/Festival Internacional de Folclore prossegue na Serra Gaúcha

Festival Internacional de Folclore prossegue na Serra Gaúcha

Artistas do Brasil e do mundo estão em Nova Petrópolis até o fim deste mês. O 43º Festival Internacional de Folclore prossegue com intensa programação até o dia 02 de agosto. Músicos, dançarinos e artesãos circulam pela Praça das Flores e Rua Coberta, enfeitando a Cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo. Mais de 70 mil pessoas já prestigiaram o evento, que teve início no dia 17 de julho

Grupos da França, Chile, Argentina, Pernambuco, Minas Gerais e Pará brilham no palco do Festival Internacional de Folclore ao longo da próxima semana. Enquanto artistas chegam ao maior evento cultural da Serra Gaúcha, outros já se despediram. México, Argentina, Paraíba, São Paulo e Goiás participaram desta grande festa cultural, deixando um pouco da sua cultura e levando consigo a diversidade que une povos em Nova Petrópolis.

 

Ao longo da última semana, o público que acompanhou a programação do Festival Internacional de Folclore assistiu inúmeros espetáculos no palco da Rua Coberta; participou das oficinas de gastronomia Panelas da Diversidade; conheceu o costume gaúcho do chimarrão na oficina Mãos da Diversidade; e torceu nos divertidos jogos germânicos. Além disso, os participantes do evento competiram nos Jogos da Diversidade, tiveram oficina técnica de danças gaúchas e foram atração nos eventos do Município.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

O Festival Internacional de Folclore ainda reserva muitas atrações para o público local e visitantes da 43ª edição. Grupos internacionais, nacionais e regionais desfilarão suas culturas no palco do evento. As comunidades do interior receberão grupos visitantes nas Noites Culturais.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Nesta semana também ocorre o IV Congresso Mundial Jovem da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, de 29 de julho a 02 de agosto, no Centro de Eventos. O tema do evento será “O papel da juventude na preservação e transmissão do Patrimônio Cultural Imaterial das comunidades imigrantes e étnicas na Diáspora”. Jovens da Argentina, Armênia, Áustria, Azerbaijão e Brasil devem participar do congresso.

O 43º Festival Internacional de Folclore prossegue, diariamente, até o dia 02 de agosto.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Festival poderá ser reconhecido pela UNESCO

O diretor geral do Ballet de Arte Folclórico Argentino (BAFA), Miguel Angel Saravia, trouxe excelentes novidades ao 43º Festival Internacional de Folclore. Em 2015, o BAFA foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Miguel Angel Saravia foi convidado a integrar o Conselho Internacional de Dança (CID). Como membro do CID, o coordenador do BAFA anunciou que indicará o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis à UNESCO.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação 

“Há cinco anos consecutivos, o BAFA participa do Festival Internacional de Folclore. É um evento fantástico, um encontro de culturas sem igual, um festival ao acesso de todos, gratuito. Vou indicar o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis como representante do Brasil na UNESCO”, anunciou Miguel Angel Saravia.