/Garibaldi integrará o 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo

Garibaldi integrará o 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo

image

Foto: Kais Ismail

O evento tem como objetivo discutir os fatores e segmentos que influem na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística, aproximando países enoturísticos da América Latina e Europa, enfatizando as boas práticas do setor.

A novidade desta edição são as visitas técnicas guiadas a roteiros enoturísticos, a serem realizadas nos três dias de evento. A ideia é gerar debates e proporcionar novas experiências aos participantes, que terão contato com a vivência da cultura do vinho na Serra Gaúcha. O quadro de palestras contará com painéis que abrangem toda a cadeia do enoturismo, desde a produção do vinho até sua promoção. Dentro dessa proposta, os painéis contarão com palestrantes da Europa e América Latina, com o objetivo de debater as práticas do setor no velho e novo mundo.

image

Foto: Vicente Silveira

Também visando aumentar as ações de promoção dos destinos turísticos de enoturismo, Espanha, Itália, Portugal e Brasil constituíram de forma oficial, no dia 7 de maio, a Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur). O ato foi realizado na cidade espanhola de Cambados. A secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, é a vice-presidente da Associação, para a América, e participou da solenidade por meio de uma videoconferência.

A programação completa do evento será divulgada em breve. As inscrições devem iniciar na segunda quinzena de julho. O 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das Secretarias Municipais de Turismo.

Edições Anteriores

De caráter itinerante, o Congresso Latino Americano de Enoturismo é realizado desde 2010, visando à discussão das ações relativas ao turístico na América Latina. As duas primeiras edições ocorreram em Bento Gonçalves. Em 2013, o evento foi realizado junto ao V Seminário Wine Tourism, na Argentina, com programação envolvendo Mendonza, Luján de Cuy.