/Garibaldi é case estadual em Film Commission

Garibaldi é case estadual em Film Commission

Com as atividades realizadas recentemente pela Garibaldi Film Commission, o município foi convidado a integrar o evento de lançamento da Porto Alegre Film Commission. O seminário para a estruturação da associação teve como participantes a coordenadora da Film em Garibaldi e secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, o diretor brasileiro de cinema e de televisão Jayme Monjardim e o presidente da Rede Brasileira de Film Commissions (Rebrafic) e da Rio Commission, Steve Solot.

O norte-americano Steve Solot fez ampla abordagem sobre os objetivos, a operação, os aspectos políticos e os benefícios econômicos das film commissions, organizações existentes na maioria dos países. Além de atrair produções audiovisuais, organizar informações sobre prestadores de serviços e fornecedores e de cenários para os conteúdos audiovisuais, há o papel de facilitar a liberação de autorizações junto a órgãos governamentais e de outros setores para as filmagens, estabelecer regramentos e formas de incentivos.

“Essas organizações são um motor de desenvolvimento e revitalização econômica local e de promoção do turismo das cidades”, sentenciou Solot, que apresentou exemplos. Nos Estados Unidos, as filmagens de uma produção cinematográfica geram em locações, em média, US$ 200.000 por dia em atividades econômicas locais e na arrecadação de impostos. Quanto ao impacto das locações no fluxo turístico, a estimativa é de que cerca de 40 milhões de turistas viajem, por ano, para conhecer cenários de filmes e outras produções. “Hoje, no Brasil, existem nove film commissions legalmente organizadas e outras 16 em implantação”, destacou.

Foto: FanPage Garibaldi Film Comission/ Divulgação

 

Com produções realizadas em vários países, o diretor de cinema e televisão Jayme Monjardim foi enfático em afirmar a importância do apoio às produções e disse ficar feliz com a iniciativa da capital gaúcha. “Minha experiência mostrou que é impossível fazer qualquer coisa em produção audiovisual sem o apoio profissional de uma film commission, que oferece uma radiografia do que existe no lugar e isso é essencial”, afirmou.

Foto: FanPage Garibaldi Film Comission/ Divulgação

 

Coordenadora da Garibaldi Film Commission e secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero evidenciou o quanto as produções captadas nos últimos anos ajudam na promoção do município.“Onde mais ganhamos com as produções, antes, durante e depois de sua realização, é no retorno do turismo cinematográfico, que é um excelente marketing para os destinos”,  assegurou Ivane, responsável pela criação da film commission no município como também em Bento Gonçalves, que foi a primeira no RS.

Foto: FanPage Garibaldi Film Comission/ Divulgação

 

O público do evento, formado por representantes de entidades e profissionais do turismo e do setor audiovisual gaúcho, pôde entender melhor a função de uma Garibaldi Film Commissione e a importância do apoio às produtoras. Um termo de cooperação técnica para a criação da Porto Alegre Film Commission foi assinado na ocasião.