/Festival Sabores da Colônia

Festival Sabores da Colônia

O Jardim da Serra Gaúcha, como Nova Petrópolis carinhosamente é conhecida, promove a segunda edição do Festival Sabores da Colônia. A cidade exibe uma decoração especial para o evento que acontece de 18 a 28 de junho no Parque Aldeia do Imigrante, das 9h às 17h30min e tem ingresso gratuito.

Visando resgatar a cultura dos antepassados, o Festival Sabores da Colônia oferece diversas manifestações culturais que fazem jus às raízes germânicas como música, gastronomia, arquitetura e artesanato. Vale lembrar também que além de preservar a identidade de Nova Petrópolis busca-se apoiar os pequenos produtores rurais do município.

image
Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Ao longo de oito dias de programação, visitantes e comunidade terão acesso a uma experiência inesquecível e autêntica com bandinhas típicas alemãs, canto coral e apresentações de grupos de danças. Os visitantes também poderão participar de jogos germânicos, comprar produtos coloniais e muita gastronomia com cucas assadas em fornos à lenha e comida típica alemã. Outro grande destaque do evento é a Aldeia Viva, que conta a memória da Aldeia Histórica, localizada no coração do Parque. Reconstruídos em técnica “enxaimel”, os prédios foram removidos de diversas localidades do interior do município e criam o clima necessário para narrar a história do passado e encantar turistas e comunidade. Entre as narrativas estão a história da Capela do Imigrante, do Salão de Baile e Armazém, do Museu Histórico Municipal, da Escola da época e da Cooperativa de Crédito, abordando a história do cooperativismo em Nova Petrópolis.

image
Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

 

Cabe destacar a realização dos Jogos Germânicos, uma forma divertida de retratar os esforços físicos que os primeiros colonizadores tiveram que enfrentar para sobreviver e melhorar sua qualidade de vida na época em que chegaram ao Brasil. Entre as modalidades em disputa, estão a prova de pregar o prego e o chopp em metro, onde o participante que conseguir tomar o chopp de uma tulipa de um metro, contendo aproximadamente 600ml (masculino) e 300ml (feminino), no menor tempo possível, sem derramar (ou babar) é considerado o vencedor do concurso.

Lembrando que o grande diferencial do evento são os produtos coloniais produzidos em Nova Petrópolis, além de dezesseis expositores com artesanato, malhas, couro, souvenirs e fotos à moda antiga.  Serão expositores de produtos orgânicos, embutidos diversos, mel, artesanato rural, vinho e suco de uva, biscoitos de mel, brigadeiros gourmet, plantas, além de um expositor de erva mate. Destaque também para o Biers & Burgers, evento que acontecerá no festival, do dia 18 ao dia 21 de junho, e une cerveja e hambúrgueres, que terão na sua composição produtos coloniais, como cuca, linguiça e queijo colonial.