stein e a 2ª Princesa Angela Sbersi comandaram um viagem pelas culturas do país e do mundo. Crédito: Mauro Stoffel/ Divulgação

Nova Petrópolis se prepara para mostrar toda sua força cultural, em harmonia com culturas do mundo todo, em um grande evento de integração. Com o tema “A diversidade é o que nos une”, a cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo está pronta para receber dançarinos, músicos, artesãos e apreciadores das culturas de todos os povos em 17 dias de intensa programação. A comissão organizadora espera receber mais de 100 mil pessoas ao longo do evento.

Foto: Prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn. Crédito: Mauro Stoffel/ Divulgação

O 45º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Prefeitura de Nova Petrópolis e Secretaria de Estado da Cultura. O evento que integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, conta com apoio de Rota Romântica e Banco do Brasil; e é financiado pelo Pró-Cultura RS e Ministério da Cultura. O festival conta com o patrocínio de Piá, Dakota, Suibom, Brombatti, Sicredi e Banrisul.