/Garibaldi sediou a abertura oficial da colheita estadual da uva

Garibaldi sediou a abertura oficial da colheita estadual da uva

Na quinta-feira, dia 6, aconteceu em Garibaldi a abertura oficial da colheita da uva no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu na propriedade de Honorato João e Lurdes Pulita, localizada na Estrada do Sabor, em linha São Luiz do Araripe.

O evento promovido pelo Governo do Estado, Ibravin e Prefeitura de Garibaldi contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, prefeito, Antonio Cettolin, diretores do Ibravin, da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho, secretário de Agricultura de Garibaldi, Arnaldo Seganfredo, vice-prefeito de Garibaldi, Antonio Fachinelli, vice-prefeito de Bento Gonçalves, Mário Gabardo, vice-prefeito de Caxias do Sul, Antônio Feldmann, e demais autoridades ligadas ao setor e de municípios da região.

O prefeito Antonio Cettolin  reforçou o agradecimento ao Governo do Estado por ter escolhido Garibaldi para sediar a abertura oficial.

Na sequência, simbolizando o início da vindima, as autoridades colheram uva dos parreirais da propriedade. Finalizando a programação, o secretário Mainardi realizou um sabrage (foto). Após os convidados participaram de uma confraternização.

O setor cresceu 10% no último ano, sucos e espumantes lideram números. Com previsão de uma produção de 650 milhões de quilos, os cerca de 15 mil produtores gaúchos têm a responsabilidade de extrair da terra, as uvas que se transformam nos melhores vinhos, espumantes e sucos dos Brasil.

Os sucos prontos para beber e de base orgânica, a propósito, são a alavanca do consumo dos produtos industrializados da fruta. Ano passado tiveram 40% de crescimento. Na sequência vêm os espumantes, com 15%. Otimista com o bom momento do setor, o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, aposta na visão sistêmica da cadeia produtiva que leva em consideração a qualidade do solo lá numa pequena propriedade do interior até a produção do vinho mais fino de uma grande indústria.

Fotos: Valéria Loch