/Gastronomia é destaque da 25ª Festa da Colônia de Gramado

Gastronomia é destaque da 25ª Festa da Colônia de Gramado

A colonização de imigrantes alemães e italianos deixaram fortes marcas na Serra Gaúcha. Até hoje os colonizadores são lembrados através da preservação das tradições e dos costumes. Uma das principais marcas está na gastronomia. Os produtos e as receitas que são o patrimônio cultural da região tem destaque especial na 25ª Festa da Colônia, que acontece até o dia 03 de maio, no Expogramado e é realizada pela Gramadotur, autarquia responsável pelos principais eventos públicos de Gramado.

A programação do evento oportuniza aos visitantes saborear as delícias produzidas no município. O Fogão da Nonna, por exemplo, serve a comida típica italiana como sopa de capeletti, massas, molhos, polenta, carnes e saladas podem ser degustados em almoços e jantares. Também serão realizadas as Noites Especiais, com um cardápio especial de pratos italianos e comida campeira.  A atração também contará com a Escola de Gastronomia, voltada a crianças de 7 a 11 anos da rede municipal de ensino, na qual uma Nonna italiana ensinará receitas típicas para os alunos.

(Foto: Cleiton Thiele)

Para quem quiser experimentar os sabores da Alemanha não faltarão opções. No Fogão da Oma serão servidas sopas, massas, batata cozida, linguiça fervida, carne de porco, entre outras delícias preparadas na hora.  A Kaffeehaus proporcionará um verdadeiro banquete com diversos tipos de cafés, salgados e tortas da culinária germânica. E a tradicional bebida dos alemães não poderia ficar de fora. O chopp poderá ser apreciado no Bier Platz, que também oferecerá petiscos típicos como o bolinho de batata.

(Foto: Cleiton Thiele)

Uma das novidades da Festa da Colônia deste ano é a Cozinha Experimental da Colônia. Nela serão ministradas oficinas gratuitas em parceria com o Senac e Roseflor para os visitantes que poderão aprender a culinária típica dos imigrantes da região. A programação gastronômica conta ainda com os Fornos de Barro para assar biscoitos, pães, cucas e outros, que são comercializados e podem ser levados ainda quentes para casa.